Reflexiones Sur – Sur Acerca De La Educación: REFLEXÕES SUL – SUL SOBRE A EDUCAÇÃO

Este livro é mais um produto resultante de uma profícua parceria que constitui a Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina, a RedPeel. Desde 2021, pesquisadores comprometidos em refletir e discutir os nossos desafios vêm buscando diferentes formas de fortalecer as relações sul-sul. Hoje são nove países, que abrigam 27 universidades e mais de 200 acadêmicos. Somos muito diversos e ao mesmo tempo vivemos tantas coincidências. Enfrentamos grandes desafios políticos, econômicos e sociais e a pesquisa em educação nos oportuniza pensar e compartilhar possibilidades de enfrentamento e avançarmos na construção de um futuro mais sustentável e comprometido com a equidade. A colaboração e o intercâmbio de ideias são fundamentais para nos mantermos fortes na luta pela justiça social, produzindo e divulgando conhecimentos que problematizam a realidade latino-americana. O Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, Brasil, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), tem a honra de financiar este livro que divulga pesquisas realizadas em diferentes universidades da América-Latina e capturam nuances locais e regionais, para uma compreensão mais aprofundada das realidades, subsidiando práticas e políticas mais eficazes e contextualizadas.

Elvira Cristina Martins Tassoni
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação
Escola de Ciência Humanas, Jurídicas e Sociais
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightArtur José Renda Vitorino
  • keyboard_arrow_rightAlex Sánchez
Sumário

Presentación: Acerca de la Educación 
Felix Hernando Barreto Junca

Apresentação: Sobre a Educação
Felix Hernando Barreto Junca

Introducción

Capítulo 1 - Há Razão para que o Pensamento seja Autóctone? Uma Reflexão sobre a Educação da Cultura no Brasil 
Artur José Renda Vitorino

Región SUR - SUR 

Capítulo 2 - Educación Liberadora: Una Respuesta a los Desafíos Actuales
Daniel Llanos Erazo
Maria Sol Villagómez Rodriguez

Capítulo 3 - Comunidad Latinoamericana Global en Educación: Desde, con, para el Sur y el Mundo
Alex Sánchez

Capítulo 4 - La Recuperación de la(s) Lengua(s) de la Ciencia como Alternativa a la Hegemonía Lingüística del Inglés desde una Perspectiva Regional
Magalí E.Nazzarro

Investigación 

Capítulo 5 - A Decolonização da Pesquisa em Educação na América Latina: Em Busca de Epistemologias Emancipatórias 
Eduardo Jorge Lopes da Silva
Josinaldo Dantas da Silva
Kadydja Menezes da Rocha Barreto

Capítulo 6 - Indicios de la Colonialidad y Decolonialidad en la Investigación Educativa: Una Mirada a la Produccion de Tesis De Posgrado En Honduras 
Guillermo Arnoldo Pineda Reyes

Currículo

Capítulo 7 - Normatividade Curricular e Histórias de Vida dos Professores: Entre a Hegemonização e a Experiência 
William Goes Ribeiro
Clarissa Craveiro

Capítulo 8 - O que podem Currículos em Perspectivas Decoloniais?
Juares da Silva Thiesen

Capítulo 9 - Tensiones Curriculares para Atender a las Características y Necesidades del Contexto Latinoamericano
Miguel Alejandro Barreto Cruz
Natalia Guacaneme Duque
Álvaro de Jesús Gutiérrez Quintero

Capítulo 10 - Herencias Curriculares de la Dictadura: Incidencia del Decreto 300 Exento de 1982
Christian Troncoso-Castillo
Francisca Peña Barraza

Aprendizaje y Gestión 

Capítulo 11 - La Enseñanza Extendida
Jorge Steiman

Capítulo 12 - La Evaluación como Práctica Social de Reconocimiento en América Latina 
Fabiola Cabra Torres
Henry Camilo Bejarano Sanabria

Capítulo 13 - Elucidar el Modo de Comunicación Capitalista desde la Mirada del Paradigma Comunicación/Educación/Cultura
Carla Beatriz Capetillo Medrano

Capítulo 14 - Educação Matemática Realística: Uma Abordagem Contra-Hegemônica para se Pensar o Ensino de Matemática nas Escolas do Campo no Contexto Brasileiro 
Marcos Guilherme Moura-Silva

Capítulo 15 - Com Livros e Sem Fuzil, no Coração do Brasil
Carlos Roberto Vianna
Elenilton Vieira Godoy
Maria Tereza Carneiro Soares

Capítulo 16 - Política de Desarrollo Infantil Temprano en el Perú: Un Reto para la Formación Profesional
Patricia González Simón

Capítulo 17 - ¿Cómo Formar Líderes Pedagógicos que Transformen la Cultura de Aprendizaje?
María Elena Mellado Hernández
Juan Carlos Chaucono Catrinao
María Fernanda Pascual Farías

Sobre os Autores 

Sobre os Organizadores 


Ficha Técnica

R332   Reflexiones Sur - Sur acerca de la educación = Reflexões Sul - Sul sobre a educação [recurso eletrônico] / coordinadores: Artur José Renda Vitorino, Alex Sánchez. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
309 p.
 
ISBN 978-65-6135-054-9
DOI 10.46550/978-65-6135-054-9
Inclui textos em espanhol e português
1. Educación. I. Vitorino, Artur José Renda (coord.). II.  Sánchez, Alex (coord.).
 
CDU: 37