Trabalho, Linguagem E Ensino: Uma análise sobre o discurso pedagógico

Trabalho, Linguagem e Ensino: uma análise sobre o Discurso Pedagógico é uma obra que analisa as modificações do mundo do trabalho, no processo de constituição do capitalismo contemporâneo, a partir de suas mudanças estruturais e conjunturais e suas consequências imediatas para o trabalho docente. A autora dimensiona a sala de aula para a centralidade do processo de ensino e argumenta que o discurso pedagógico dos professores constitui-se em seu próprio trabalho. Curiosamente por esse viés, que vai esmiuçar a rede de atividades e as teias discursivas enredadas na dialética ensinar-aprender-ensinar, a negociação de sentidos sobre a noção de trabalho e a valorização que se impõe para os papéis de professor e de estudante nesse contexto.

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Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightLetícia Ramalho Brittes
Sumário

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

PARTE I: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
1.1 Trabalho, linguagem e discurso: a centralidade do trabalho
1.2 A configuração do trabalho na sociedade capitalista 
1.3 O trabalho dos professores
1.4 O trabalho dos professores de língua materna
1.5 A escola e o discurso pedagógico
1.6 O discurso pedagógico como trabalho dos professores de língua materna
1.7 A Análise de Discurso da Escola Francesa: o quê? Por quê? Para que?
1.8 Tecendo os dispositivos analíticos
1.8.2 Os procedimentos analíticos
1.8.3 Instrumentos de produção de dados
1.8.4 Condições de produção e participantes da pesquisa

PARTE II: A ANÁLISE
2.1 Considerações preliminares
2.2 Efeitos de sentidos sobre trabalho
2.2.1 Efeito de trabalho (im)produtivo 
2.2.2 Efeito de negação do trabalho 
2.3 Efeitos de sentidos sobre a regulação do currículo e das políticas educacionais para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
2.3.1 Efeito de influência das políticas educacionais 
2.3.2 Efeito de alinhamento ao currículo
2.4 Efeitos de sentidos sobre o agente de controle simbólico escolar em relação ao trabalho docente 
2.4.1 Efeito de autoritarismo
2.5 Análise das marcas linguístico-discursivas “tem que copiar” e “não dá tempo”
2.5.1 Funcionamento discursivo da expressão “tem que copiar”
2.5.2 Funcionamento discursivo da expressão “não dá tempo”

CONSIDERAÇÕES FINAIS: NOVOS PONTOS DE PARTIDA?

REFERÊNCIAS

SOBRE A AUTORA


Ficha Técnica

B862t      Brittes, Letícia Ramalho 
Trabalho, linguagem e ensino : uma análise sobre o discurso pedagógico / Letícia Ramalho Brittes. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
161 p. : il. ; 21 cm
 
ISBN 978-65-6135-003-7
DOI 10.46550/978-65-6135-003-7
1. Educação. I. Título
 
CDU: 37