Repensando A Formação Docente Com O Pensamento Computacional

Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/449/BxAb9JYIigEY.pdf

Vivemos em um mundo marcado por rápidas transformações tecnológicas, que tornam urgente a inserção do pensamento computacional e das tecnologias nas aulas de Educação Básica e Superior. Refletir sobre esses temas é fundamental, pois nos leva a investigar práticas que respondam a essas demandas adequadamente. Por isso, é com muita satisfação que apresentamos aos professores, estudantes e demais interessados o livro “Repensando a formação docente com o pensamento computacional”, uma obra que busca discutir as características e o desenvolvimento do pensamento computacional no processo de escolarização dos sujeitos. Nesta coletânea, reunimos estudos teóricos e práticos, nacionais e internacionais, que trazem novos olhares e contribuições para compreender o papel do pensamento computacional na formação de professores. A leitura deste é provocativa, feita para acolher os debates contemporâneos e, ao mesmo tempo, oferecer uma linguagem acessível que amplie o entendimento sobre o tema e suas conexões com a formação docente. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightDenilson Rodrigues da Silva
  • keyboard_arrow_rightMaria Cristina Pansera de Araújo
  • keyboard_arrow_rightFabiana Diniz Kurtz
Sumário

Apresentação
Maria Cristina Pansera de Araújo
Denilson Rodrigues da Silva
Fabiana Diniz Kurtz da Silva

Capítulo 1 - Pensamento computacional na formação de professores da educação básica: conceitos, características e potencialidades para o século XXI
Denilson Rodrigues da Silva

Capítulo 2 - Fundamentos do Pensamento Computacional na perspectiva histórico-cultural 
Denilson Rodrigues da Silva
Maria Cristina Pansera de Araújo
Fabiana Diniz Kurtz

Capítulo 3 - Um panorama global da formação de professores em pensamento computacional
Denilson Rodrigues da Silva

Capítulo 4 - Para além dos algoritmos: uma perspectiva vigotskiana e decolonial para o pensamento computacional na formação docente
Fabiana Diniz Kurtz
Pâmela Schmalz
Daiana Dal Ros

Capítulo 5 - Repensando o framework TPACK e sua relação com o desenvolvimento do Pensamento Computacional
Fabiana Diniz Kurtz

Capítulo 6 - Concepções de professores da educação básica sobre pensamento computacional e implicações nas práticas pedagógicas alinhadas ao TPACK
Cláudia Elizandra Lemke
Maria Cristina Pansera de Araújo

Capítulo 7 - Pensamento Computacional (PC) na formação de professores: uma análise dialética das compreensões de tecnologia
Adão Caron Cambraia
Marcos Régis Penno
Maria Cristina Pansera de Araújo

Capítulo 8 - Gamificação e Pensamento Computacional na formação docente: entre desafios, narrativas e engajamento
Cássia Göttems Daruy
Fabiana Diniz Kurtz

Capítulo 9 - Desenvolvendo o pensamento computacional através da robótica: aprendizagem significativa e criatividade na educação do século XXI
Daniel Tiago Kraemer
Denilson Rodrigues da Silva

Capítulo 10 - Paper Transcript: pensamento computacional na educação básica brasileira: uma síntese reflexiva sobre oportunidades, desafios e a tônica da formação docente
Graziela Guarda

Link e QR Code para o Podcast Vozes da Docência e Tecnologia

Sobre os autores

Sobre os organizadores


Ficha Técnica

R425   Repensando a formação docente com o pensamento computacional [recurso eletrônico] / organizadores: Denilson Rodrigues da Silva, Maria Cristina Pansera de Araújo, Fabiana Diniz Kurtz. - Santo Ângelo : Ilustração, 2025.
263 p. : il.
 
ISBN 978-65-6135-133-1
DOI 10.46550/978-65-6135-133-1
1. Formação docente. 2. Pensamento computacional. I. Silva, Denilson Rodrigues da (org.). II. Araújo, Maria Cristina Pansera de (org.). III. Kurtz, Fabiana Diniz (org.)   
 
CDU: 371.13:004