Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/493/I6G1u08CtqEA.pdf
O ensino da Independência do Brasil segue sendo um campo fértil para debates, revisões e redescobertas. Esta coletânea, resultado do projeto “Independência do Brasil e seu Bicentenário”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa História e Ensino de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), reúne reflexões de professores e pesquisadores que, a partir dos fundamentos da Educação Histórica, analisam como esse acontecimento fundador é compreendido, narrado e ensinado na escola. A obra nasce do diálogo entre teoria e prática docente e parte das vozes de professores da educação básica de diferentes regiões do país, que compartilharam suas percepções sobre o sentido da liberdade, os personagens históricos, as ausências e os silenciamentos presentes nas narrativas da Independência. Por meio da análise de questionários e das múltiplas leituras produzidas por pesquisadores vinculados à UEL e a outras instituições brasileiras, o livro propõe repensar a Independência não apenas como um marco político, mas como um espaço de construção de consciência histórica, de memória e de identidade nacional. Mais do que revisitar o passado, esta obra convida o leitor a refletir sobre o presente e o futuro do Brasil, duzentos anos depois, e sobre o papel da História no fortalecimento de uma educação crítica, plural e emancipadora.
APRESENTAÇÃO
Anilton Diogo dos Santos
Giovana Maria Carvalho Martins
João Augusto Martin Nantes dos Santos
Capítulo 1 - IDEIAS DE PROFESSORES SOBRE O PROTAGONISMO DOS SUJEITOS EM ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS: O CASO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Marlene Rosa Cainelli
Capítulo 2 - MÚLTIPLOS BRASIS, MÚLTIPLAS INDEPENDÊNCIAS: PREFERÊNCIAS DE DOCENTES DA BAHIA E DO PARANÁ ACERCA DAS DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Eloá Lamin da Gama
Capítulo 3 - A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM IMAGENS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O BICENTENÁRIO A PARTIR DA CULTURA HISTÓRICA
Giovana Maria Carvalho Martins
Capítulo 4 - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DOURADA DE UMA NARRATIVA E OS DESAFIOS DE UMA NARRATIVA CRÍTICA
Juliana Aparecida Paulino Martins
Capítulo 5 - MEMÓRIAS E IDENTIDADES ROMÂNTICAS: TRAÇOS DE ROMANTISMO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NAS IDEIAS HISTÓRICAS DE PROFESSORES BRASILEIROS
João Augusto Martin Nantes dos Santos
Capítulo 6 - A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM DISPUTA: MITOS, SILENCIAMENTOS E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
Renata Madureira Pavan
Larissa Klosowski de Paula
Capítulo 7 - AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES A RESPEITO DA PARTICIPAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS E AFRICANOS, AFRODESCENDENTES ESCRAVIZADOS NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Erica da Silva Xavier
Luciana de Fátima Marinho Evangelista
Marisa Noda
Capítulo 8 - O BRASIL DO PRESENTE: O PASSADO E A PROJEÇÃO DE FUTURO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INDEPENDÊNCIA BRASILEIRA
Anilton Diogo dos Santos