Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/478/Ay33zqqxMXeh.pdf
Esta obra nasce do encontro entre uma trajetória de superação e um profundo compromisso com a educação pública e transformadora. Fruto de uma caminhada marcada por desafios, conquistas e resistências, o texto que aqui se apresenta reflete a vivência de uma pesquisadora que, a partir de suas experiências no chão da escola e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), construiu uma reflexão teórica e metodológica sobre o ensino de Química nessa modalidade. ais do que uma investigação acadêmica, o livro representa um olhar sensível e crítico sobre a realidade dos educandos da EJA, sujeitos que carregam histórias de vida, saberes e motivações diversas. A pesquisa busca compreender como as propostas curriculares e as práticas pedagógicas podem contribuir para a formação cidadã desses estudantes, identificando elementos constitutivos capazes de fortalecer a aprendizagem significativa e o pensamento científico. partir de uma análise criteriosa de documentos oficiais, dissertações, teses e produções apresentadas em importantes eventos científicos, a autora propõe caminhos possíveis para repensar o ensino de Química, articulando-o às necessidades e contextos da EJA. Ao fazê-lo, reafirma o papel do educador como agente de resistência e transformação, comprometido com uma educação libertadora, crítica e inclusiva. Este livro convida educadores, pesquisadores e gestores a refletirem sobre a importância de políticas públicas efetivas, práticas pedagógicas contextualizadas e uma formação docente que reconheça o valor das histórias humanas que habitam as salas da Educação de Jovens e Adultos.
INTRODUÇÃO
1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
1.1 A trajetória da escolarização da eja e suas perspectivas na atualidade
1.2 A influência pedagógica freiriana no contexto educacional da EJA
1.3 A segregação e ausências de Políticas Públicas a EJA
Do Ensino Supletivo à Educação de Jovens e Adultos: a eja que não aconteceu
1.5 Educação de Jovens e Adultos pautada na política educacional inclusiva para constituição da formação cidadã
2 O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2.1 O Ensino de Química sobre uma perspectiva de Área na Base Nacional Comum Curricular
2.2 A eja e a falta de lugar na bncc: da exclusão a tentativa de redenção da invisibilidade da Educação de Jovens e Adultos
3 PERCURSOS METODOLÓGICOS
3.1 Definição do objeto de estudo
3.2 Definição do corpus de pesquisa
3.3 Descrição e análise dos dados
3.4 Conclusão
3.5 A natureza da pesquisa
3.6 A constituição dos dados
3.6.1 A pesquisa do estado da arte
3.6.2 Pesquisa documental
3.6.3 Análise do percurso
4 A PESQUISA SOBRE O “ESTADO DA ARTE” ENVOLVENDO O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA
4.1 Pressupostos do Ensino de Química na Eja presentes no Eneq, Enpec e banco de pesquisas da Capes
4.1.1 Características gerais dos trabalhos
4.1.2 Intenções das pesquisas denotadas
4.2 Potencialidades para o desenvolvimento do Ensino de Química na EJA
4.2.1 Categoria I - Potencialidades para o desenvolvimento do ensino de Química na EJA
4.2.2 Categoria II - Preceitos curriculares e suas orientações para o ensino de Química na EJA
4.2.3 Perspectivas de análise
5 APRESENTAÇÃO DO CONTEXTO CURRICULAR DE QUÍMICA NA REGIÃO SUDESTE
5.1 O Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Espírito Santo
5.1.2 O ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro
5.1.3 O ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos no Estado de São Paulo
5.1.4 O ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos no Estado de Minas Gerais
5.2 Perspectivas de análise aos Currículos Estaduais193
5.3 Potencialidades a formação cidadã crítica, reflexiva e participativa na Educação de Jovens e Adultos
5.3.1 Potencialidades a formação cidadã e o contexto educacional Sudeste: entre semelhanças e diferenças
6 PROPOSIÇÃO DE ELEMENTOS CONSTITUTIVOS AO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA
.