Este livro é mais um produto resultante de uma profícua parceria que constitui a Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina, a RedPeel. Desde 2021, pesquisadores comprometidos em refletir e discutir os nossos desafios vêm buscando diferentes formas de fortalecer as relações sul-sul. Hoje são nove países, que abrigam 27 universidades e mais de 200 acadêmicos. Somos muito diversos e ao mesmo tempo vivemos tantas coincidências. Enfrentamos grandes desafios políticos, econômicos e sociais e a pesquisa em educação nos oportuniza pensar e compartilhar possibilidades de enfrentamento e avançarmos na construção de um futuro mais sustentável e comprometido com a equidade. A colaboração e o intercâmbio de ideias são fundamentais para nos mantermos fortes na luta pela justiça social, produzindo e divulgando conhecimentos que problematizam a realidade latino-americana. O Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, Brasil, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), tem a honra de financiar este livro que divulga pesquisas realizadas em diferentes universidades da América-Latina e capturam nuances locais e regionais, para uma compreensão mais aprofundada das realidades, subsidiando práticas e políticas mais eficazes e contextualizadas.
Elvira Cristina Martins Tassoni
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação
Escola de Ciência Humanas, Jurídicas e Sociais
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil
Presentación: Acerca de la Educación
Felix Hernando Barreto Junca
Apresentação: Sobre a Educação
Felix Hernando Barreto Junca
Introducción
Capítulo 1 - Há Razão para que o Pensamento seja Autóctone? Uma Reflexão sobre a Educação da Cultura no Brasil
Artur José Renda Vitorino
Región SUR - SUR
Capítulo 2 - Educación Liberadora: Una Respuesta a los Desafíos Actuales
Daniel Llanos Erazo
Maria Sol Villagómez Rodriguez
Capítulo 3 - Comunidad Latinoamericana Global en Educación: Desde, con, para el Sur y el Mundo
Alex Sánchez
Capítulo 4 - La Recuperación de la(s) Lengua(s) de la Ciencia como Alternativa a la Hegemonía Lingüística del Inglés desde una Perspectiva Regional
Magalí E.Nazzarro
Investigación
Capítulo 5 - A Decolonização da Pesquisa em Educação na América Latina: Em Busca de Epistemologias Emancipatórias
Eduardo Jorge Lopes da Silva
Josinaldo Dantas da Silva
Kadydja Menezes da Rocha Barreto
Capítulo 6 - Indicios de la Colonialidad y Decolonialidad en la Investigación Educativa: Una Mirada a la Produccion de Tesis De Posgrado En Honduras
Guillermo Arnoldo Pineda Reyes
Currículo
Capítulo 7 - Normatividade Curricular e Histórias de Vida dos Professores: Entre a Hegemonização e a Experiência
William Goes Ribeiro
Clarissa Craveiro
Capítulo 8 - O que podem Currículos em Perspectivas Decoloniais?
Juares da Silva Thiesen
Capítulo 9 - Tensiones Curriculares para Atender a las Características y Necesidades del Contexto Latinoamericano
Miguel Alejandro Barreto Cruz
Natalia Guacaneme Duque
Álvaro de Jesús Gutiérrez Quintero
Capítulo 10 - Herencias Curriculares de la Dictadura: Incidencia del Decreto 300 Exento de 1982
Christian Troncoso-Castillo
Francisca Peña Barraza
Aprendizaje y Gestión
Capítulo 11 - La Enseñanza Extendida
Jorge Steiman
Capítulo 12 - La Evaluación como Práctica Social de Reconocimiento en América Latina
Fabiola Cabra Torres
Henry Camilo Bejarano Sanabria
Capítulo 13 - Elucidar el Modo de Comunicación Capitalista desde la Mirada del Paradigma Comunicación/Educación/Cultura
Carla Beatriz Capetillo Medrano
Capítulo 14 - Educação Matemática Realística: Uma Abordagem Contra-Hegemônica para se Pensar o Ensino de Matemática nas Escolas do Campo no Contexto Brasileiro
Marcos Guilherme Moura-Silva
Capítulo 15 - Com Livros e Sem Fuzil, no Coração do Brasil
Carlos Roberto Vianna
Elenilton Vieira Godoy
Maria Tereza Carneiro Soares
Capítulo 16 - Política de Desarrollo Infantil Temprano en el Perú: Un Reto para la Formación Profesional
Patricia González Simón
Capítulo 17 - ¿Cómo Formar Líderes Pedagógicos que Transformen la Cultura de Aprendizaje?
María Elena Mellado Hernández
Juan Carlos Chaucono Catrinao
María Fernanda Pascual Farías
Sobre os Autores
Sobre os Organizadores