Reflexões Sobre Ensino E Aprendizagem Por Meio De Estratégias E Experiências Pedagógicas Inovadoras

O título “Reflexões sobre ensino e aprendizagem por meio de estratégias e experiências pedagógicas inovadoras” traz consigo a perspectiva de um livro elaborado a partir de ideias contemporâneas que podem assumir o seu diferencial na educação. Logo, a palavra inovação, citada no  título, carrega um significativo valor. Nos capítulos presentes nesta obra são citadas produções de ideias efetivamente novas e com um significado importante que se assemelha ao termo inovação. Os capítulos proferidos – que foram construídos com muito empenho – servirão como uma referência para a atualidade, abrindo um espaço de discernimento de novos conhecimentos sobre a educação.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightRebeca Freitas Ivanicska
  • keyboard_arrow_rightBruna Beatriz da Rocha
  • keyboard_arrow_rightCristina Rezende Eliezer
Sumário

PREFÁCIO
Bruna Beatriz da Rocha

APRESENTAÇÃO 
Rebeca Freitas Ivanicska

A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO  DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Cristina Rezende Eliezer
Alex Junior Bilhoto de Faria
Daniel Araújo de Assis 
Túlio Almeida Rocha Pires 

FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO: CONCEPÇÕES E RELATOS DE UM EVENTO INTERDISCIPLINAR QUE INCENTIVA REFLEXÕES PARA UM ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE
Régis Vinícius Alves de Abreu
Sílvio Geraldo Ferreira da Silva  
Francislainy Natália da Silva 
Marcela Aparecida de Paula 

A POSTURA NEORREALISTA NO FILME ROMA CIDADE ABERTA: LIMITES E POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Larissa Cardoso Oliveira 
Luciana Azevedo Rodrigues 
Marllon Moreti de Souza Rosa
Márcio Norberto Farias  

FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA: CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Amanda Naves Rodrigues  
Francislaine Ávila de Souza  
Helaina de Fátima Vinhas Pereira
Teciene Cássia de Souza 

O JORNAL MURAL COMO UM RECURSO EDUCOMUNICATIVO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Jenifer Poliana Marques Milagres  
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino 
Cíntia Lúcia de Lima 

UMA DISCUSSÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE   PROFESSORES ALFABETIZADORES
Lívia de Souza Tanus Azarias
Gilmara Jackeline Rezende Carvalho
Vanderleia das Dores Silva Liberato
Francislaine Ávila de Souza

QUE TAL FALARMOS SOBRE CORPOREIDADE, LUDICIDADE E DEFICIÊNCIA?
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino
Cíntia Lúcia de Lima 
Liziene Aparecida de Lima
Natália Conceição Aparecida Braga

FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA 
Eva Flávia de Oliveira da Silva
Flávia Patrícia Rodrigues de Souza

DOCENTES EM FORMAÇÃO: TECNOLOGIAS, ENSINO E LINGUAGENS 
Daniely Maria dos Santos

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS, CONSIDERANDO O USO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 
Régis Vinícius Alves de Abreu 
Sílvio Geraldo Ferreira da Silva
Rita de Cássia Suart

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES EM TEMPOS PANDÊMICOS
Drieli Cristina de Alcantara Rodrigues 
Dayana Avelino Souza
Bianca de Oliveira Maia
PNAIC: UMA AÇÃO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Érika Giuliana Rodrigues Pires Pinto
 Joselma Silva  
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Giovanna Rodrigues Cabral

O VALOR DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA SOBRE AS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 
Ana Carolina Felix Fortes Carnevale
Cristiane Inácia Rezende
 Scheila Espindola Antunes

POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: A INTERSETORIALIDADE PARA UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO 
Stenio Luz Barbosa Xavier

UM ESTUDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Jaqueline Cristina da Silva Carvalho Barbosa

UM ESTUDO SOBRE EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, SEGUNDO  JEAN PIAGET
Jaqueline Cristina da Silva Carvalho Barbosa
Joice Cristina da Silva Carvalho

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ÂMBITO DO PRÉ-UNI/ UFLA 
Larissa Cardoso Oliveira
Guilherme Valdir Marchiori da Silva
 Patrick Luiz Barreto Soares 
Giovanna Rodrigues Cabral 

PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS   PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Vitor Hugo Santos Rezende
Deivison Ribeiro Oliveira
Iarni Martins Gonçalves
Luan Pereira Fonseca

CHARGE E SEU CARÁTER REFLEXIVO: A TEORIA QUEER É A “COISA ESTRANHA” QUE PODE FAZER A DIFERENÇA NA SOCIEDADE
Daniela Aparecida de Melo Costa 
 Rebeca Freitas Ivanicska 
 Bruna Beatriz da Rocha 
Mayra Alejandra Contreras Madrigal 

EDUCAÇÃO E REFLEXÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Marcelino da Costa Ramos

POSFÁCIO
Alex Junior Bilhoto Faria

Sobre as organizadoraS 


Ficha Técnica

R332  Reflexões sobre ensino e aprendizagem por meio de estratégias e experiências pedagógicas inovadoras / organizadoras : Cristina Rezende Eliezer, Bruna Beatriz da Rocha, Rebeca Freitas Ivanicska. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
292 p. ; 23 cm

ISBN 978-65-88362-10-5
DOI: 10.46550/978-65-88362-10-5 

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Formação de professores. 4. Inovação. I. Eliezer, Cristina Rezende (org.). II. 
    Rocha, Bruna Beatriz da (org.). III. Ivanicska, Rebeca Freitas (org.).  
                   

CDU: 37