Atualmente a moda é a terceira indústria que mais polui no mundo e também uma das mais rentáveis. Sabe-se que, apesar do resgate da ideia do utilitarismo voltada ao vestuário, os itens de moda identificam o ser humano e sua cultura, trazendo à discussão uma pluralidade de questões que perpassam desde o consumo até os danos ambientais que por ele são causados, especialmente pelas indústrias destinadas à produção voltada a este setor. Nesse passo, considerando a constante transformação do pensamento jurídico e a importância do diálogo entre as distintas searas do direito, a tributação ambiental surge, na esfera da extrafiscalidade, como uma possibilidade de viabilização de um direito fundamental: o direito ao meio ambiente equilibrado. A presente obra versa primordialmente sobre aspectos relevantes à tributação ambiental aplicada à indústria da moda nos múltiplos vieses da sustentabilidade, buscando analisar e compreender a ligação entre estas searas, bem como buscando assimilar dos dados publicados pelos relatórios anuais de três grandes indústrias fast fashion do vestuário situadas no Brasil, as lojas Renner S/A, C&A e FARM, na perspectiva dos vieses da sustentabilidade, para compreender como se dá a relação entre a economia e a sustentabilidade diante das práticas de produção já existentes no ramo da moda, para apurar de que maneira a tributação ambiental pode impactar na mudança de práticas utilizadas pelo setor na perspectiva dos vieses da sustentabilidade no que tange a uma possível redução dos impactos ambientais.
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
1 A TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUA RELAÇÃO COM A INDÚSTRIA DA MODA
1.1 A tributação ambiental no Brasil: o elo entre a economia e a natureza
1.2 A extrafiscalidade aplicada à indústria da moda
2 OS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS GRANDES INDÚSTRIAS DE MODA FAST FASHION SITUADAS NO BRASIL
2.1 Os aspectos econômicos das políticas de sustentabilidade adotadas no Brasil na indústria da moda
2.2 Os relatórios anuais das grandes empresas de fast fashion situadas no Brasil
3 AS POLÍTICAS AMBIENTAIS ADOTADAS PELA INDÚSTRIA DA MODA NO BRASIL E SEUS REFLEXOS
3.1 Os reflexos da tributação ambiental na indústria da moda a partir das grandes marcas de fast fashion
3.2 A tributação além do aspecto arrecadatório: uma mudança de paradigmas entre a indústria da moda e a sustentabilidade a partir da tributação ambiental
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS