A obra intitulada “Saberes Sociais: investigações e inquietações emergentes na contemporaneidade” discute questões culturais, econômicas, sociais, políticas, educacionais e ambientais, de forma interdisciplinar, que necessitam e um diálogo constante, instigando um problematizar nas diversas pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas mais variadas instituições educacionais brasileiras. Nesse sentido, este livro visa socializar provocações e inquietações de pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, de diferentes instituições de nível superior, tanto do estado do Rio Grande do Sul, quanto Paraná, Espírito Santo, e demais estados brasileiros.
APRESENTAÇÃO
Dieison Prestes da Silveira
Etyane Goulart Soares
Joselia Cristina Siqueira da Silva
Márcio Jean Malheiros Mendes
AS MÚLTIPLAS INTERFACES DA ATUAÇÃO DOCENTE: UM DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Dieison Prestes da Silveira
Joselia Cristina Siqueira da Silva
Marcio Jean Malheiros Mendes
Etyane Goulart Soares
Leonir Lorenzetti
EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO: A ADOLESCÊNCIA E SUAS DEMANDAS
Rodrigo Sanches-Rosa
Tatiane Delurdes de Lima-Berton
Michelle Popenga Geraim Monteiro
Araci Asinelli-Luz
A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: AFETIVIDADE, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO
Cátia da Silva Herter
Luciana de Lurdes de Oliveira da Silva
Mariele Aline Durigon
Sirlei de Lourdes Lauxen
NORMATIVAS RELACIONADAS À HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – HIS NO ORDENAMENTO DAS CIDADES
Leonardo Henrique de Carvalho
Patricia de Lima Chaves
Tarcisio Dorn de Oliveira
Cristhian Moreira Brum
HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – HIS NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DOS PRIMÓRDIOS ATÉ 2018
Ana Maria de Almeida Lunardi
Caroline Pertile Viana
Tarcisio Dorn de Oliveira
Cristhian Moreira Brum
O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE A INCLUSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO95
Tiago Barboza Solner
Alessandra Pedroso Carvalho
JUVENTUDE E VULNERABILIDADE SOCIAL: LEI DE APRENDIZAGEM COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO109
Valéria Gomes Carvalho Jantsch
Carla Rosane da Silva Tavares Alves
A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA ORDEM DO DIA: ENTRE CONFLITOS E POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
Vanessa Silva Souza
Lucas Gonçalves da Cunha
Tais Moreira Melo
REFLEXÕES A RESPEITO DA PESQUISA EM DIREITO COMPARADO NO BRASIL
Márcio Jean Malheiros Mendes
Antonio Escandiel de Souza
Amanda Karoline Schmitz
Tiago Anderson Brutti
Elizabeth Fontoura Dorneles
A GARANTIA DO DIREITO SOCIAL À SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Deivid Jonas Silva da Veiga
Geovane Barbosa
Ricardo Enrique Teixeira Facco
Joziele Santos
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CRÍTICA, FRENTE ÀS INFLUÊNCIAS DAS HIERARQUIAS SOCIAIS
Gabriele Marina Bertolassi
Jonas Antônio Bertolassi
Maicon Gonçalves Azevedo
UMA ANÁLISE ACERCA DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM UMA EDIFICAÇÃO PÚBLICA
Dagma Karine Malheiros Mendes
Ediane da Silva Bonaldo ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA E EAD: TRANSFORMANDO OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADOS POR TDIC’s DURANTE O AFASTAMENTO SOCIAL
Murillo Pereira Azevedo
Flávia Wosniak
CONTABILIDADE AMBIENTAL: DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL A PARTIR DA ÉTICA PROFISSIONAL
Vanessa Steigleder Neubauer
Ieda Márcia Donati Linck
Bruna Faccin Camargo
UM OLHAR A CULTURA NO HORIZONTE DA DEMOCRACIA
Vanessa Steigleder Neubauer
Ieda Márcia Donati Linck
Isadora Wayhs Cadore Virgolin
Gabriela Soares Gama
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA RESSIGNIFICAÇÃO DA CULTURA
Manuela Brito Tiburtino Camata
Joyce Rangel Cerillo
Lielle Serafim
Joselia Cristina Siqueira da Silva
S115 Saberes sociais : investigações e inquietações emergentes na contemporaneidade / organizadores: Dieison Prestes da Silveira ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
248 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-53-2
DOI: 10.46550/978-65-88362-53-2
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Políticas públicas. I. Silveira, Dieison Prestas da (org.).
CDU: 37