Reflexões Sobre Saberes E Práticas Em Educação Ambiental: Volume 1

O livro “Reflexões sobre Saberes e Práticas em Educação Ambiental” traduz um modo de pensar e viver o sentido da educação ambiental no adentrar do século XXI. Representa a força de um coletivo pensante que reflete profundamente sobre os principais conceitos que definem a abordagem, bem como busca desenvolvê-la no contexto de práticas educativas na escola. O resultado da obra permite compreender o alcance e o potencial tanto da proposta de uma educação ambiental crítica e popular, como seus modos pedagógicos de construção, e sua intencionalidade de construir uma cidadania responsável. O livro, sobretudo, é um legado de esperança e de ação, promessa e testemunho de uma semente que acredita na refundação de um novo paradigma na relação entre humanidade, sociedade e ambiente. Ao buscar evidenciar os limites do antropocentrismo moderno, e investir numa ideia biocêntrica, recoloca na agenda a necessidade de uma nova política civilizatória, a qual tem as questões socioambientais como instâncias centrais e determinantes para o novo paradigma nascente. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightMarciele Dias Santos Cabeleira
  • keyboard_arrow_rightVidica Bianchi
Sumário

PREFÁCIO 
Maria Cristina Pansera-de-Araújo

APRESENTAÇÃO
Marciele Dias Santos Cabeleira 
Vidica Bianchi 

Parte I - ABORDAGENS DA TEMÁTICA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Capítulo 1 - PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES DA PRÁXIS E FORMAÇÃO CONTINUADA
Marciele Dias Santos Cabeleira 
Vidica Bianchi 

Capítulo 2 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSERIDA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO
Simone Aires da Silva 
Elen Fabiane Garrot Pinheiro 

Capítulo 3 - TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DE FORMA INTERDISCIPLINAR
Marciele Dias Santos Cabeleira 
Carla Maria Leidemer Bruxel 
Jéssica Puhl Dalberto 

Capítulo 4 - SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Adalberto Freire da Silva 

Capítulo 5 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA ESCOLA DO CAMPO: A HORTA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGENS INTERDISCIPLINARES SIGNIFICATIVAS E SUSTENTÁVEIS
Nairana Becker Vergutz  
Marciele Dias Santos Cabeleira 
Vidica Bianchi 
Bruna Laís Dalcin Ott 

Capítulo 6 - VIVÊNCIAS LÚDICAS NA NATUREZA: POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS 
Diessica Michelson Martins 
Julia Stiebbe Callai 
Marina Krauser Droppa 
Priscila Luana Czicheski Schutz Stamboroski 

Capítulo 7 - A INTER-RELAÇÃO DA NATUREZA COMO POTENCIALIZADORA DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Paula Rannov 
Carla Maria Leidemer Bruxel 
Jéssica Puhl Dalberto 
Nairana Becker Vergutz 

Capítulo 8 - PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA BNCC
Diovana Machado da Silva 
Roberto Carbonera 
Vidica Bianchi 

Capítulo 9 - CONHECIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AGROTÓXICOS E QUESTÕES AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE PRANCHITA-PR
Ilda de Franceschi Fellipetto  
Maria Cristina Pansera de Araújo 

Parte II - ASPECTOS TEÓRICOS E PROPOSIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS

Capítulo 10 - O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS SOBRE A DOCÊNCIA
Marciele Dias Santos Cabeleira 
Vidica Bianchi 
Eulália Beschorner Marin 

Capítulo 11 - O ENFOQUE SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS A PARTIR DO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRGS
André Slaviero 
Maurícius Selvero Pazinato 

Capítulo 12 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS CORPORAIS NA NATUREZA PARA A PRÁXIS DOCENTE
Julia Stiebbe Callai 
Diessica Michelson Martins 
Mauro Bertollo 

Capítulo 13 - ABORDAGENS AMBIENTAIS NO LIVRO “CORONA VÍRUS”: EXPLORANDO A PANDEMIA QUE MUDOU O MUNDO
Ana Laura Arnhold  
Ulisses Stefanello Karnikowski  
Jamile Tábata Balestrin Konageski 

Capítulo 14 - SABER AMBIENTAL E A RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS NO TRABALHO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APORTES DA AGENDA 2030
Daniel Rubens Cenci 
Cleusa Maria Rossini 
Anna Paula Bagetti Zeifert 

Capítulo 15 - OS IMPACTOS DAS QUEIMADAS NO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA
Marlo France Fonseca de Sousa 
Alisson Vercelino Beerbaum 
Eva Teresinha de Oliveira Boff  

Capítulo 16 - (RE)EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DO "BUEN VIVIR"
Fabiane da Silva Prestes 
Daniel Rubens Cenci  

Capítulo 17 - OS COMPOSTOS PERFLUORADOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL
Aline Sobierai Ponzoni 
Camila Greff Passos 
Carla Sirtori 

Capítulo 18 - GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ: UM DIÁLOGO ATRAVÉS DAS GEOTECNOLOGIAS
Dione Beatris Salviano 
Nicolas Cortes Granville 
Paula Terres Carvalho 
Sigfran da Silva Santana 

Capítulo 19 - A CIDADANIA COMO REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Rosemeri Lazzari 
Marciele Dias Santos Cabeleira 
Vidica Bianchi 

SOBRE OS AUTORES

SOBRE AS ORGANIZADORAS


Ficha Técnica

R332    Reflexões sobre saberes e práticas em educação ambiental /  organizadoras : Marciele Dias Santos Cabeleira, Vidica Bianchi. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
v. 1. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-91-4
DOI 10.46550/978-65-88362-91-4

1. Educação ambiental. I. Cabeleira, Marciele Dias Santos (org.). II. Bianchi, Vidica (org.).        

CDU: 504:37