A presente obra oferece um olhar sobre temas importantes que permeiam a contemporaneidade educacional, revelando práticas inovadoras, desafios enfrentados por educadores e perspectivas envolventes. Cada capítulo desta obra é uma peça contributiva para a construção de um entendimento mais amplo sobre o panorama educacional em constante evolução. Desde a análise do impacto de jogos e brincadeiras no desenvolvimento de crianças com autismo até a exploração ética da inteligência artificial na educação, cada capítulo é uma lente que nos permite vislumbrar novas dimensões da educação contemporânea. A presente obra, portanto, apresenta reflexões sobre temas fundamentais na educação contemporânea. Cada capítulo é uma janela para as práticas inovadoras e desafios enfrentados por educadores, pesquisadores e gestores educacionais. Esta obra se destaca como uma fonte indispensável para aqueles comprometidos com a busca contínua por métodos educacionais eficazes e relevantes no contexto do século XXI.
APRESENTAÇÃO
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Monique Bolonha das Neves Meroto
Capítulo 1 - JOGOS E BRINCADEIRAS QUE AJUDAM NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Maria Cleonice Santos de Melo Penha
Ianan Eugênia de Carvalho
Janaina Coelho Chemure Machado
Josiane Mendes Lopes
Juliana do Carmo Silva Almeida
Luiz Eduardo de Oliveira Neves
Monique Bolonha das Neves Meroto
Valdiléia Cordeiro Araújo Feitosa
Capítulo 2 - ÉTICA NA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Monique Bolonha das Neves Meroto
Alexandre Jesus Serrat Santana
Christiane Diniz Guimarães
Claudio Roberto Corredato
Júlio César Bezerra Vilar da Silva
Maria da Fé Silva Moreira
Rosilene Olivia Medeiros de Oliveira
Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz
Capítulo 3 - TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: A EVOLUÇÃO E O IMPACTO DA BNCC NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
Fernando Mota Dias
Eurico Fiame Rodrigues
Isabela Maria Pereira Barbosa
Santina Aparecida Ferreira Mendes
Sebastiana Maria Mendonça
Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Wennia Rafaelly Souza Figueiredo
Capítulo 4 - TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E METODOLOGIAS ATIVAS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Benedito Braz Sobrinho
Clebson Correia da Silva
Fábio Feitosa Rodrigues
Jocelino Antônio Demuner
Maria da Fé Silva Moreira
Monique Bolonha das Neves Meroto
Mychelle Silva de Alencar
Capítulo 5 - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: O ENSINO POR MEIO DA REALIDADE VIRTUAL
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Daniel Bruno Anunciação Nobre
Francisco de Souza Pereira
Hermócrates Gomes Melo Júnior
Júlio César Bezerra Vilar da Silva
Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira
Romézio Alves Carvalho da Silva
Sidinéia da Silva
SOBRE OS AUTORES
SOBRE AS ORGANIZADORAS
V832 Visões educacionais [recurso eletrônico] : caminhos para a educação no século XXI / organizadoras: Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Monique Bolonha das Neves Meroto, Ianan Eugênia de Carvalho. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
113 p.
ISBN 978-65-85614-85-6
DOI 10.46550/978-65-85614-85-6
1. Educação. 2. Inovação tecnológica. 3. Tecnologias digitais. I. Meroto, Monique Bolonha das Neves (org.). II. Carvalho, Ianan Eugência de (org.).
CDU: 37:004