
Link de acesso direto: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/428/qNKLEMbu6uFK.pdf
Este livro nasceu de um desafio ousado lançado durante a disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental: transformar propostas de sequências didáticas interdisciplinares em capítulos de uma obra coletiva. A princípio, a ideia parecia inatingível para os licenciandos, mas o que se seguiu foi um processo inspirador de colaboração, reflexão crítica e crescimento profissional. A obra reúne propostas originais construídas a partir da vivência dos futuros professores de Ciências, que, mesmo sem aplicar diretamente as sequências em sala de aula, mergulharam na complexidade do planejamento pedagógico com seriedade e criatividade. Cada capítulo expressa o esforço de pensar o ensino de Ciências de forma integrada, contextualizada e sensível à realidade dos estudantes do Ensino Fundamental. Mais do que um produto final, este livro é um convite para repensar a prática docente e valorizar a interdisciplinaridade como caminho para uma educação mais significativa e transformadora.
PREFÁCIO
Rafael Soares Silva
Capítulo 1 - NÃO CONTÉM QUÍMICA: DESMISTIFICANDO PROPAGANDAS NO COTIDIANO
Francisco Bernardo Rodrigues Braga
Rafael Soares Silva
Capítulo 2 - COMO VEMOS ÀS CORES? UMA JORNADA PELO OLHO HUMANO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Izabel Matias Fernandes
Rafael Soares Silva
Capítulo 3 - DA TERRA AO AR E A ÁGUA: COMPREENDENDO A RELAÇÃO QUÍMICA COM OS TRÊS EIXOS QUE SUSTENTAM A VIDA NA TERRA
Lucas Aguiar dos Santos
Rafael Soares Silva
Capítulo 4 - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE, O FUTURO EM NOSSAS MÃOS
Gabriely de Sousa Rodrigues
Rafael Soares Silva
Capítulo 5 - ELEMENTOS QUÍMICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kaele Vânia De Sousa Alves
Rafael Soares Silva
Capítulo 6 - ÁGUA E SUAS PROPRIEDADES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Moisés Vicente de Sousa
Rafael Soares Silva
Capítulo 7 - ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DIRECIONADA PARA O PROTAGONISMO DISCENTE
Rodrigo Rodrigues de Oliveira
Rafael Soares Silva
Capítulo 8 - A VIDA EM JOGO: COMO OS AGROTÓXICOS ESTÃO DESTRUINDO ORGANISMOS VIVOS – UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 8 ANO
Echiley Maiara Veloso Ribeiro
Rafael Soares Silva
Capítulo 9 - O ENSINO DA ATMOSFERA TERRESTRE POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nágila Maria Teixeira Pires
Rafael Soares Silva
Capítulo 10 - DESVENDANDO O INVISÍVEL: UMA VIAGEM NO TEMPO E NA CIÊNCIA
Luciana Rodrigues Rocha
Rafael Soares Silva