A obra, Universidade: Vez e Voz de Discentes e Egressos, volume 3 da coleção “Escritas Acadêmicas em Educação nas Ciências”, nos convida ao estudo de pesquisas desenvolvidas no espaço-tempo intencional da interlocução de saberes. Os textos aqui reunidos tratam de conteúdos diversos, mas dedicam um olhar atento ao ensino e à aprendizagem, buscando, para isso, a partir de diferentes metodologias, possibilidades de compreender os principais desafios da educação. As reflexões aqui apresentadas levam em conta as questões humanas e o mundo comum. Os autores vão além do fazer cotidiano, provocando a produção de pensamento e contribuindo para o avanço do conhecimento no sentido da formação humana. Eis o que nos oferece esta obra: possibilidades, a partir de diferentes olhares, de enfrentar os desafios da educação no mundo contemporâneo.
PREFÁCIO
Sidinei Pithan da Silva
APRESENTAÇÃO
Marciele Dias Santos Cabeleira
Capítulo 1 - ASPECTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Silviane Koch
Vidica Bianchi
Capítulo 2 - A INTERMEDIAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA ALFABETIZAÇÃO
Carla Maria Leidemer Bruxel
Vidica Bianchi
Capítulo 3 - GAMIFICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DO FLUXO E DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Kelly Gabriela Poersch
Isabel Koltermann Battisti
Capítulo 4 - ÍDOLOS PARA ALÉM DA COPA: A CONSTRUÇÃO DE UM ÁLBUM DAS PERSONALIDADES NEGRAS DO BRASIL
Laís Francine Weyh
Cátia Maria Nehring
Capítulo 5 - DESDOBRAMENTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E O TPACK
Cláudia Elizandra Lemke
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 6 - DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE LIVRE
Magnos Roberto Pizzoni
Ilse Abegg
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker
Capítulo 7 - AVALIAÇÃO E SABER DOCENTE NO ENSINO ESCOLAR PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO/SOCIAL
Eduarda Signori da Silva
Lenir Basso Zanon
Simone Signori da Silva
Capítulo 8 - FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE PRÁTICA (CP)
Jamile Tábata Balestrin Konageski
Ana Laura Arnhold
Capítulo 9 - DIMENSÕES CURRICULARES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Franciele Siqueira Radetzke
Capítulo 10 - GRUPO DE ESTUDOS E O RESSIGNIFICAR DA PRÁXIS DOCENTE
Marciele Dias Santos Cabeleira
Jéssica Puhl Dalberto Borghetti
Capítulo 11 - A CIBERCULTURA E O CUIDADO DE SI: PROJEÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Ana Laura Arnhold
Jamile Tábata Balestrin Konageski
Maria Simone Vione Schwengber
Capítulo 12 - HOMESCHOOLING: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO ALHEIO À DIMENSÃO POLÍTICA REPUBLICANA
Gian Eligio Soliman Ruschel
Luana Rodrigues dos Santos
Capítulo 13 - VOZES FEMININAS NA LITERATURA E ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Francieli Meotti Oliveira
Capítulo 14 - A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL
Vera Lucia Quinhones Guidolin
Maria Cristina Pansera de Araújo
Suzinara Beatriz Soares de Lima
Capítulo 15 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL, UMA PROPOSTA EMANCIPATÓRIA
Vera Lúcia Quinhones Guidolin
Maria Cristina Pansera de Araújo
Suzinara Beatriz Soares de Lima
Capítulo 16 - A REFORMA PSIQUIÁTRICA COMO BASE DA REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL
Vera Lúcia Quinhones Guidolin
Maria Cristina Pansera de Araújo
Suzinara Beatriz Soares de Lima
Capítulo 17 - UMA BREVE REVISÃO SOBRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA E ALCOOLISMO
Vera Lúcia Quinhones Guidolin
Maria Cristina Pansera de Araújo
Edi Branco da Silva
Eva Teresinha de Oliveira Boff
SOBRE OS AUTORES
SOBRE AS ORGANIZADORAS