Qualidade Fisiológica De Sementes De Chia Submetidas A Diferentes Tipos De Testes De Vigor

Com a crescente conscientização da saúde pública em todo o mundo, a demanda por alimentos funcionais com múltiplos benefícios à saúde também aumentou. O uso de alimentos medicinais da medicina popular para prevenir doenças como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares vem ganhando força entre a população. A semente de Salvia hispanica. ou mais comumente conhecido como chia é um alimento tradicional na América Central e do Sul. As sementes têm a função de perpetuação e multiplicação das espécies. É o elemento principal no estabelecimento, expansão, diversificação e desenvolvimento da agricultura. As sementes iniciam nas flores, com a fertilização dos óvulos, ou seja, a recombinação genética de gametas masculino e feminino, estabelecendo uma variabilidade genética favorável à adaptação das espécies. A agricultura é um setor onde a sustentabilidade é pauta importante, justamente por ser aquele que se encontra mais perto do meio ambiente. E a agricultura familiar é um exemplo onde essa característica se sobressai, pois costuma adotar práticas ambientais mais sustentáveis, por sua produção ser essencialmente de pequena escala e verifica-se a importância de um trabalho voltado a proporcionar uma nova alternativa de cultivo, que consiga produzir um produto funcional capaz de dinamizar a produção. O estudo objetivou avaliar a qualidade fisiológica de sementes de chia através de diferentes testes de vigor e relacioná-los com a emergência de plântulas no campo e o comportamento da curva de hidratação das sementes e sua qualidade fisiológica. Sendo assim a Universidade de Cruz Alta-RS proporcionou dessa maneira, que um fenômeno com muitas singularidades e implicações, e disso dá-se grande interesse biológico de seu estudo.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightKlaus Vargas Karnopp
Sumário

Introdução

Capítulo 1 - Qualidade fisiológica das sementes de chia e seu estabelecimento no campo
1.1 Introdução
1.2 Material e métodos
1.3 Resultados e discussão
1.4 Conclusão

Capítulo 2 - Comportamento de hidratação e qualidade fisiológica das sementes de chia
2.1 Introdução
2.2 Material e métodos
2.3 Resultados e discussões
2.3 Conclusão

Capítulo 3 - Discussão geral

Considerações finais

Referências

Sobre o autor


Ficha Técnica

K18q      Karnopp, Klaus Vargas 
Qualidade fisiológica de sementes de chia submetidas a  diferentes tipos de testes de vigor [recurso eletrônico] / Klaus Vargas Karnopp. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
53 p. : il.

ISBN 978-85-92890-82-7
DOI 10.46550/978-85-92890-82-7

1. Chia - Cultivo. 2. Agricultura familiar. 3. Desenvolvimento sustentável. I. Título

CDU: 633.1