Royalties Do Pré-Sal E Consensualismo Federativo

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Exploramos sem olhar a limites – e continuamos a explorar – recursos minerais, florestais e outros e depois queremos que os demais não procedam como nós. Temos de fazer profunda autocrítica, mudar de rumo e fazer ligação com todos os países em busca de melhor vida para os seus habitantes, cooperando e cuidando da saúde da nossa generosa Mãe Terra. 

A originalidade desta obra reside na sua abordagem integrada e transdisciplinar, que combina fundamentos de Direito Constitucional, Finanças Públicas, Ciência Política e Gestão Pública. Mais do que uma exposição teórica, o livro propõe caminhos concretos para a superação das disfunções actuais do modelo de distribuição dos royalties, oferecendo argumentos sólidos para reformadores institucionais, acadêmicos, gestores públicos e operadores do Direito. Ao contribuir para o debate sobre a repartição de competências e receitas no seio do federalismo brasileiro, esta obra reforça a premência de uma reforma que assegure não apenas maior justiça na partilha dos recursos do petróleo, mas também a promoção do desenvolvimento regional, a protecção do interesse público e a preservação da sustentabilidade intergeracional, devendo dar-se, como resulta do que dissemos no início, uma muito particular atenção a este aspecto. Ao fim, e com igual relevo, o espaço para além da academia que os autores assumem irá contribuir para a mobilização em torno do tema: Claride Chitolina Taffarel, na condição de vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, no Rio Grande do Sul; Guilherme Estima Giacobbo na atuação junto à Procuradoria Jurídica do Município de Rio Grande; e Ricardo Hermany, como advogado da Confederação Nacional de Municípios nas ações dos royalties no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal de Contas da União. É necessária, sim, a plena compreensão de que os royalties decorrentes de um recurso finito como o petróleo deve, de facto, refletir na melhoria dos indicadores sociais do Brasil e não no enriquecimento injustificado de poucos Entes subnacionais. Este constante diálogo entre os diferentes espaços de gestão, tanto aqui em Portugal, quanto no Brasil, é essencial para uma efectiva autonomia dos Entes locais e o fortalecimento da própria democracia.

António Cândido de Oliveira
Professor Catedrático da Universidade do Minho, Portugal.

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Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightClaridê Chitolina Taffarel
  • keyboard_arrow_rightGuilherme Estima Giacobbo
  • keyboard_arrow_rightRicardo Hermany
Sumário

NOTA DO EDITOR

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

1 ROYALTIES DO PRÉ-SAL E O TENSIONAMENTO FEDERATIVO MULTINÍVEL
1.1 Histórico dos royalties no Brasil
1.2 Regras de distribuição de royalties no Brasil
1.3 Royalties do pré-sal e a interface com a autonomia financeira local

2 A JUDICIALIZAÇÃO DA PARTILHA DOS ROYALTIES NO STF: DESAFIOS E IMPASSES FEDERATIVOS
2.1 O cenário pós-pré-sal e o estopim da judicialização da Lei 12.734/2012
2.1.1 O julgamento da adi 4.846 – Espírito Santo: como o stf decidiu em um caso análogo
2.2 A argumentação nos autos do controle concentrado de constitucionalidade
2.3 As intercorrências do stf para o julgamento das adis dos royalties e as consequências para o federalismo fiscal brasileiro
2.4 A posição do Tribunal de Contas da União acerca da disputa federativa dos royalties

3 O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E A BUSCA PELO CONSENSUALISMO: OS NOVOS HORIZONTES DA DISPUTA INTERFEDERATIVA123
3.1 Práticas consensuais no Supremo Tribunal Federal
3.2 Exemplos paradigmáticos relacionados ao Nusol
3.3 A busca por um consenso federativo: o federalismo cooperativo e a prática do consensualismo

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS


Ficha Técnica

T124r    Taffarel, Claridê Chitolina
Royalties do pré-sal e consensualismo federativo /  Claridê Chitolina Taffarel, Guilherme Estima Giacobbo, Ricardo Hermany. - Santo Ângelo : Ilustração, 2025.
185 p. ; 23 cm
 
ISBN 978-65-6135-123-2
DOI 10.46550/978-65-6135-123-2
 
1. Petróleo - Royalties - Brasil. 2. Petróleo - Legislação - Brasil. I. Giacobbo, Guilherme Estima II. Hermany, Ricardo III. Título   
  
CDU: 665.6:34