Esta obra apresenta uma estratégia educacional que visa uma aprendizagem significativa para os estudantes da educação básica. A sequência didática propõe valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, entender suas necessidades, relacionar temas e colocar tudo isso em um planejamento articulado e organizado de atividades. A obra apresenta sequências didáticas que foram aplicadas junto aos estudantes para facilitar a compreensão do leitor e outras que estão estruturadas para serem aplicadas. Ambas as experiências compartilhadas estarão contribuindo como modelo a ser implementado. O educador busca inovar suas ações, aperfeiçoando sua práxis pedagógica. Os estudantes estarão transformando suas vivências num processo permanente de aprendizagem. Este livro é para você que acredita na força transformadora da educação.
APRESENTAÇÃO
Maria Cecília de Chiara Moço
Rosi Maria Prestes
Sequência Didática 1 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM BOTÂNICA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE UM HERBÁRIO DIDÁTICO
Camila Rezendo Carneiro
Luani de Ávila Reinheimer
Sérgio Luiz de Carvalho Leite
Sequência Didática 2 - E ESSE CHAZINHO AÍ, É DO QUE? O PENSAMENTO DECOLONIAL NO ENSINO DE BOTÂNICA
João Vítor de Oliveira Barbosa
Sequência Didática 3 - LUDICIDADE NO ENSINO DE BOTÂNICA: A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Edeilson Brito de Souza
Ruan Kelvin Mascarenhas de Oliveira
Sequência Didática 4 - COMO AS PLANTAS TRANSFORMAM A PAISAGEM? EXPLORANDO ÁREAS VERDES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Camila Rezendo Carneiro
João Vítor de Oliveira Barbosa
Edeilson Brito de Souza
Jéssica Bonelli Rodrigues Halberstadt
Rosi Maria Prestes
Geraldo Soares
Maria Cecília de Chiara Moço