Educação Socioambiental Em Propostas Educativas Voltadas Ao Ensino De Ciências Naturais Em Contextos Amazônicos

Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/496/g2ZWgcM9dsB8.pdf

Educação socioambiental em propostas educativas voltadas ao ensino de ciências naturais em contextos amazônicos apresenta ao público um conjunto precioso de reflexões e práticas construídas com comunidades escolares da Amazônia. Organizado pela Profa. Dra. Priscyla Luz, o livro reúne pesquisas que revelam as múltiplas faces dos desafios socioambientais da região e reforçam a urgência de ações educativas comprometidas com a cidadania, a sustentabilidade e o fortalecimento de identidades e saberes locais. Ao longo dos capítulos, autoras e autores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA) demonstram como a educação pode atuar como ponte entre ciência, cultura e território. Compostagem escolar, etnoconhecimentos ligados à pesca artesanal, significados socioculturais do miriti e práticas de reaproveitamento de resíduos sólidos tornam-se, aqui, caminhos pedagógicos potentes para a formação crítica e transformadora. As propostas apresentadas valorizam a interdisciplinaridade, o diálogo entre escola e comunidade e a construção de atitudes sustentáveis, mostrando como práticas contextualizadas são capazes de despertar pertencimento, consciência ambiental e participação social. Mais do que um compilado de pesquisas, esta obra é um convite à ação. Que seus textos inspirem educadoras, educadores, estudantes e pesquisadoras(es) a repensar caminhos e ampliar horizontes na construção de uma Educação Socioambiental enraizada na realidade amazônica e necessária ao nosso tempo.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightPriscyla Cristinny Santiago da Luz
Sumário

Prefácio
Carlos Erick Brito de Sousa

Apresentação
Os autores

Capítulo 1 - As orientações curriculares e o direcionamento da educação socioambiental para práticas conscientes em Moju/PA
Ruth Helem Dias de Vilhena

Capítulo 2 - Educação socioambiental e etnoconhecimento de  pescadores de vila de Beja/Pará
Bruno Maués da Silva

Capítulo 3 - Educação socioambiental e prática educativa em uma perspectiva cultural do município de Abaetetuba/Pará 
Ivana Thariny de Lima Leal

Capítulo 4 - Educação Socioambiental e os ODS para novas práticas educativas no contexto do município de Acará/PA
Dennis Dias Ribeiro

Considerações finais
Os autores

Índice remissivo

Sobre os autores 


Ficha Técnica

E24  Educação socioambiental em propostas educativas voltadas ao ensino de ciências naturais em contextos Amazônicos [recurso eletrônico] / organizadora: Priscyla Cristinny Santiago da Luz. - Santo Ângelo : Ilustração, 2025.
88 p. : il.

ISBN 978-65-6135-189-8
DOI 10.46550/978-65-6135-189-8

1. Educação socioambiental. 2. Ensino de ciências. I. Título

CDU: 342.7