Uma vocação suicida: à guisa de prefácio
Paulo Evaldo Fensterseifer
Apresentação
Diego dos Santos Verri
Maria Carolina Magalhães Santos
Capítulo 1 - Educação ambiental crítica e formação continuada de professores: perspectivas e desafios
Adalberto Freire da Silva
Vidica Bianchi
Capítulo 2 - Educação inclusiva sob o olhar da complexidade: a religação dos saberes na perspectiva da pessoa com deficiência
Ana Maria Pereira do Nascimento
Airton Adelar Mueller
Sidinei Pithan da Silva
Capítulo 3 - Complexidade, metamorfose e processo analítico: aproximações entre Edgar Morin e a psicanálise
Annamaria Machado Batista
Taiz Cristiane Speroni
Sidinei Pithan da Silva
Capítulo 4 - Atividade de ensino na educação superior: perspectivas de docentes com trajetória profissional paralela
Barbara Gündel
Cátia Maria Nehring
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 5 - Pedagogia-em-Participação na Educação Infantil: em busca de uma Educação Democrática
Bruna Barboza Trasel Schönwald
Maria Regina Johann
Capítulo 6 - Formação de professores para a sensibilização socioambiental numa perspectiva interdisciplinar
Carla Maria Leidemer Bruxel
Vidica Bianchi
Capítulo 7 - La formación integral y la educación CRESE en la enseñanza de la física: Una reflexión desde la práctica pedagógica universitaria
Cecilia Trujillo Huérfano
Jonathan Mosquera
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 8 - A “imaginação narrativa” na construção da identidade docente
Diego dos Santos Verri
José Pedro Boufleuer
Capítulo 9 - Políticas públicas na promoção da alfabetização infantil: uma análise reflexiva
Jéssica Leindecker Dorneles
Vidica Bianchi
Capítulo 10 - O conhecimento científico e a educação: qual futuro?
Josemar Pedro Lorenzetti
Sidinei Pithan da Silva
Capítulo 11 - Violência na escola, da escola e contra a escola e seus desdobramentos por meio do bullying e do cyberbullying: as faces da violência escolar
Juliana Campoy Miranda de Souza
Maria Simone Vione Schwengber
Capítulo 12 - O Pensamento computacional e sua inserção na educação básica: fundamentos e desafios na formação docente145
Laércio Francesconi
Maria Cristina Pansera de Araújo
Vitória Augusta Stragliotto Pascoal
Capítulo 13 - Do paradigma das essências à liquidez da pós-modernidade: uma reflexão crítica157
Luana Tainá Klein
Ivo dos Santos Canabarro
José Pedro Boufleuer
Capítulo 14 - A transferência no encontro pedagógico: uma leitura a partir do texto Sobre a psicologia do Colegial, de Sigmund Freud
Marcia Bernadete Moraes de Campos
Vânia Lisa Fischer Cossetin
Capítulo 15 - Professor historiador e seu papel na educação
Maria Carolina Magalhães Santos
José Pedro Boufleuer
Capítulo 16 - O brincar na perspectiva histórico-cultural: jogos de papéis e o desenvolvimento infantil
Naiana Ortiz Boeno
Marli Dallagnol Frison
Capítulo 17 - Reflexões sobre TDICS em livros didáticos e a constituição docente, em pesquisas disponíveis na BDTD
Naiára Berwaldt Wust
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 18 - Contribuições da Psicanálise Crítica para a ética na escola na Teoria da Complexidade
Nilo Mateus Anderson Fricke
Renan Zanon Bock
Capítulo 19 - A educação na perspectiva da intersubjetividade linguística: um contraponto ao seu alinhamento ao mundo do trabalho
Rosane da Rosa Porto
José Pedro Boufleuer
Capítulo 20 - “Ensinar a compreensão” com vistas à paz planetária: uma reflexão a partir de Edgar Morin
Silvana Raquel Batista
José Pedro Boufleuer
Sobre os autores