"Propostas de Intervenções com Artefatos Tecnológicos" é uma coletânea de relatos e reflexões que abordam o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no cenário educacional. Com nove capítulos escritos por professores da Educação Básica, o livro destaca a importância desses artefatos tecnológicos no ensino de Ciências e outras disciplinas. Ao analisar a relação entre imigrantes digitais e nativos digitais, a obra explora os desafios e oportunidades apresentados pelas TICs na educação, destacando seu potencial para diversificar estratégias de ensino, motivar os alunos e enriquecer a aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. A obra apresenta o vasto leque de possibilidades oferecidas pelas TICs, buscando inspiração para uma integração mais consistente dessas tecnologias no ambiente educacional, tendo em vista a construção de conhecimentos mais significativos.
APRESENTAÇÃO
Artur de Medeiros Queiroz
Capítulo 1- PADLET: UMA FERRAMENTA DINÂMICA PARA TRANSFORMAR O ENSINO DA MATEMÁTICA
Ricardo da Silva Nascimento
Capítulo 2 - O USO DE PODCAST COMO FERRAMENTA INOVADORA E PRODUTORA DE CONHECIMENTO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Ana Paula Silva da Cunha
Capítulo 3 - EDUCAÇÃO CTS E TDIC: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DO QUIZIZZ® NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
José Alexandre Berto
Capítulo 4 - TECNOLOGIA DE REALIDADE AUMENTADA (RA) A PARTIR DO USO DE SMARTPHONES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
John Wesley Grando
Capítulo 5 - O USO DO RPG AVENTURA SOLO NO AMBIENTE ESCOLAR
Luiz Otávio Silva Santos
Capítulo 6 - ATIVIDADE PRÁTICA DE CONCEITOS BÁSICOS DE QUÍMICA USANDO O SIMULADOR PHET COLORADO
Bartira Dunke de Mello Pereira
Capítulo 7 - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: O USO DO KAHOOT COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Luana Cândido dos Santos
Capítulo 8 - DAS POTENCIALIDADES NO ENSINAR E NO APRENDER A CRIAÇÃO LINEAR DO GRUPO FECHADO NO FACEBOOK
Everton Bedin
SOBRE OS ORGANIZADORES