O título deste livro, Tecnologia Digital: relações e repercussões educativas, representa o que será abordado nas páginas que seguem: alguns cenários da Educação formal e informal em convergência com as Tecnologias Digitais (TD). Para isso, os autores, que são professores, pós-doutores, doutorandos e egressos de diferentes nacionalidades e instituições, do Brasil e da Espanha – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidad Autónoma de Madrid (UAM) e Universidade de Caxias do Sul (UCS) – apresentam suas reflexões e investigações sobre o tema, sistematizadas em capítulos.
PRÓLOGO EM PORTUGUÊS: CONECTANDO IDEIAS E PESSOAS
Adriana Ferreira Boeira
Alfonso García de la Vega
Carla Beatris Valentini
PRÓLOGO EM ESPANHOL: CONECTANDO IDEAS Y PERSONAS
Adriana Ferreira Boeira
Alfonso García de la Vega
Carla Beatris Valentini
PARTE I: EDUCAÇÃO OBRIGATÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Capítulo 1 - LEITURA DE CRIANÇAS POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS
Adriana Ferreira Boeira
Flávia Brocchetto Ramos
Capítulo 2 - VIVENCIAS SOCIO-ESPACIALES Y GEOTECNOLOGÍAS EN EDUCACIÓN INFANTIL
Marcos Chica Díaz
Jader Janer Moreira Lopes
Capítulo 3 - NICHO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ESPAÇO DE ENSINAR E APRENDER EM CONVIVÊNCIA POR MEIO DO ACOPLAMENTO TECNOLÓGICO
Graziela Rossetto Giron
Eliana Maria do Sacramento Soares
Capítulo 4 - PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MEDIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Leonardo Poloni
Eliana Maria do Sacramento Soares
Capítulo 5 - DE LA MÁQUINA VOLADORA DE DA VINCI A LA IMPRESORA 3D
Karen Isabel Pineda Moreno
PARTE II: EDUCAÇÃO SUPERIOR, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Capítulo 6 - RECURSOS DIDÁCTICOS DIGITALES EN GEOGRAFÍA: APLICACIÓN EDUCATIVA EN EL AULA
Alfonso García de la Vega
Capítulo 7 - UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ENVOLVENDO NARRATIVA E METACOGNIÇÃO
Marcelo Luis Fardo
Capítulo 8 - EL USO DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN EN EL LIVING HISTORY
Ana Sánchez Rico
Capítulo 9 - ¿SON LOS MUSEOS VIRTUALES UNA ALTERNATIVA A LOS MUSEOS FÍSICOS?
Daniela Derosas
Capítulo 10 - REALIDAD VIRTUAL Y REALIDAD AUMENTADA EN LA EDUCACIÓN DE PAISAJE EN EL ÁMBITO MUSEÍSTICO
Keumbee Lee
PARTE III: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EDUCATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Capítulo 11 - ACESSIBILIDADE EM TECNOLOGIA DIGITAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO: PESQUISA COM PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Carla Beatris Valentini
Cláudia Alquati Bisol
Luiza Frizzo de Godoy
Capítulo 12 - AUDIODESCRIÇÃO EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM ON-LINE: UM OLHAR SOBRE O OBJETO DE APRENDIZAGEM INCLUIR
Milena Schneid Eich
Capítulo 13 - DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE
Tatiele Bolson Moro
Ygor Correa
Capítulo 14 - MUSEO ACCESIBLE: COMO LA TECNOLOGÍA HACE QUE LA CULTURA SEA PATRIMONIO DE TODOS
Sabrina Armenio
SOBRE OS AUTORES
T255 Tecnologia digital : relações e repercussões educativas / organizadores: Adriana Ferreira Boeira, Alfonso García de la Vega, Carla Beatris Valentini. - Cruz Alta: Ilustração, 2022.
344 p. : il. ; 21 cm
Textos em português e espanhol
ISBN 978-85-92890-51-3
DOI 10.46550/978-85-92890-51-3
1. Tecnologias digitais. 2. Educação. 3. Realidade virtual. I.
Boeira, Adriana Ferreira (org.). II. García de la Vega, Alfonso (org.). III. Valentini, Carla Beatris (org.).
CDU: 37:004