
A coletânea Saberes e Práticas Necessárias à Formação de professoras e professores, organizada pela Professora Maria Marly de Oliveira, é uma obra que emerge do compromisso ético e político com a transformação da educação, assumindo como horizonte a formação docente crítica, emancipadora e plural. A obra reúne contribuições de pesquisadoras e pesquisadores de distintas instituições e áreas do saber, unidas pela compreensão de que formar professoras e professores exige bem mais que transmitir conteúdos: exige escuta sensível, diálogo, amorosidade, engajamento social e epistemológico.
PREFÁCIO
Maria José de Sena
APRESENTAÇÃO
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 1 - A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE SABERES E PRÁTICAS EM PEDAGOGIA
Josiane Carla Medeiros de Sousa
Gilvaneide Ferreira de Oliveira
Francisco Nairon Monteiro Júnior
Capítulo 2 - TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM O ENFOQUE DAS CULTURAS ORGANIZACIONAIS ESCOLARES
Ana Luísa Tenório dos Santos
Marinaide Lima de Queiroz Freitas
Paulo Marinho
Valéria Campos Cavalcante
Capítulo 3 - O OLHAR INTERATIVO SEGUNDO A DEFINIÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA CONSTRUÍDA POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
João Justino Barbosa
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 4 - METODOLOGIAS COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA E OS IMPACTOS NO ENGAJAMENTO COGNITIVO DOCENTE
Climéria Beserra Ramalho
Maria Marly de Oliveira
Ernandes Rodrigues do Nascimento
Valdeluce Albuquerque e Silva
Capítulo 5 - PEDAGOGIA DO COTIDIANO: DIÁLOGO FREIREANO, COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR
Maria Teresa Melo Brandão Cavalcanti
Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 6 - CONTRIBUIÇÕES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA UMA APROXIMAÇÃO AO CONCEITO DE CURRÍCULO ESCOLAR NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Renata Carvalho da Silva
Edmaylsonn Jóia Leandro
Monica Lopes Folena Araújo
Carmen Roselaine de Oliveira Farias
Capítulo 7 - PAULO FREIRE E MARIA TERESA MANTOAN: UM DIÁLOGO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Waydja Cybelli Cavalcanti Correia
Hélio Beserra dos Anjos
Gilvaneide Ferreira de Oliviera
Capítulo 8 - DESAFIOS, IMPACTOS E MELHORIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CUMARU-PE
Crislaine Maria da Silva
Rita de Cássia Pessoa de Andrade
Erinalva Luciene de Oliveira Soares
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 9 - PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: UM OLHAR NA AMOROSIDADE PARA O “ENSINAR” NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO CAMPO
Iêda de Almeida Ribeiro Bacelar
Geraldo Jorge Barbosa de Moura
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 10 - ANÁLISE DA OBRA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE
Marília Nóbrega Pereira de Farias
Maria de Fátima Gomes da Silva
Capítulo 11 - PAULO FREIRE NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO DO ESTUDO IMANENTE NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE SÓLIDA
Sandra Regina Paz da Silva
Ciro de Oliveira Bezerra
Elione Maria Nogueira Diógenes
Capítulo 12 - FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O QUE SABEMOS E ENXERGAMOS NOS DISTRATORES DE UM ITEM
Renato Duarte Gomes
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 13 - PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: A EDUCAÇÃO COMO AMOR, ÉTICA E DIÁLOGO
Leane Pereira Cordeiro
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 14 - O INÉDITO VIÁVEL ATRAVÉS DA CONSONÂNCIA ENTRE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Claudio Roberto Felix do Nascimento
Maria Marly de Oliveira