A obra oferece importante contribuição ao rememorar princípios e argumentos de Condorcet sobre temas que, passados mais de dois séculos, continuam no centro dos debates democráticos republicanos. Honrado pelo convite para apresentar seu livro, escrevi notas sobre: considerações éticas e políticas que impregnam vida e obra de Condorcet; influências e apropriações conceituais relacionadas com noções e experiências morais e políticas da era Greco-Romana, do Renascimento, da tradição racionalista e, em especial, de insights de pensadores políticos dos séculos 17 e 18 acerca das formas de governo. Por fim, as últimas quatro notas destacam aspectos do tema república/instrução em Condorcet, nos regimes totalitários, na Guerra Fria e em nossas circunstâncias.
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - SENTIMENTOS MORAIS E PRINCÍPIOS REPUBLICANOS
1 Racionalidade Comum e Sentimentos Morais
2 Princípios Racionais e Direitos Naturais
3 A Inconveniência de Enganar o Povo
CAPÍTULO II - REVOLUÇÕES SOCIAIS E REPUBLICANISMO
1 O Exemplo das Repúblicas dos Estados Unidos da América e da França
2 Igualdade, Liberdade e Bem-Estar Comum
3 Legislação, Despotismo e Laicismo
CAPÍTULO III - INSTITUIÇÃO DO CIDADÃO E EDUCAÇÃO REPUBLICANA
1 Instrução Pública e Educação
2 Conhecimentos Elementares e Graus de Instrução
3 Moral e Cidadania
CAPÍTULO IV - ASPECTOS ATUAIS DA EDUCAÇÃO REPUBLICANA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ÍNDICE REMISSIVO
S586e Brutti, Tiago A. República e instrução pública : implicações morais e políticas das apostas de Condorcet / Tiago A. Brutti. - Cruz Alta: Ilustração, 2021.
207 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-65-5
DOI: 10.46550/978-65-88362-65-5
1. Educação - Finalidades e objetivos. 2. Filosofia política. 3. Condorcet, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, Marquês de,
1743-1794. I. Título
CDU: 37.01