Textos Acadêmicos: Pesquisas e Escritas de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC)

A obra intitulada Textos Acadêmicos: Pesquisas e Escritas de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), Volume 4, faz parte de uma trajetória de escritas acadêmicas como modo de exercício de escrita e diálogo com acadêmicos, egressos e professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Trata-se de produções realizadas no âmbito do projeto “Produção de Textos Acadêmicos” o qual vem sendo desenvolvido desde 2014. Ao ler as diferentes temáticas abordadas nesta obra encontra se contribuições para refletir sobre uma formação reflexiva, humana, democrática e emancipatória, contribuído para uma educação de qualidade.                                                                       

Eva Teresinha de Oliveira Boff

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightDiego dos Santos Verri
  • keyboard_arrow_rightMaria Carolina Magalhães Santos
  • keyboard_arrow_rightMarciele Dias Santos Cabeleira
Sumário

PREFÁCIO
Eva Teresinha de Oliveira Boff

APRESENTAÇÃO
Diego dos Santos Verri 
Maria Carolina Magalhães Santos

Capítulo 1 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PARQUES ECOLÓGICOS URBANOS: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICAS
Adalberto Freire da Silva
Vidica Bianchi

Capítulo 2 - O CONCEITO PROPORCIONALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE PESQUISAS NA FORMA DE ARTIGO
Adriane Kis Schultz
Isabel Koltermann Battisti
Cátia Maria Nehring

Capítulo 3 - INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: SUPERANDO ESTIGMAS E PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO ÉTICA E EQUITATIVA
Alexa Fagundes dos Santos
Isabel Koltermann Battisti

Capítulo 4 - EDUCAÇÃO E BIOPOLÍTICA COMO MECANISMOS DE PODER: UMA ANÁLISE À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DE MICHEL FOUCAULT
Isabel Cristina Alves Moreira
Ana Laura Arnhold

Capítulo 5 - LINGUAGEM GRÁFICO-PLÁSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE UM CONTEXTO DE LETRAMENTO NA PRÉ-ESCOLA II 
Bruna Barboza Trasel Schönwald
Maria Regina Johann

Capítulo 6 - GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: PERSPECTIVAS INICIAIS
Cássia Göttems Daruy 
Fabiana Diniz Kurtz

Capítulo 7 - O FRAMEWORK TPACK E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMÉRICA LATINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Cláudia Elizandra Lemke
Maria Cristina Pansera-de-Araújo

Capítulo 8 - TECNOLOGIAS DA ESCOLA: UM RESGATE NECESSÁRIO
Diego dos Santos Verri
Luana Rodrigues dos Santos

Capítulo 9 - CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DA INFÂNCIA E SUAS INFLUÊNCIAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Diovana Machado da Silva
Vidica Bianchi

Capítulo 10 - AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Djéssi Carolina Krauspenhar Reffatti
Isabel Koltermann Battisti

Capítulo 11 - GESTÃO DEMOCRÁTICA: O PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR NA ESCOLA REPUBLICANA
Ester Elizabete Diniz
Fabiane da Silva Prestes

Capítulo 12 - AVALIAÇÕES EXTERNAS E MATRIZES DE REFERÊNCIA: ANÁLISE DE ENTENDIMENTOS APRESENTADOS POR UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Fabiane Dekeper Tabile Henschel
Isabel Koltermann Battisti
Cátia Maria Nehring

Capítulo 13 - PROCESSO AVALIATIVO EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: O FEEDBACK COMO UMA POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR APRENDIZAGENS E A (RE)ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Gabriel Fonsêca Vargas
Isabel Koltermann Battisti

Capítulo 14 - AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA: INFLUÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR 
Janaíne Limberger
Isabel Koltermann Battisti

Capítulo 15 - ELAÇÕES ENTRE ADOLESCÊNCIA, PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E ATIVIDADES DE ESTUDO: COMUNICAÇÃO ÍNTIMA E PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Jaqueline Cacenote Maieron
Marli Dallagnol Frison

Capítulo 16 - HABILIDADE DE LEITURA NA DISTINÇÃO  ENTRE FATO E OPINIÃO: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS DO 6º ANO NO SAME
Juliana Scheibner Dellafavera
Isabel Koltermann Battisti
Cátia Maria Nehring

Capítulo 17 - AS VIOLÊNCIAS VERBAIS E FÍSICAS ENTRE PARES NAS ESCOLAS
Juliana Campoy Miranda de Souza 
Maria Simone Vione Schwengber

Capítulo 18 - MUTAÇÃO DO LAÇO SOCIAL E A SUBJETIVAÇÃO
Liége de Jesus da Silva
Daiane Luiza Lopes

Capítulo 19 - ESTOU DOCENTE. E AGORA? REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO E DO “SER” PROFESSOR
Maria Carolina Magalhães Santos
José Pedro Boufleuer

Capítulo 20 - ALFABETIZAR JÁ É LETRAR
Rosane da Rosa Porto
José Pedro Boufleuer

Capítulo 21 - PROCESSO FORMATIVO: TRAVESSIA INDISPENSÁVEL PARA SE CONSTITUIR PROFESSOR
Sabrina Corrêa da Silva 

SOBRE OS AUTORES 


Ficha Técnica

T355   Textos acadêmicos : pesquisas e escritas de discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC) / organizadores: Diego dos Santos Verri, Maria Carolina Magalhães Santos, Marciele Dias Santos Cabeleira. - Santo Ângelo : Ilustração, 2024.
340 p. ; 21 cm - (Coleção Escritas Acadêmicas em Educação nas Ciências; 4)
 
ISBN 978-65-6135-064-8
DOI 10.46550/978-65-6135-064-8
1. Educação. I. Verri, Diego dos Santos (org.). II. Santos, Maria Carolina Magalhães (org.). III. Cabeleira, Marciele Dias Santos (org.).  
 
CDU: 37