Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/480/mdzCzceA7DSV.pdf
Esta obra reúne reflexões, relatos e práticas voltadas à educação bilíngue inclusiva, com foco nos estudantes surdos que também apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nascido do compromisso coletivo de fortalecer a educação como direito de todos, o livro reconhece a singularidade de cada sujeito e valoriza a diversidade como essência do processo educativo. Ao abordar a surdez em diálogo com o TEA e o TDAH, amplia-se o olhar sobre as múltiplas formas de aprender e comunicar, reafirmando que a inclusão começa pelo respeito à diferença. Fruto do curso “Práticas Pedagógicas Bilíngues no Ensino de Surdos com Autismo e TDAH”, o livro resulta da colaboração entre professores, tutores, intérpretes, pesquisadores e familiares que compartilharam vivências e desafios do cotidiano escolar. As experiências apresentadas mostram que a inclusão não se limita ao acesso, mas requer a transformação das práticas pedagógicas, a revisão de currículos e a criação de ambientes de pertencimento. Cada relato é expressão de compromisso e sensibilidade, revelando que ensinar e aprender são processos contínuos de escuta, troca e reinvenção. Mais do que registrar práticas, esta obra inspira novas posturas docentes e reforça o papel do educador como agente de transformação social. Que suas páginas despertem reflexões e fortaleçam o compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva, capaz de unir saberes, acolher diferenças e promover uma escola mais justa, humana e plural.
PREFÁCIO
Melissa Novack Oliveira Ribeiro
Cláudia Adriana Ávila da Silva
APRESENTAÇÃO
Keli Krause
Bruna Todeschini
Hecson Jesser Segat
Willian da Motta Brum
Nei Saraiva da Fontoura Junior
Ana Carolina da Rosa Machado
Parte 1: AS ESPECIFICIDADES LINGUÍSTICAS E CULTURAIS DA COMUNIDADE SURDA E OS DIREITOS LINGUÍSTICOS GARANTIDOS POR LEI
Capítulo 1 - LIBRAS COMO DIREITO: RECONHECIMENTO LINGUÍSTICO E CULTURAL DA COMUNIDADE SURDA NA ESCOLA
Cristiane Pires da Costa
Gilvanda Souza da Silva Queiroz
Leticia Mazetto
Américo Velomim
Mirian Alves de Souza
Tayanne Cardoso de Souza Gonçalves
Capítulo 2 - LIBRAS COMO EXPRESSÃO CULTURAL E DIREITO LINGUÍSTICO DA COMUNIDADE SURDA
Bruna Brito de Queiroz
Capítulo 3 - ENTRE LÍNGUAS E CULTURAS: INCLUSÃO DE UM ALUNO SURDO MIGRANTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÓROR ANGÉLICA – SÃO LOURENÇO DO OESTE/SC
Nadiesca Aparecida Gonçalves Limberger
Parte 2: A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER AS SINGULARIDADES DOS ESTUDANTES SURDOS, AUTISTAS E COM TDAH NO CONTEXTO ESCOLAR
Capítulo 4 - EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE AS SINGULARIDADES DE ESTUDANTES SURDOS, AUTISTAS E COM TDAH
Betiza Pinto Botelho
Roberta Agra Coutelo
Capítulo 5 - ENTRE O SILÊNCIO E O ESPECTRO: SINGULARIDADES DOS ESTUDANTES SURDOS AUTISTAS E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR
Alcione Aparecida Scheliga
Denise Maria Martins Novais
Fábio Roberto Luzia
Lidiane Sacramento Soares
Capítulo 6 - SINGULARIDADES QUE TRANSFORMAM: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES SURDOS COM AUTISMO E/OU TDAH
Criste Arly Castro Pinheiro Serra
Michele Menezes Moraes Pedroso
Capítulo 7 - SINGULARIDADES EM FOCO: O OLHAR NECESSÁRIO SOBRE AS ESPECIFICIDADES DE ALUNOS SURDOS, AUTISTAS E COM TDAH
Adriana Martins Sanchez
Carina dos Reis Nunes
Divina Carvalho Azevedo
Tatiana Papa Pimenta Quites
Capítulo 8 - SINGULARIDADES QUE ENRIQUECEM: O IMPACTO DA COMPREENSÃO DAS DIFERENÇAS NA EVOLUÇÃO DE ALUNOS SURDOS, AUTISTAS E COM TDAH
Daniele Spigosso Gerhardt
Capítulo 9 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BILÍNGUE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA SURDOS, AUTISTAS E ESTUDANTES COM TDAH
Keliton Domingos de Oliveira
Capítulo 10 - RECONHECER A DIVERSIDADE HUMANA DENTRO DA ESCOLA E COMPROMISSO COM A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS, SENSÍVEIS E TRANSFORMADORAS
Eumari Aparecida de Freitas
Lucilaine Cardoso Alves
Capítulo 11 - SURDEZ ASSOCIADA AO TEA E TDAH, UMA CONVERSA COM MUITAS POSSIBILIDADES!
