Textos Acadêmicos - Volume 5: Pesquisas e Escritas de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC)

Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/513/4ukoak6LKRBZ.pdf
 
O presente livro encontra-se em consonância dos anteriores, compondo o quinto volume da coleção “Escritas Acadêmicas em Educação nas Ciências”, reunindo textos sintetizados em capítulos que dão voz às pesquisas que estão em andamento, ou mesmo já concluídas, nos processos de mestrado e doutoramento dos seus autores. Dividida em 20 textos inéditos, há uma intrínseca vontade de todos os autores: socializar e, de certa, forma devolver à comunidade um pouco do que se pesquisa, entende e se reflete acerca da educação. Não que, se assume aqui uma responsabilidade de concluir os debates, mas em um movimento cíclico de tentativa de respostas, apontando aquilo que todo cientista faz em sua labuta diária, ou seja, abrindo mais questionamentos ao responder um primeiro.  Em especial, relembrando nosso estimado professor e inspiração, Mario Osorio Marques, a obra surge de um processo de buscas, leituras, reescritas e encantamentos, que, ao longo do processo de escrita desta obra, realizado a tantas mãos, nos alegra a possibilidade de divulgar aquilo que mais prezamos enquanto pesquisadores: nossas reflexões acadêmicas. Neste sentido convidamos você, caro leitor, a visitar cada um dos artigos deste livro. De antemão, nós, discentes, docentes e egressos do PPGEC Unijuí, nos sentimos honrados de poder contribuir, instigar e auxiliar na jornada acadêmica de cada um que abrir esse livro.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightDiego dos Santos Verri
  • keyboard_arrow_rightMaria Carolina Magalhães Santos
Sumário

Uma vocação suicida: à guisa de prefácio
Paulo Evaldo Fensterseifer

Apresentação
Diego dos Santos Verri
Maria Carolina Magalhães Santos

Capítulo 1 - Educação ambiental crítica e formação continuada de professores: perspectivas e desafios
Adalberto Freire da Silva
Vidica Bianchi

Capítulo 2 - Educação inclusiva sob o olhar da complexidade: a religação dos saberes na perspectiva da pessoa com deficiência
Ana Maria Pereira do Nascimento
Airton Adelar Mueller
Sidinei Pithan da Silva

Capítulo 3 - Complexidade, metamorfose e processo analítico: aproximações entre Edgar Morin e a psicanálise
Annamaria Machado Batista
Taiz Cristiane Speroni
Sidinei Pithan da Silva

Capítulo 4 - Atividade de ensino na educação superior: perspectivas de docentes com trajetória profissional paralela
Barbara Gündel
Cátia Maria Nehring 
Maria Cristina Pansera de Araújo 

Capítulo 5 - Pedagogia-em-Participação na Educação Infantil: em busca de uma Educação Democrática
Bruna Barboza Trasel Schönwald
Maria Regina Johann

Capítulo 6 - Formação de professores para a sensibilização socioambiental numa perspectiva interdisciplinar
Carla Maria Leidemer Bruxel
Vidica Bianchi 

Capítulo 7 - La formación integral y la educación CRESE en la enseñanza de la física: Una reflexión desde la práctica pedagógica universitaria
Cecilia Trujillo Huérfano 
Jonathan Mosquera
Maria Cristina Pansera de Araújo

Capítulo 8 - A “imaginação narrativa” na construção da identidade docente
Diego dos Santos Verri 
José Pedro Boufleuer

Capítulo 9 - Políticas públicas na promoção da alfabetização infantil: uma análise reflexiva
Jéssica Leindecker Dorneles 
Vidica Bianchi 

Capítulo 10 - O conhecimento científico e a educação: qual futuro?
Josemar Pedro Lorenzetti
Sidinei Pithan da Silva 

Capítulo 11 - Violência na escola, da escola e contra a escola e seus desdobramentos por meio do bullying e do cyberbullying: as faces da violência escolar
Juliana Campoy Miranda de Souza
Maria Simone Vione Schwengber

Capítulo 12 - O Pensamento computacional e sua inserção na educação básica: fundamentos e desafios na formação docente145
Laércio Francesconi
Maria Cristina Pansera de Araújo
Vitória Augusta Stragliotto Pascoal

Capítulo 13 - Do paradigma das essências à liquidez da pós-modernidade: uma reflexão crítica157
Luana Tainá Klein
Ivo dos Santos Canabarro
José Pedro Boufleuer

Capítulo 14 - A transferência no encontro pedagógico: uma leitura a partir do texto Sobre a psicologia do Colegial, de Sigmund Freud
Marcia Bernadete Moraes de Campos
Vânia Lisa Fischer Cossetin

Capítulo 15 - Professor historiador e seu papel na educação
Maria Carolina Magalhães Santos
José Pedro Boufleuer

Capítulo 16 - O brincar na perspectiva histórico-cultural: jogos de papéis e o desenvolvimento infantil
Naiana Ortiz Boeno
Marli Dallagnol Frison

Capítulo 17 - Reflexões sobre TDICS em livros didáticos e a constituição docente, em pesquisas disponíveis na BDTD
Naiára Berwaldt Wust 
Maria Cristina Pansera de Araújo 

Capítulo 18 - Contribuições da Psicanálise Crítica para a ética na escola na Teoria da Complexidade
Nilo Mateus Anderson Fricke
Renan Zanon Bock

Capítulo 19 - A educação na perspectiva da intersubjetividade linguística: um contraponto ao seu alinhamento ao mundo do trabalho
Rosane da Rosa Porto
José Pedro Boufleuer

Capítulo 20 - “Ensinar a compreensão” com vistas à paz planetária: uma reflexão a partir de Edgar Morin 
Silvana Raquel Batista
José Pedro Boufleuer

Sobre os autores


Ficha Técnica

T355   Textos acadêmicos : pesquisas e escritas de discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC) / organizadores: Diego dos Santos Verri, Maria Carolina Magalhães Santos. - Santo Ângelo : Ilustração, 2025.
244 p. ; 21 cm - (Coleção Escritas Acadêmicas em Educação nas Ciências; 5)
 
ISBN 978-65-6135-194-2
DOI 10.46550/978-65-6135-194-2
1. Educação. I. Verri, Diego dos Santos (org.). II. Santos, Maria Carolina Magalhães (org.).  
 
CDU: 37