
Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/448/EfStczQDq6Gu.pdf
O livro que ora apresentamos ao público é fruto dos esforços coletivos de pós-graduandos participantes da V Conferência Internacional de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação (REDEPEL), realizada entre 27 e 29 de setembro de 2024, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Este volume reúne trabalhos que se inserem em uma tradição de pesquisa acadêmica crítica e engajada, propondo reflexões fundamentais para o campo educacional latino-americano. Convidamos, assim, o leitor a mergulhar nas páginas que seguem. Mais do que um registro de investigações acadêmicas, este livro é um convite à reflexão, ao debate e à ação. Que as ideias aqui reunidas possam inspirar novas pesquisas, fomentar práticas pedagógicas mais justas e inclusivas, e fortalecer o projeto de uma educação comprometida com a transformação social. Aos leitores, desejamos uma leitura instigante, capaz de suscitar novas perguntas e de fortalecer o compromisso coletivo pela construção de uma educação pública, democrática e de qualidade para todos.
APRESENTAÇÃO
Artur José Renda Vitorino
PRÓLOGO
Artur José Renda Vitorino
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - LA EVALUACIÓN DEL DESEMPEÑO DOCENTE Y DEL CURRÍCULO POR COMPETENCIAS EN LA EDUCACIÓN BÁSICA
Virginia Alicia Chavez Alonso
Capítulo 2 - AVALIAÇÃO E QUALIDADE: A DINÂMICA NECESSÁRIA AO CAMPO EDUCACIONAL
Gabriely Lolli de Oliveira
Capítulo 3 - INTERDISCIPLINARIDADE NA LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UFOPA: O QUE PENSAM OS DOCENTES
Amanda Carvalho Cantal de Souza
Glauco Cohen Ferreira Pantoja
Capítulo 4 - PUBLICAR OU ADIAR? PRODUTIVISMO, PRECARIZAÇÃO E A PROCRASTINAÇÃO DAS ATIVIDADES NO COTIDIANO DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
Giovanna Barroca de Moura
Maria das Graças de Almeida Baptista
Capítulo 5 - DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DA INOVAÇÃO EDUCACIONAL NA AMÉRICA LATINA
Thatiane Carneiro Sotano Machado
Mônica Piccione Gomes Rios
Capítulo 6 - REPRESENTAÇÃO LGBTIQ+ NO TIK TOK PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Claudio Iván Montes de Oca Gabriel
Carla Beatriz Capetillo Medrano
Capítulo 7 - DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: QUAL É O OBJETO PRETENDIDO PELO CAMPO?
Gabriel Franco Piovesana
Samuel Mendonça
Capítulo 8 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PANORAMA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2014-2024)
Valdineia Rodrigues Lima
Ana Clédina Rodrigues Gomes
Capítulo 9 - LIJ CONO SUR: PROPUESTA DESDE TEORÍAS DE LA RECEPCIÓN Y MEDIACIÓN LECTORA
Valeria Elizabeth Rojas Muñoz
Capítulo 10 - DES-EDUCANDO LA MIRADA: REESCRITURA DE CUENTOS DE HADAS Y EDUCACIÓN LITERARIA CON PERSPECTIVA DE GÉNERO 203
Matilde Valeska Sandoval González
Capítulo 11 - RECONSTRUYENDO MIS CREENCIAS EVALUATIVAS PARA EL APRENDIZAJE PROFESIONAL COMO LIDERESA APRENDIZ
María Fernanda Pascual Farías
Capítulo 12 - LEGISLAÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFPR: UM COTEJO ENTRE ATOS NORMATIVOS
Ani Tais Witt
Gabriel dos Santos e Silva
Capítulo 13 - A MOTIVACIÓN EN CLASE DE FRANCÉS: UNA TARE EXTRA PARA EL PROFESORADO
Ricardo De Luna Ríos
Capítulo 14 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AUTISMO: PESQUISAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO
Clarissa Raimundo de Ataide
Elielson Ribeiro de Sales
Capítulo 15 - PLATAFORMAS DIGITAIS PARA AVALIAÇÃO: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA PAULISTA
Elizabeth da Silva Pereira
Eliane Fernandes Azzari
REFLEXÕES FINAIS