Temas De Educação Vi: Objetos de investigação em construção

O livro, intitulado Temas em Educação VI: objetos de pesquisa em construção, é uma produção acadêmica resultante das discussões e problematizações do projeto de pesquisa de doutorandos (as) em educação na disciplina Seminário II, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PPGE-PUC Goiás. Esta é a sexta publicação que, desde a sua primeira versão, tem como objetivo divulgar o conhecimento científico no campo da educação em distintos espaços sociais e fortalecer a pesquisa e a produção acadêmica discente em coautoria com os orientadores de tese.  Os dez capítulos que compõem este livro abordam um conjunto de reflexões acerca de diferentes objetos de estudo, cujos projetos de teses articulam-se a uma das três linhas de pesquisa do PPGE-PUC Goiás: 1 Educação, Sociedade e Cultura; 2 Teorias da Educação e Processos Pedagógicos; 3 Estado, Instituições e Políticas Educacionais, em consonância com os grupos de pesquisa e projetos dos professores orientadores.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightCláudia Valente Cavalcante
  • keyboard_arrow_rightBeatriz Aparecida Zanatta
  • keyboard_arrow_rightMaria Esperança Fernandes
  • keyboard_arrow_rightBrunna Thais Reis Sales
Sumário

APRESENTAÇÃO
Cláudia Valente Cavalcante 
Beatriz Aparecida Zanatta 
Maria Esperança Carneiro Fernandes 

Capítulo 1 - O ESTATUTO DO ESTRANGEIRO À LUZ DAS TEORIAS CLÁSSICAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Brunna Thais Reis Sales  
Cláudia Valente Cavalcante  

Capítulo 2 - ANTONIO GRAMSCI E PIERRE BOURDIEU: APROXIMAÇÕES E DIÁLOGOS EM SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS
Iúri Ribeiro 
Cláudia Valente Cavalcante  

Capítulo 3 - MEMÓRIA DA UFG-REGIONAL JATAÍ: APROXIMAÇÕES COM A DIALÉTICA DA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA HISTÓRIA CULTURAL
Marliane Dias Silva 
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida 

Capítulo 4 - MARCOS FILOSÓFICO E METODOLÓGICO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL
Paulo Cesar Soares de Oliveira  
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida 

Capítulo 5 - AS RELAÇÕES DE PODER NO INTERIOR DA ESCOLA
Ancha Quimuenhe 
Elianda Figueiredo Arantes Tiballi 

Capítulo 6 - FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES: O QUE SÃO E COMO SÃO DEFINIDAS?
Daniel Junior de Oliveira 
Raquel A. Marra da Madeira Freitas 

Capítulo 7 - OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR
Elza Maria do Socorro da Silva 
Lila Spadoni 

Capítulo 8 - EDUCAÇÃO COMPARADA E TEORIA MARXISTA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE
Carlos Antônio Rocha 
Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita 

Capítulo 9 - O ESTUDO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A PARTIR CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Luciana dos Santos Machado Baldoino 
Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita 

Capítulo 10 - O PAPEL DA CONSCIÊNCIA METODOLÓGICA NAS AÇÕES DOS EDUCADORES E NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: IMPACTOS E CONHECIMENTOS ADVINDOS DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO APLICADAS ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS
Valéria Gouveia do Carmo Ferreira 
Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita 


Ficha Técnica

T278  Temas de educação VI [recurso eletrônico] : objetos de investigação em construção / organizadoras: Cláudia Valente Cavalcante ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
190 p.

ISBN 978-85-92890-40-7
DOI 10.46550/978-85-92890-40-7

1. Educação. 2. Práticas educativas. 3. Formação de professores. I. Cavalcante, Cláudia Valente (org.).                                 

CDU: 37