O título “Reflexões sobre ensino e aprendizagem por meio de estratégias e experiências pedagógicas inovadoras” traz consigo a perspectiva de um livro elaborado a partir de ideias contemporâneas que podem assumir o seu diferencial na educação. Logo, a palavra inovação, citada no título, carrega um significativo valor. Nos capítulos presentes nesta obra são citadas produções de ideias efetivamente novas e com um significado importante que se assemelha ao termo inovação. Os capítulos proferidos – que foram construídos com muito empenho – servirão como uma referência para a atualidade, abrindo um espaço de discernimento de novos conhecimentos sobre a educação.
PREFÁCIO
Bruna Beatriz da Rocha
APRESENTAÇÃO
Rebeca Freitas Ivanicska
A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Cristina Rezende Eliezer
Alex Junior Bilhoto de Faria
Daniel Araújo de Assis
Túlio Almeida Rocha Pires
FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO: CONCEPÇÕES E RELATOS DE UM EVENTO INTERDISCIPLINAR QUE INCENTIVA REFLEXÕES PARA UM ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE
Régis Vinícius Alves de Abreu
Sílvio Geraldo Ferreira da Silva
Francislainy Natália da Silva
Marcela Aparecida de Paula
A POSTURA NEORREALISTA NO FILME ROMA CIDADE ABERTA: LIMITES E POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Larissa Cardoso Oliveira
Luciana Azevedo Rodrigues
Marllon Moreti de Souza Rosa
Márcio Norberto Farias
FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA: CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Amanda Naves Rodrigues
Francislaine Ávila de Souza
Helaina de Fátima Vinhas Pereira
Teciene Cássia de Souza
O JORNAL MURAL COMO UM RECURSO EDUCOMUNICATIVO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Jenifer Poliana Marques Milagres
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino
Cíntia Lúcia de Lima
UMA DISCUSSÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Lívia de Souza Tanus Azarias
Gilmara Jackeline Rezende Carvalho
Vanderleia das Dores Silva Liberato
Francislaine Ávila de Souza
QUE TAL FALARMOS SOBRE CORPOREIDADE, LUDICIDADE E DEFICIÊNCIA?
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino
Cíntia Lúcia de Lima
Liziene Aparecida de Lima
Natália Conceição Aparecida Braga
FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA
Eva Flávia de Oliveira da Silva
Flávia Patrícia Rodrigues de Souza
DOCENTES EM FORMAÇÃO: TECNOLOGIAS, ENSINO E LINGUAGENS
Daniely Maria dos Santos
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS, CONSIDERANDO O USO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Régis Vinícius Alves de Abreu
Sílvio Geraldo Ferreira da Silva
Rita de Cássia Suart
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES EM TEMPOS PANDÊMICOS
Drieli Cristina de Alcantara Rodrigues
Dayana Avelino Souza
Bianca de Oliveira Maia
PNAIC: UMA AÇÃO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Érika Giuliana Rodrigues Pires Pinto
Joselma Silva
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Giovanna Rodrigues Cabral
O VALOR DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA SOBRE AS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Carolina Felix Fortes Carnevale
Cristiane Inácia Rezende
Scheila Espindola Antunes
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: A INTERSETORIALIDADE PARA UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO
Stenio Luz Barbosa Xavier
UM ESTUDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Jaqueline Cristina da Silva Carvalho Barbosa
UM ESTUDO SOBRE EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, SEGUNDO JEAN PIAGET
Jaqueline Cristina da Silva Carvalho Barbosa
Joice Cristina da Silva Carvalho
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ÂMBITO DO PRÉ-UNI/ UFLA
Larissa Cardoso Oliveira
Guilherme Valdir Marchiori da Silva
Patrick Luiz Barreto Soares
Giovanna Rodrigues Cabral
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Vitor Hugo Santos Rezende
Deivison Ribeiro Oliveira
Iarni Martins Gonçalves
Luan Pereira Fonseca
CHARGE E SEU CARÁTER REFLEXIVO: A TEORIA QUEER É A “COISA ESTRANHA” QUE PODE FAZER A DIFERENÇA NA SOCIEDADE
Daniela Aparecida de Melo Costa
Rebeca Freitas Ivanicska
Bruna Beatriz da Rocha
Mayra Alejandra Contreras Madrigal
EDUCAÇÃO E REFLEXÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Marcelino da Costa Ramos
POSFÁCIO
Alex Junior Bilhoto Faria
Sobre as organizadoraS
R332 Reflexões sobre ensino e aprendizagem por meio de estratégias e experiências pedagógicas inovadoras / organizadoras : Cristina Rezende Eliezer, Bruna Beatriz da Rocha, Rebeca Freitas Ivanicska. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
292 p. ; 23 cm
ISBN 978-65-88362-10-5
DOI: 10.46550/978-65-88362-10-5
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Formação de professores. 4. Inovação. I. Eliezer, Cristina Rezende (org.). II.
Rocha, Bruna Beatriz da (org.). III. Ivanicska, Rebeca Freitas (org.).
CDU: 37