O livro, intitulado Temas em Educação VI: objetos de pesquisa em construção, é uma produção acadêmica resultante das discussões e problematizações do projeto de pesquisa de doutorandos (as) em educação na disciplina Seminário II, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PPGE-PUC Goiás. Esta é a sexta publicação que, desde a sua primeira versão, tem como objetivo divulgar o conhecimento científico no campo da educação em distintos espaços sociais e fortalecer a pesquisa e a produção acadêmica discente em coautoria com os orientadores de tese. Os dez capítulos que compõem este livro abordam um conjunto de reflexões acerca de diferentes objetos de estudo, cujos projetos de teses articulam-se a uma das três linhas de pesquisa do PPGE-PUC Goiás: 1 Educação, Sociedade e Cultura; 2 Teorias da Educação e Processos Pedagógicos; 3 Estado, Instituições e Políticas Educacionais, em consonância com os grupos de pesquisa e projetos dos professores orientadores.
APRESENTAÇÃO
Cláudia Valente Cavalcante
Beatriz Aparecida Zanatta
Maria Esperança Carneiro Fernandes
Capítulo 1 - O ESTATUTO DO ESTRANGEIRO À LUZ DAS TEORIAS CLÁSSICAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Brunna Thais Reis Sales
Cláudia Valente Cavalcante
Capítulo 2 - ANTONIO GRAMSCI E PIERRE BOURDIEU: APROXIMAÇÕES E DIÁLOGOS EM SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS
Iúri Ribeiro
Cláudia Valente Cavalcante
Capítulo 3 - MEMÓRIA DA UFG-REGIONAL JATAÍ: APROXIMAÇÕES COM A DIALÉTICA DA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA HISTÓRIA CULTURAL
Marliane Dias Silva
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Capítulo 4 - MARCOS FILOSÓFICO E METODOLÓGICO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL
Paulo Cesar Soares de Oliveira
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Capítulo 5 - AS RELAÇÕES DE PODER NO INTERIOR DA ESCOLA
Ancha Quimuenhe
Elianda Figueiredo Arantes Tiballi
Capítulo 6 - FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES: O QUE SÃO E COMO SÃO DEFINIDAS?
Daniel Junior de Oliveira
Raquel A. Marra da Madeira Freitas
Capítulo 7 - OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR
Elza Maria do Socorro da Silva
Lila Spadoni
Capítulo 8 - EDUCAÇÃO COMPARADA E TEORIA MARXISTA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE
Carlos Antônio Rocha
Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
Capítulo 9 - O ESTUDO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A PARTIR CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Luciana dos Santos Machado Baldoino
Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
Capítulo 10 - O PAPEL DA CONSCIÊNCIA METODOLÓGICA NAS AÇÕES DOS EDUCADORES E NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: IMPACTOS E CONHECIMENTOS ADVINDOS DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO APLICADAS ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS
Valéria Gouveia do Carmo Ferreira
Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
T278 Temas de educação VI [recurso eletrônico] : objetos de investigação em construção / organizadoras: Cláudia Valente Cavalcante ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
190 p.
ISBN 978-85-92890-40-7
DOI 10.46550/978-85-92890-40-7
1. Educação. 2. Práticas educativas. 3. Formação de professores. I. Cavalcante, Cláudia Valente (org.).
CDU: 37