Tecnologia Digital: Relações e repercussões educativas

O título deste livro, Tecnologia Digital: relações e repercussões educativas, representa o que será abordado nas páginas que seguem: alguns cenários da Educação formal e informal em convergência com as Tecnologias Digitais (TD). Para isso, os autores, que são professores, pós-doutores, doutorandos e egressos de diferentes nacionalidades e instituições, do Brasil e da Espanha – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidad Autónoma de Madrid (UAM) e Universidade de Caxias do Sul (UCS) – apresentam suas reflexões e investigações sobre o tema, sistematizadas em capítulos.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAdriana Ferreira Boeira
  • keyboard_arrow_rightAlfonso García de la Vega
  • keyboard_arrow_rightCarla Beatris Valentini
Sumário

PRÓLOGO EM PORTUGUÊS: CONECTANDO IDEIAS E PESSOAS
Adriana Ferreira Boeira 
Alfonso García de la Vega 
Carla Beatris Valentini  

PRÓLOGO EM ESPANHOL: CONECTANDO IDEAS Y PERSONAS
Adriana Ferreira Boeira 
Alfonso García de la Vega 
Carla Beatris Valentini

PARTE I: EDUCAÇÃO OBRIGATÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Capítulo 1 - LEITURA DE CRIANÇAS POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS
Adriana Ferreira Boeira 
Flávia Brocchetto Ramos 

Capítulo 2 - VIVENCIAS SOCIO-ESPACIALES Y GEOTECNOLOGÍAS EN EDUCACIÓN INFANTIL
Marcos Chica Díaz 
Jader Janer Moreira Lopes 

Capítulo 3 - NICHO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ESPAÇO DE ENSINAR E APRENDER EM CONVIVÊNCIA POR MEIO DO ACOPLAMENTO TECNOLÓGICO
Graziela Rossetto Giron 
Eliana Maria do Sacramento Soares 

Capítulo 4 - PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MEDIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Leonardo Poloni 
Eliana Maria do Sacramento Soares 

Capítulo 5 - DE LA MÁQUINA VOLADORA DE DA VINCI A LA IMPRESORA 3D
Karen Isabel Pineda Moreno 

PARTE II: EDUCAÇÃO SUPERIOR, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS 

Capítulo 6 - RECURSOS DIDÁCTICOS DIGITALES EN GEOGRAFÍA: APLICACIÓN EDUCATIVA EN EL AULA
Alfonso García de la Vega 

Capítulo 7 - UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ENVOLVENDO NARRATIVA E METACOGNIÇÃO
Marcelo Luis Fardo 

Capítulo 8 - EL USO DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN EN EL LIVING HISTORY
Ana Sánchez Rico 

Capítulo 9 - ¿SON LOS MUSEOS VIRTUALES UNA ALTERNATIVA A LOS MUSEOS FÍSICOS?
Daniela Derosas 

Capítulo 10 - REALIDAD VIRTUAL Y REALIDAD AUMENTADA EN LA EDUCACIÓN DE PAISAJE EN EL ÁMBITO MUSEÍSTICO
Keumbee Lee 

PARTE III: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EDUCATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Capítulo 11 - ACESSIBILIDADE EM TECNOLOGIA DIGITAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO: PESQUISA COM PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Carla Beatris Valentini 
Cláudia Alquati Bisol 
Luiza Frizzo de Godoy 

Capítulo 12 - AUDIODESCRIÇÃO EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM ON-LINE: UM OLHAR SOBRE O OBJETO DE APRENDIZAGEM INCLUIR
Milena Schneid Eich 

Capítulo 13 - DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE
Tatiele Bolson Moro 
Ygor Correa 

Capítulo 14 - MUSEO ACCESIBLE: COMO LA TECNOLOGÍA HACE QUE LA CULTURA SEA PATRIMONIO DE TODOS 
Sabrina Armenio 

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

T255 Tecnologia digital : relações e repercussões educativas / organizadores: Adriana Ferreira Boeira, Alfonso García de la Vega, Carla Beatris Valentini. - Cruz Alta: Ilustração, 2022.
344 p. : il. ; 21 cm

Textos em português e espanhol
ISBN 978-85-92890-51-3
DOI 10.46550/978-85-92890-51-3

1. Tecnologias digitais. 2. Educação. 3. Realidade virtual. I.
Boeira, Adriana Ferreira (org.). II. García de la Vega, Alfonso (org.). III. Valentini, Carla Beatris (org.).              

CDU: 37:004