O livro “Reflexões sobre Saberes e Práticas em Educação Ambiental” traduz um modo de pensar e viver o sentido da educação ambiental no adentrar do século XXI. Representa a força de um coletivo pensante que reflete profundamente sobre os principais conceitos que definem a abordagem, bem como busca desenvolvê-la no contexto de práticas educativas na escola. O resultado da obra permite compreender o alcance e o potencial tanto da proposta de uma educação ambiental crítica e popular, como seus modos pedagógicos de construção, e sua intencionalidade de construir uma cidadania responsável. O livro, sobretudo, é um legado de esperança e de ação, promessa e testemunho de uma semente que acredita na refundação de um novo paradigma na relação entre humanidade, sociedade e ambiente. Ao buscar evidenciar os limites do antropocentrismo moderno, e investir numa ideia biocêntrica, recoloca na agenda a necessidade de uma nova política civilizatória, a qual tem as questões socioambientais como instâncias centrais e determinantes para o novo paradigma nascente.
PREFÁCIO
Maria Cristina Pansera-de-Araújo
APRESENTAÇÃO
Marciele Dias Santos Cabeleira
Vidica Bianchi
Parte I - ABORDAGENS DA TEMÁTICA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Capítulo 1 - PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES DA PRÁXIS E FORMAÇÃO CONTINUADA
Marciele Dias Santos Cabeleira
Vidica Bianchi
Capítulo 2 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSERIDA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO
Simone Aires da Silva
Elen Fabiane Garrot Pinheiro
Capítulo 3 - TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DE FORMA INTERDISCIPLINAR
Marciele Dias Santos Cabeleira
Carla Maria Leidemer Bruxel
Jéssica Puhl Dalberto
Capítulo 4 - SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Adalberto Freire da Silva
Capítulo 5 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA ESCOLA DO CAMPO: A HORTA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGENS INTERDISCIPLINARES SIGNIFICATIVAS E SUSTENTÁVEIS
Nairana Becker Vergutz
Marciele Dias Santos Cabeleira
Vidica Bianchi
Bruna Laís Dalcin Ott
Capítulo 6 - VIVÊNCIAS LÚDICAS NA NATUREZA: POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS
Diessica Michelson Martins
Julia Stiebbe Callai
Marina Krauser Droppa
Priscila Luana Czicheski Schutz Stamboroski
Capítulo 7 - A INTER-RELAÇÃO DA NATUREZA COMO POTENCIALIZADORA DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Paula Rannov
Carla Maria Leidemer Bruxel
Jéssica Puhl Dalberto
Nairana Becker Vergutz
Capítulo 8 - PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA BNCC
Diovana Machado da Silva
Roberto Carbonera
Vidica Bianchi
Capítulo 9 - CONHECIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AGROTÓXICOS E QUESTÕES AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE PRANCHITA-PR
Ilda de Franceschi Fellipetto
Maria Cristina Pansera de Araújo
Parte II - ASPECTOS TEÓRICOS E PROPOSIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS
Capítulo 10 - O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS SOBRE A DOCÊNCIA
Marciele Dias Santos Cabeleira
Vidica Bianchi
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 11 - O ENFOQUE SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS A PARTIR DO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRGS
André Slaviero
Maurícius Selvero Pazinato
Capítulo 12 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS CORPORAIS NA NATUREZA PARA A PRÁXIS DOCENTE
Julia Stiebbe Callai
Diessica Michelson Martins
Mauro Bertollo
Capítulo 13 - ABORDAGENS AMBIENTAIS NO LIVRO “CORONA VÍRUS”: EXPLORANDO A PANDEMIA QUE MUDOU O MUNDO
Ana Laura Arnhold
Ulisses Stefanello Karnikowski
Jamile Tábata Balestrin Konageski
Capítulo 14 - SABER AMBIENTAL E A RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS NO TRABALHO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APORTES DA AGENDA 2030
Daniel Rubens Cenci
Cleusa Maria Rossini
Anna Paula Bagetti Zeifert
Capítulo 15 - OS IMPACTOS DAS QUEIMADAS NO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA
Marlo France Fonseca de Sousa
Alisson Vercelino Beerbaum
Eva Teresinha de Oliveira Boff
Capítulo 16 - (RE)EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DO "BUEN VIVIR"
Fabiane da Silva Prestes
Daniel Rubens Cenci
Capítulo 17 - OS COMPOSTOS PERFLUORADOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL
Aline Sobierai Ponzoni
Camila Greff Passos
Carla Sirtori
Capítulo 18 - GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ: UM DIÁLOGO ATRAVÉS DAS GEOTECNOLOGIAS
Dione Beatris Salviano
Nicolas Cortes Granville
Paula Terres Carvalho
Sigfran da Silva Santana
Capítulo 19 - A CIDADANIA COMO REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Rosemeri Lazzari
Marciele Dias Santos Cabeleira
Vidica Bianchi
SOBRE OS AUTORES
SOBRE AS ORGANIZADORAS
R332 Reflexões sobre saberes e práticas em educação ambiental / organizadoras : Marciele Dias Santos Cabeleira, Vidica Bianchi. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
v. 1. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-91-4
DOI 10.46550/978-65-88362-91-4
1. Educação ambiental. I. Cabeleira, Marciele Dias Santos (org.). II. Bianchi, Vidica (org.).
CDU: 504:37