Esse conjunto de reflexões que o leitor tem nas mãos tem a ver com um gesto considerado milenar: o “dar a ler”. Escrever e ler tem a ver com um tipo de salvação de um mundo anterior. Pois, não apenas ressuscita a esperança nos vivos de agora, senão o faz a partir de palavras de ontem. Tal gesto serve para exercitar-se no humano. Para que o humano não se negue ao humano. Para não esquecer que estamos vivos. Os vários textos, embora partam de temáticas específicas, representam esforços parciais que confluem para a importante tarefa, tanto filosófica quanto pedagógica, de elucidar de um modo, muitas vezes, crítico-interpretativo, a escola contemporânea, o professor, a sala de aula, as disputas, os limites, sem incorrer em simplificações ou banalizações. As temáticas desenvolvidas dialogam constantemente com importantes pensadores e pesquisadores do âmbito educacional. Desse modo, mediante as aproximações conceituais busca-se clarear as discussões e potencializar a escrita. É se apropriando do pensamento destes importantes autores que os textos apresentam a possibilidade de novos horizontes compreensivos.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
A PEDAGOGIA E OS PEDAGOGISMOS
A ESCOLA QUE DEFENDEMOS
O DECLÍNIO DO SENTIDO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO
OS PERIGOS DO FACILITISMO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO EM TEMPOS SOMBRIOS
CONDIÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO
NATALIDADE E EDUCAÇÃO
DISTINÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA
A BARBÁRIE DA EDUCAÇÃO
NEM MEIO, NEM FIM, MAS UM VALOR EM SI
IMPREVISIBILIDADE E EDUCAÇÃO
A QUEM INTERESSA O “NOVO” ENSINO MÉDIO?
A MORTE DAS CIÊNCIAS HUMANAS VAI MATAR TAMBÉM AS EXATAS
SOBRE A AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO
SOBRE AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA
EDUCAÇÃO, PARA QUÊ?
NOTAS SOBRE O REPUBLICANISMO ESCOLAR
ESCOLA E VIDA: RELAÇÕES E DISTINÇÕES
HANNAH ARENDT: PENSAR CONTRA O MAL, EDUCAR PARA PENSAR
O ESFACELAMENTO DA EXPERIÊNCIA E A INFANTILIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
DISCIPLINA E EDUCAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E MUNDO COMUM
QUANDO O PROBLEMA ESCOLAR (NÃO) É O MARXISMO...
A FAMÍLIA E A ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS PROJETOS DE LEI DA “ESCOLA SEM PARTIDO”
A DISCIPLINA ESCOLAR E O PROFESSOR: SOBRE ALGUNS DELÍRIOS CONTEMPORÂNEOS
ESCOLA E PRESENÇA
A GLÓRIA DE UM PAÍS
SOBRE O OFÍCIO DE SER PROFESSOR
FACULDADES, CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES
CIÊNCIA E ESCOLA
SE NÃO LÊS, NÃO SABES ESCREVER, E SE NÃO SABES ESCREVER, NÃO SABES PENSAR
A SALA DE AULA COMO LUGAR SAGRADO
E O SONHO LETRADO?
INFORMATIZAÇÃO E CONEXÃO
A NOÇÃO DE ESCOLA
POR QUE AINDA PRECISAMOS DE ESCOLAS?
PARA QUE SERVEM AS ESCOLAS?
ALGUMAS PALAVRINHAS SOBRE A ESCOLA
SOBRE O DIA DO ESTUDANTE
A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA
PARA CONTINUAR PENSANDO...
REFERÊNCIAS
S396r Schütz, Jenerton Arlan Reflexões educacionais em contextos / Jenerton Arlan Schütz. - Cruz Alta: Ilustração, 2020. 116 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-22-8
DOI: 10.46550/978-65-88362-22-8
1. Educação. 2. Ensaios. I. Título.
CDU: 37