A obra intitulada Textos Acadêmicos: Pesquisas e Escritas de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), Volume 4, faz parte de uma trajetória de escritas acadêmicas como modo de exercício de escrita e diálogo com acadêmicos, egressos e professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Trata-se de produções realizadas no âmbito do projeto “Produção de Textos Acadêmicos” o qual vem sendo desenvolvido desde 2014. Ao ler as diferentes temáticas abordadas nesta obra encontra se contribuições para refletir sobre uma formação reflexiva, humana, democrática e emancipatória, contribuído para uma educação de qualidade.
Eva Teresinha de Oliveira Boff
PREFÁCIO
Eva Teresinha de Oliveira Boff
APRESENTAÇÃO
Diego dos Santos Verri
Maria Carolina Magalhães Santos
Capítulo 1 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PARQUES ECOLÓGICOS URBANOS: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICAS
Adalberto Freire da Silva
Vidica Bianchi
Capítulo 2 - O CONCEITO PROPORCIONALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE PESQUISAS NA FORMA DE ARTIGO
Adriane Kis Schultz
Isabel Koltermann Battisti
Cátia Maria Nehring
Capítulo 3 - INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: SUPERANDO ESTIGMAS E PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO ÉTICA E EQUITATIVA
Alexa Fagundes dos Santos
Isabel Koltermann Battisti
Capítulo 4 - EDUCAÇÃO E BIOPOLÍTICA COMO MECANISMOS DE PODER: UMA ANÁLISE À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DE MICHEL FOUCAULT
Isabel Cristina Alves Moreira
Ana Laura Arnhold
Capítulo 5 - LINGUAGEM GRÁFICO-PLÁSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE UM CONTEXTO DE LETRAMENTO NA PRÉ-ESCOLA II
Bruna Barboza Trasel Schönwald
Maria Regina Johann
Capítulo 6 - GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: PERSPECTIVAS INICIAIS
Cássia Göttems Daruy
Fabiana Diniz Kurtz
Capítulo 7 - O FRAMEWORK TPACK E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMÉRICA LATINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Cláudia Elizandra Lemke
Maria Cristina Pansera-de-Araújo
Capítulo 8 - TECNOLOGIAS DA ESCOLA: UM RESGATE NECESSÁRIO
Diego dos Santos Verri
Luana Rodrigues dos Santos
Capítulo 9 - CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DA INFÂNCIA E SUAS INFLUÊNCIAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Diovana Machado da Silva
Vidica Bianchi
Capítulo 10 - AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Djéssi Carolina Krauspenhar Reffatti
Isabel Koltermann Battisti
Capítulo 11 - GESTÃO DEMOCRÁTICA: O PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR NA ESCOLA REPUBLICANA
Ester Elizabete Diniz
Fabiane da Silva Prestes
Capítulo 12 - AVALIAÇÕES EXTERNAS E MATRIZES DE REFERÊNCIA: ANÁLISE DE ENTENDIMENTOS APRESENTADOS POR UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Fabiane Dekeper Tabile Henschel
Isabel Koltermann Battisti
Cátia Maria Nehring
Capítulo 13 - PROCESSO AVALIATIVO EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: O FEEDBACK COMO UMA POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR APRENDIZAGENS E A (RE)ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Gabriel Fonsêca Vargas
Isabel Koltermann Battisti
Capítulo 14 - AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA: INFLUÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR
Janaíne Limberger
Isabel Koltermann Battisti
Capítulo 15 - ELAÇÕES ENTRE ADOLESCÊNCIA, PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E ATIVIDADES DE ESTUDO: COMUNICAÇÃO ÍNTIMA E PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Jaqueline Cacenote Maieron
Marli Dallagnol Frison
Capítulo 16 - HABILIDADE DE LEITURA NA DISTINÇÃO ENTRE FATO E OPINIÃO: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS DO 6º ANO NO SAME
Juliana Scheibner Dellafavera
Isabel Koltermann Battisti
Cátia Maria Nehring
Capítulo 17 - AS VIOLÊNCIAS VERBAIS E FÍSICAS ENTRE PARES NAS ESCOLAS
Juliana Campoy Miranda de Souza
Maria Simone Vione Schwengber
Capítulo 18 - MUTAÇÃO DO LAÇO SOCIAL E A SUBJETIVAÇÃO
Liége de Jesus da Silva
Daiane Luiza Lopes
Capítulo 19 - ESTOU DOCENTE. E AGORA? REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO E DO “SER” PROFESSOR
Maria Carolina Magalhães Santos
José Pedro Boufleuer
Capítulo 20 - ALFABETIZAR JÁ É LETRAR
Rosane da Rosa Porto
José Pedro Boufleuer
Capítulo 21 - PROCESSO FORMATIVO: TRAVESSIA INDISPENSÁVEL PARA SE CONSTITUIR PROFESSOR
Sabrina Corrêa da Silva
SOBRE OS AUTORES