“Um olhar sobre a educação contemporânea: abrindo horizontes, construindo caminhos” busca realizar a interlocução entre educação, mídias, Covid-19 e novas questões que estimulem reflexões éticas e morais em meio a uma nova realidade educacional. Novos desafios impõem um replanejamento de ações políticas que impactam diretamente na qualidade da educação brasileira. Resiliência, colaboração e capacitação profissional. Uma nova realidade está colocada. Sigamos em frente!!! Uma excelente leitura e reflexão.
PREFÁCIO
Marco Antônio Franco do Amaral
AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A DESUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Daiane Altenhofen
Ireno Antônio Berticelli
AUTORITARISMO DO CURRÍCULO E A REPRODUÇÃO DO SILENCIAMENTO DISCURSIVO NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTA DE UMA ESCOLA COMO LOCUS DE MUDANÇA
Alexandre Passos Bitencourt
O MODELO DE ENSINO REMOTO E A OPRESSÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Leila Kely dos Santos da Paz
Silvio Nunes da Silva Júnior
CUIDADO E RESPONSABILIDADE: A RELAÇÃO DOS ADULTOS PARA COM AS NOVAS GERAÇÕES
Jenerton Arlan Schütz
Ivan Luís Schwengber
EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: TRÊS PERSPECTIVAS VOLUNTÁRIAS
Carlos Eduardo Piassini
Sandi Mumbach
João Vitor Sausen
QUATRO ANOS DE ACOSSAMENTO ÀS PESQUISAS SOBRE GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Rodrigo Toledo
FACETAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO: COLOCAÇÕES SOBRE O NEGRO E A MULHER NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Italândia Ragi
Letícia Fernanda Carvalho Silva
Marcos Gabriel de Oliveira
Taísa Rita Ragi
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA SUPERDOTADOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Núbia Martins Gonzaga
Meire Luiza de Castro
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Regiane Caris dos Santos
Juliano Viliam Cenci
A ARTE ENQUANTO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO SURDO
Adelene de Souza
O ESTÊNCIL COMO FERRAMENTA ARTÍSTICA POTENCIALIZADA DA APRENDIZAGEM
Cassiano Arantes
João Henrique Lodi Agreli
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE SOB OS DIFERENTES OLHARES DE SEU PÚBLICO-ALVO
Airton Pott
Alexandra de Moura
Andreia Voll
PROFESSORES FORMADORES DE DOCENTES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA CONTEMPORANEIDADE
Daniele Rosa de Lima
Nelci Candido Dropa
Analígia Miranda da Silva
PEDAGOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: TEM ESPAÇO?
Roberta Taís Recktenwald
Carolaine Schreder
PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: QUANDO, ONDE E POR QUÊ?
Rosângela Lopes Borges
Kyvy Ferreira dos Santos
OS PERCURSOS DO COOPERATIVISMO NA ATUALIDADE: O CASO DO PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS (PCE) NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Celso Gabatz
Rosângela Angelin
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MORRINHOS – GO: ANALFABETOS EM UMA SOCIEDADE LETRADA
Ana Lúcia Ribeiro do Nascimento
Marco Antônio Franco do Amaral
CONSTRUINDO CONHECIMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA TESSITURA ENTRE O PROCESSO INVESTIGATIVO E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA
Anaquel Gonçalves Albuquerque
Luciene do Nascimento Gonçalves
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE OS INSETOS VETORES DE PATÓGENOS HUMANOS
Eliel Souza de Oliveira
Priscilla Morgana Ferreira Guimarães de Figueiredo
Sebastião do Nascimento Batista
COMO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Dircelei Arenhardt
BILHETE ORIENTADOR COMO PRÁTICA DE ENSINO ONLINE DE PRODUÇÃO TEXTUAL: DA CANETA VERMELHA AO TECLADO
Peterson Luiz Oliveira da Silva
Alan Ricardo Costa
Thaís Teixeira de Oliveira
O ENSINO DA ESCRITA E O TRATAMENTO DADO AOS TEXTOS: UMA PROPOSTA DE CORREÇÃO COLETIVA
Antonio Lailton Moraes Duarte
Camila Aragão Mesquita de Souza
Clair da Silva Teixeira
O USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ZONA RURAL: DESAFIOS DAS TIC’S COMO INTERVENÇÃO DIDÁTICA
Erimar Pereira da Rocha
Sarah Fontenelle Santos
UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA COMO ILUSTRAÇÃO LITERÁRIA
Ludmila Magalhães Naves
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
TEXTOS ESPONTÂNEOS de criancas do 3ºano: níveis estruturais da linguagem escrita
Amanda Sibele da Silva Lima
Odair Ledo Neves
Romário Pereira Carvalho
Vanuza Cecília Oliveira
EXPOSIÇÃO DE “CONHECIMENTO TECNOLÓGICO” REMOTO – UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM TEMPO DE PANDEMIA
Márcia Barbara Bini
Sandra Denise Zawaski
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Pâmela Pongan
METODOLOGIAS DE PESQUISA DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA HOLOS EM 2017
Heriberto Silva Nunes Bezerra
João Daniel de Lima Simeão
Antônio Leoni dos Santos Júnior
Waleska Barroso dos Santos Kramer Marques
LITERACIA CRÍTICA EN EL IDIOMA INGLÉS: REFICCIONES Y RETOS METODOLOGICOS DEL TRABAJO DEL PROFESOR
Francisco Jeimes de Oliveira Paiva
Rogério Nogueira Rodrigues da Silva
Eduardo Dias da Silva
O DIFERENTE NA COMPREENSÃO DO SOCIAL: PODER, SUJEIÇÃO E IDENTIDADES NO MUNDO GLOBALIZADO
Sandra Espich
Daniel Hedlund Soares das Chagas
Tarcisio Dorn de Oliveira
Etyane Goulart Soares
A ÉTICA EMPRESARIAL: OS CAMINHOS DA EMPRESA CONTEMPORÂNEA
Gabriella Roberta Sampaio Santos
George Wilde Fernandes Silva
Gislaine Machado dos Santos
Dirlêi Andrade Bonfim
SOBRE OS ORGANIZADORES
O45 Um olhar sobre a educação contemporânea [recurso eletrônico]: abrindo horizontes, construindo caminhos / organizadores : Jenerton Arlan Schütz ... [et al.]. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
v. 2
ISBN 978-65-88362-05-1
DOI: 10.46550/978-65-88362-05-1
1. Educação. 2. Formação de professores. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.).
CDU: 37