
Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/449/BxAb9JYIigEY.pdf
Vivemos em um mundo marcado por rápidas transformações tecnológicas, que tornam urgente a inserção do pensamento computacional e das tecnologias nas aulas de Educação Básica e Superior. Refletir sobre esses temas é fundamental, pois nos leva a investigar práticas que respondam a essas demandas adequadamente. Por isso, é com muita satisfação que apresentamos aos professores, estudantes e demais interessados o livro “Repensando a formação docente com o pensamento computacional”, uma obra que busca discutir as características e o desenvolvimento do pensamento computacional no processo de escolarização dos sujeitos. Nesta coletânea, reunimos estudos teóricos e práticos, nacionais e internacionais, que trazem novos olhares e contribuições para compreender o papel do pensamento computacional na formação de professores. A leitura deste é provocativa, feita para acolher os debates contemporâneos e, ao mesmo tempo, oferecer uma linguagem acessível que amplie o entendimento sobre o tema e suas conexões com a formação docente.
Apresentação
Maria Cristina Pansera de Araújo
Denilson Rodrigues da Silva
Fabiana Diniz Kurtz da Silva
Capítulo 1 - Pensamento computacional na formação de professores da educação básica: conceitos, características e potencialidades para o século XXI
Denilson Rodrigues da Silva
Capítulo 2 - Fundamentos do Pensamento Computacional na perspectiva histórico-cultural
Denilson Rodrigues da Silva
Maria Cristina Pansera de Araújo
Fabiana Diniz Kurtz
Capítulo 3 - Um panorama global da formação de professores em pensamento computacional
Denilson Rodrigues da Silva
Capítulo 4 - Para além dos algoritmos: uma perspectiva vigotskiana e decolonial para o pensamento computacional na formação docente
Fabiana Diniz Kurtz
Pâmela Schmalz
Daiana Dal Ros
Capítulo 5 - Repensando o framework TPACK e sua relação com o desenvolvimento do Pensamento Computacional
Fabiana Diniz Kurtz
Capítulo 6 - Concepções de professores da educação básica sobre pensamento computacional e implicações nas práticas pedagógicas alinhadas ao TPACK
Cláudia Elizandra Lemke
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 7 - Pensamento Computacional (PC) na formação de professores: uma análise dialética das compreensões de tecnologia
Adão Caron Cambraia
Marcos Régis Penno
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 8 - Gamificação e Pensamento Computacional na formação docente: entre desafios, narrativas e engajamento
Cássia Göttems Daruy
Fabiana Diniz Kurtz
Capítulo 9 - Desenvolvendo o pensamento computacional através da robótica: aprendizagem significativa e criatividade na educação do século XXI
Daniel Tiago Kraemer
Denilson Rodrigues da Silva
Capítulo 10 - Paper Transcript: pensamento computacional na educação básica brasileira: uma síntese reflexiva sobre oportunidades, desafios e a tônica da formação docente
Graziela Guarda
Link e QR Code para o Podcast Vozes da Docência e Tecnologia
Sobre os autores
Sobre os organizadores