Gênero, Direitos Humanos E Políticas Públicas - Volume 6

Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/486/J3tLLEIuqNCU.pdf

Este volume reúne produções do Grupo de Pesquisa em Direito, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul, reafirmando o compromisso coletivo com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As pesquisas aqui apresentadas abordam temas urgentes, como igualdade de gênero, encarceramento feminino, discriminação algorítmica, famílias homoafetivas, trabalho e cuidado das mulheres rurais, autonomia reprodutiva e direitos da população trans, articulando reflexão crítica e rigor acadêmico. O livro dá visibilidade a perspectivas historicamente marginalizadas e propõe uma leitura sensível sobre as interseções entre Direito, gênero e políticas públicas. Mais do que um compilado de textos, esta obra é um ato de resistência, pertencimento e transformação, convidando o leitor a refletir sobre as possibilidades de construção de novos caminhos para a equidade social.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightGeorgea Bernhard
  • keyboard_arrow_rightStéffani das Chagas Quintana
  • keyboard_arrow_rightMarli Marlene Moraes da Costa
Sumário

Prefácio
Nariel Diotto

Apresentação
Marli Marlene Moraes da Costa
Georgea Bernhard
Stéffani das Chagas Quintana

Capítulo 1 - Recomendações éticas sobre Inteligência Artificial ou regulamentação jurídica: Quem poderá nos salvar da discriminação algorítmica?
Deise Brião Ferraz
Marli Marlene Moraes da Costa

Capítulo 2 - Discriminação algorítmica de conteúdos no TikTok: um estudo sobre a relação entre o consumo de conteúdos digitais e o incentivo de práticas sexistas entre meninos
Letícia da Fontoura Tomazzetti
Analice Schaefer de Moura

Capítulo 3 - Estigma, gênero e punição: os impactos do cárcere nos vínculos familiares das mulheres presas 
Marli Marlene Moraes da Costa
Georgea Bernhard

Capítulo 4 - A garantia do direito ao livre planejamento familiar para casais homoafetivos no Brasil: uma análise a partir do julgamento conjunto da ADI 4277 e da ADPF 132 realizado pelo Supremo Tribunal Federal
Ana Carolina da Rosa Miranda

Capítulo 5 - O trabalho do cuidado como marcador da exclusão social das mulheres rurais
Marli Marlene Moraes da Costa
Stéffani das Chagas Quintana

Capítulo 6 - Autonomia reprodutiva e a responsabilidade pelo cuidado: o direito de não gestar e os limites da justiça de gênero
Nariel Diotto
Maria Augusta Perez Strelow

Capítulo 7 -  Acesso à licença-maternidade por mulheres homoafetivas: uma análise jurisprudencial à luz dos direitos fundamentais e da igualdade de gênero
Ana Carolina da Rosa Miranda
Luíse Pereira Herzog

Capítulo 8 - A miragem da aposentadoria: Garantias previdenciárias e a população trans no Brasil
Alexandra Johann Maieron
Vitor Potter dos Santos

Capítulo 9 - Lei n. 14.164/2021: a inclusão do tema violência contra as mulheres no ensino básico brasileiro como ferramenta de transformação 
Mylena Francielli Santos 
Luana Elisa Funck Kothe 

Capítulo 10 - Educação sexual como política pública: dignidade, gênero e transformação
Gabriela Tainá Schmidt 
Amanda Vendruscollo

Capítulo 11 - Educação ambiental crítica na perspectiva de jovens agricultoras familiares: contribuições desde o Projeto Profissional do/a Jovem (PPJ)
Morgana Pereira da Costa
Cheron Zanini Moretti

Capítulo 12
A efetividade do Protocolo Nacional para Julgamento com Perspectiva de Gênero nas decisões proferidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul entre 2021 e 2024
Alexandra Johann Maieron
Júlia Della Nina Reichel

Sobre os autores


Ficha Técnica

G326 Gênero, direitos humanos e políticas públicas [recurso eletrônico] / organizadoras: Marli Marlene Moraes da Costa, Georgea Bernhard, Stéffani das Chagas Quintana. - Santo Ângelo : Ilustração, 2025.
v. 6
 
ISBN 978-65-6135-180-5
DOI 10.46550/978-65-6135-180-5
1. Direitos humanos. 2. Políticas públicas. 3. Direito das mulheres. 4. Igualdade de gênero. I. Costa, Marli Marlene Moraes da (org.). II. Bernhard, Georgea (org.). III. Quintana, Stéffani das Chagas (org.).
 
CDU: 342.7