Claudia Adriana Ávila da Silva
Melissa Novack Oliveira Ribeiro
Parte 3: AS CARACTERÍSTICAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH), BEM COMO AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE FAVORECEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESSES ESTUDANTES
Capítulo 12 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TEA, TDAH E SURDEZ: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS
Fabrícia Souza Cândido Morais
Capítulo 13 - INCLUSÃO EM FOCO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM TEA E TDAH NO CONTEXTO ESCOLAR BILÍNGUE
Maria Luísa Marques de Ornelas
Capítulo 14 - CAMINHOS INCLUSIVOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS COM TEA E TDAH
Maria Elisa de Oliveira
Parte 4: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS BILÍNGUES NO ENSINO DE SURDOS COM AUTISMO E TDAH
Capítulo 15 - EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS COM TDAH: DESAFIOS E NECESSIDADES DE APOIO INTEGRAL
Fabiana Loiva Bacher Migliavacca
Elenice Garcia Castilho
Maria Auxiliadora Santos Sabino
Silvana Maria Genari dos Santos
Capítulo 16 - EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS BILÍNGUES NO ENSINO DE SURDOS COM AUTISMO E TDAH
Rodolfo Rocha Pirola
Capítulo 17 - RELATO REFLEXIVO: A JORNADA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA À LUZ DA TEORIA E DA DIVERSIDADE
Elisangela Teresinha Andolhe
Marcia Andreia Facio Silva
Capítulo 18 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: A TRAJETÓRIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BILÍNGUES PARA ALUNO SURDO COM TEA E TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL
Helio Alves de Melo Neto
Matheus Batista Barboza Coimbra
Nívia Maria Netto Toledo Ferreira
Capítulo 19 - O BILINGUISMO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS COM AUTISMO E TDAH
Illian Patrícia Teles Ferreira
Natane Pereira da Silva Gonçalves
Capítulo 20 - ENTRE LÍNGUAS E POSSIBILIDADES: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS COM ALUNOS SURDOS COM AUTISMO E TDAH
Débora Meireles da Silva
Lóris Marta Matozo Soares Xavier
Capítulo 21 - EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES SURDOS, AUTISTAS E COM TDAH
Aline da Silva Gomes Buzinaro
Parte 5: A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ACESSÍVEIS E OS PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA)
Capítulo 22 - DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS BILÍNGUES
Roberta Caroline Valério de Souza
Parte 6: CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS
Capítulo 23 - RECURSOS DIDÁTICOS BILÍNGUES: ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES SURDOS E COM TEA
Fernanda Carvalho da Fonsêca
Letícia Maia Paranhos Paredes
Paula Ferreira Ribeiro
Uiara Janaina Escobar Pereira
Parte 7: A RELEVÂNCIA DA ESCUTA ATIVA, DA MEDIAÇÃO SENSÍVEL E DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO INCLUSIVO
Capítulo 24 - ENTRE A SURDEZ E O AUTISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS BILÍNGUES INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Leydmar Rodrigues dos Santos
Capítulo 25 - A RELEVÂNCIA DE UMA MEDIAÇÃO SENSÍVEL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS AUTISTAS E TDAH
Gabriela Barbosa Sucupira Leite
Ingrid dos Santos Machado
Michele do Nascimento Gobetti
Capítulo 26 - A RELEVÂNCIA DA ESCUTA ATIVA, DA MEDIAÇÃO SENSÍVEL E DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO INCLUSIVO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PÚBLICA
Ilza Nunes de Andrade
Parte 8: EQUIPE ORGANIZADORA E COLABORADORES
EQUIPE COORDENADORA, PROFESSORAS, TUTORES(AS), INTÉRPRETES DE LIBRAS, EQUIPE DE APOIO AUDIOVISUAL