Independência Do Brasil Em Aulas De História: Perspectivas docentes e educação histórica

Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/493/I6G1u08CtqEA.pdf

O ensino da Independência do Brasil segue sendo um campo fértil para debates, revisões e redescobertas. Esta coletânea, resultado do projeto “Independência do Brasil e seu Bicentenário”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa História e Ensino de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), reúne reflexões de professores e pesquisadores que, a partir dos fundamentos da Educação Histórica, analisam como esse acontecimento fundador é compreendido, narrado e ensinado na escola. A obra nasce do diálogo entre teoria e prática docente e parte das vozes de professores da educação básica de diferentes regiões do país, que compartilharam suas percepções sobre o sentido da liberdade, os personagens históricos, as ausências e os silenciamentos presentes nas narrativas da Independência. Por meio da análise de questionários e das múltiplas leituras produzidas por pesquisadores vinculados à UEL e a outras instituições brasileiras, o livro propõe repensar a Independência não apenas como um marco político, mas como um espaço de construção de consciência histórica, de memória e de identidade nacional. Mais do que revisitar o passado, esta obra convida o leitor a refletir sobre o presente e o futuro do Brasil, duzentos anos depois, e sobre o papel da História no fortalecimento de uma educação crítica, plural e emancipadora.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightGiovana Maria Carvalho Martins
  • keyboard_arrow_rightAnilton Diogo dos Santos
  • keyboard_arrow_rightJoão Augusto Martin Nantes dos Santos
Sumário

APRESENTAÇÃO
Anilton Diogo dos Santos
Giovana Maria Carvalho Martins
João Augusto Martin Nantes dos Santos

Capítulo 1 - IDEIAS DE PROFESSORES SOBRE O PROTAGONISMO DOS SUJEITOS EM ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS: O CASO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Marlene Rosa Cainelli

Capítulo 2 - MÚLTIPLOS BRASIS, MÚLTIPLAS INDEPENDÊNCIAS: PREFERÊNCIAS DE DOCENTES DA BAHIA E DO PARANÁ ACERCA DAS DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Eloá Lamin da Gama

Capítulo 3 - A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM IMAGENS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O BICENTENÁRIO A PARTIR DA CULTURA HISTÓRICA 
Giovana Maria Carvalho Martins

Capítulo 4 - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DOURADA DE UMA NARRATIVA E OS DESAFIOS DE UMA NARRATIVA CRÍTICA
Juliana Aparecida Paulino Martins

Capítulo 5 - MEMÓRIAS E IDENTIDADES ROMÂNTICAS: TRAÇOS DE ROMANTISMO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NAS IDEIAS HISTÓRICAS DE PROFESSORES BRASILEIROS
João Augusto Martin Nantes dos Santos

Capítulo 6 - A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM DISPUTA: MITOS, SILENCIAMENTOS E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
Renata Madureira Pavan
Larissa Klosowski de Paula

Capítulo 7 - AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES A RESPEITO DA PARTICIPAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS E AFRICANOS, AFRODESCENDENTES ESCRAVIZADOS NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Erica da Silva Xavier
Luciana de Fátima Marinho Evangelista
Marisa Noda

Capítulo 8 - O BRASIL DO PRESENTE: O PASSADO E A PROJEÇÃO DE FUTURO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INDEPENDÊNCIA BRASILEIRA 
Anilton Diogo dos Santos


Ficha Técnica

I38   Independência do Brasil em aulas de história : perspectivas docentes e educação histórica / organizadores: Giovana Maria Carvalho Martins, Anilton Diogo dos Santos, João Augusto Martins Nantes. - Santo Ângelo : Ilustração, 2025.
163 p. : il. ; 21 cm 
 
ISBN 978-65-6135-184-3
DOI 10.46550/978-65-6135-184-3
1. História do Brasil - Estudo e ensino. 2. Independência do Brasil. I. Martins, Giovana Maria Carvalho (org.). II. Santos, Anilton Diogo dos (org.). III. Santos, João Augusto Martin Nantes dos. 
 
CDU: 94(81)