
Link de acesso direto: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/472/GiRHKIIAdHvH.pdf
Esta obra reúne vozes de professores, pesquisadores e estudantes que, a partir de diferentes experiências e perspectivas, se debruçam sobre temas centrais à psicologia, à linguagem e, sobretudo, à educação. Os capítulos dialogam com questões que atravessam a vida social contemporânea, trazendo reflexões sobre o papel social da psicologia, os estudos do discurso e a educação como prática emancipatória. Mais do que um conjunto de análises teóricas, o livro propõe um exercício coletivo de pensar e partilhar caminhos que enfrentem desigualdades, questionem estruturas de poder e promovam justiça social. Trata-se de um convite a olhar a educação como espaço de resistência e transformação, capaz de romper com projetos excludentes e de afirmar práticas comprometidas com a equidade.
Nota dos organizadores
André Luiz Gusmão
João Vitor da Silva
Capítulo 1 - Esvaziamento da função docente na contemporaneidade educacional do Estado de Mato Grosso
Neiva Terezinha de Cól
Ademar de Lima Carvalho
Simone Albuquerque da Rocha
Capítulo 2 - Pensamentos, Emoções e Sociedade: trabalho crítico com a educação socioemocional prevista pela BNCC em escolas públicas de Rondonópolis
Ana Gabriela Garcia de Freitas
Bruna Ritzmann da Silva
Joici Fernandes de Jesus Silva
Mateus Victor Coelho Daleffe
Nivaldo Alexandre de Freitas
Capítulo 3 - Infâncias, corpos e políticas de gêneros e sexualidades nos sistemas de proteção e educação no Brasil
Leonardo Lemos de Souza
Raquel Pereira Gonçalves
Hugo Higino Perez de Andrade
Capítulo 4 - Os condenados do ECA: Cartografia do “efeito Damares”, a ministra terrivelmente cristã
Hugo Higino Perez de Andrade
João Vitor da Silva
André Luiz Gusmão
Capítulo 5 - Cultura e Autoritarismo no Sistema Socioeducativo Brasileiro: Racismo, Precariedade e Possibilidades de Resistência
André Luiz Gusmão
Capítulo 6 - Experiência em fortalecimento de vínculos e direitos: implementação das oficinas do Escritório Social na Cadeia Feminina de Rondonópolis
Jessika Dallyla Gonçalves Oliveira
Joici Fernandes de Jesus Silva
Capítulo 7 - Pajubá: análise do rompimento da hegemonia linguística e cultural a partir de um olhar decolonial
João Vitor da Silva
Capítulo 8 - Entre a Subjetividade e a Coletividade: Cultura e Educação sob a Perspectiva Crítica
Ana Paula Werle
Sobre os organizadores