Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/479/mtY6HmIuMX8t.pdf
Ensinar é também aprender sobre si. Este livro reúne quinze capítulos produzidos por estudantes da Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi/UECE), que transformaram suas experiências no estágio supervisionado em narrativas autobiográficas. O resultado é um mosaico de memórias, reflexões e práticas que revelam como a docência se constrói entre desafios, descobertas e afetos. As escritas de si, aqui apresentadas, não se limitam ao relato das atividades desenvolvidas nas escolas. Elas se configuram como práticas formativas, que permitem aos licenciandos reinterpretar suas trajetórias, reconhecer marcas identitárias e elaborar sentidos para a profissão docente. Nesse movimento, confirmam o que a pesquisa (auto)biográfica em educação já aponta: narrar é também formar-se. Esta obra não é, portanto, apenas um conjunto de relatórios de estágio. É um testemunho vivo do processo de formação docente em Química, que valoriza a escola como espaço de vida e de aprendizagem. Ao dar voz aos futuros professores, o livro convida o leitor a refletir sobre o lugar da experiência, da memória e da autoria na construção da identidade profissional.
PREFÁCIO
Rafael Soares Silva
Capítulo 1 - NO OLHO DO FURACÃO: DESAFIOS DE UM FUTURO PROFESSOR DE QUÍMICA
Venicius Henrique Santiago de Lima
Rafael Soares Silva
Capítulo 2 - ESTÁGIO, FACULDADE E PIBID: NOS BASTIDORES DE UM CAOS ORGANIZADO
Lucas Aguiar dos Santos
Rafael Soares Silva
Capítulo 3 - ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: O ESTÁGIO COMO PONTO DE VIRADA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA
Francisco Bernardo Rodrigues Braga
Rafael Soares Silva
Capítulo 4 - ENTRE VIDRARIAS E VOZES: O PROFESSOR QUE DESPERTEI EM MIM
Rodrigo Rodrigues de Oliveira
Rafael Soares Silva
Capítulo 5 - ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: A JORNADA DA MINHA FORMAÇÃO COMO PROFESSORA DE QUÍMICA
Kaele Vânia de Sousa Alves
Rafael Soares Silva
Capítulo 6 - AINDA ERA LICENCIATURA, MESMO QUANDO EU HAVIA ESQUECIDO
Gabriely de Sousa Rodrigues
Rafael Soares Silva
Capítulo 7 - ENTRE EXPERIMENTOS, QUIZ E EMOÇÕES: APRENDIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE
Izabel Matias Fernandes
Rafael Soares Silva
Capítulo 8 - DA TIMIDEZ À DOCÊNCIA: REFLEXÕES DE UM ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO
Alexsandra Kênya Vieira Sousa
Rafael Soares Silva
Capítulo 9 - DESCOBRINDO A DOCÊNCIA: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Echiley Maiara Veloso Ribeiro
Rafael Soares Silva
Capítulo 10 - A REALIDADE DE UM GRADUANDO: COMO ME TORNEI O QUE SOU
João Vinicius de Lima Sousa
Rafael Soares Silva
Capítulo 11 - O DESPERTAR DA DOCÊNCIA: O ÍNICIO DE UMA JORNADA ENTRE O SABER E O ENSINAR
Moises Vicente de Sousa
Rafael Soares Silva
Capítulo 12 - ENTRE FÓRMULAS E DESCOBERTAS: MINHA JORNADA NA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA EM QUÍMICA
Vitória de Sousa Silva
Rafael Soares Silva
Capítulo 13 - DE ALUNO TÍMIDO A FUTURO PROFESSOR: TRANSFORMAÇÕES E APRENDIZADOS
José Willame Soares Alves
Rafael Soares Silva
Capítulo 14 - A PRÁTICA DO ESTÁGIO NO LABORATÓRIO, UMA VIVÊNCIA INESQUECÍVEL
Nágila Maria Teixeira Pires
Rafael Soares Silva
Capítulo 15 - ENTRE ELÉTRONS E ESPERANÇA: QUANDO O ENSINO DE QUÍMICA TRANSFORMA VIDAS E REINVENTA DESTINOS
Luciana Rodrigues Rocha
Rafael Soares Silva