Professores Pesquisadores: Estudos que nascem do encontro entre a escola e a universidade

Este livro aborda os desafios enfrentados na educação durante a pós-pandemia, em um contexto de forte influência da cultura digital, além da crise em torno do novo currículo para o Ensino Médio. Apesar das dificuldades, o compromisso ético-político levou os autores a buscar respostas dentro das possibilidades disponíveis. O tempo limitado para pesquisa, a insegurança relacionada à pandemia e as crises enfrentadas pelos indivíduos afetados pelo isolamento e sofrimento influenciaram os resultados deste projeto. No entanto, é importante reconhecer a resistência e dedicação das professoras envolvidas, que desde o início se comprometeram com a pesquisa em conjunto. Os textos compartilhados neste livro são fruto dos estudos e grupos de trabalho realizados entre o final de 2021 e o início de 2023, durante a vigência do edital da Fapergs. Eles refletem, em certa medida, a visão e compreensão construídas em relação à educação no contexto pós-pandemia. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio, atendendo a professores que trabalham com estudantes durante o dia e à noite. Embora o projeto pedagógico seja o mesmo, as demandas do público estudantil exigem abordagens diferenciadas, e os desafios enfrentados pelos docentes são distintos para os alunos diurnos e noturnos.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightMaria Regina Johann
  • keyboard_arrow_rightFranciele da Silva dos Anjos Strohhecker
  • keyboard_arrow_rightSabrina Corrêa da Silva
  • keyboard_arrow_rightSirlei Rigodanzo
Sumário

Prefácio
José Pedro Boufleuer

Apresentação
Maria Regina Johann
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker
Sabrina Corrêa da Silva
Sirlei Rigodanzo 

Capítulo 1 - A formação continuada de professores da escola básica em contexto de educação híbrida: desafios do ensino e potencialidades formativas a partir das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Maria Regina Johann
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker
Sabrina Corrêa da Silva
Sirlei Rigodanzo

Capítulo 2 - Formação humana na contemporaneidade: entre o outro e as telas, onde está o sujeito da autoridade?
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker
Maria Regina Johann

Capítulo 3 - Paradigmas do conhecimento e da educação: concepções que permitem pensar a potencialidade da experiência formativa hermenêutica
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker

Capítulo 4 - O uso de tecnologias digitais como metodologia de pesquisa nas escolas: como potencializar o uso didático-pedagógico em sala de aula
Letícia Blatt de Lima
Maria Luisa Ott Hecht
Fabiana Lasta Beck Pires

Capítulo 5 - Ensino remoto e uso das tecnologias na educação durante a pandemia da Covid-19
Elisa Bronzatto Friedrich

Capítulo 6 - Para além das ferramentas tecnológicas: um olhar para as tecnologias educacionais na Política Nacional de Educação Digital
Uianes Luiz Rockenbach Biondo

Capítulo 7 - Potencialidades e desafios do hibridismo no Ensino Médio: um olhar a partir de vivências do cotidiano escolar
Cassia Silene Cervi Anéas

Capítulo 8 - Novo Ensino Médio: um projeto neoliberal e os desafios para o trabalho docente
Rosmari Marodin Gobbo
Sabrina Corrêa da Silva

Capítulo 9 - O uso do feedback para potencializar a mentalidade matemática
Clara de Mello Maciel
Miriam Ferrazza Heck

Capítulo 10 - A educação contemporânea em tempos de hiperconexões
Sirlei Rigodanzo

Capítulo 11 - Pós-história e dessimbolização
Leandro Beck Freiberg

Capítulo 12 - O papel do professor frente ao perfil das novas gerações
Paulo Evaldo Fensterseifer

Sobre os autores


Ficha Técnica

P964   Professores pesquisadores [recurso eletrônico] : estudos que nascem do encontro entre a escola e a universidade / organizadoras: Maria Regina Johann ... [et al.]. – Cruz Alta : Ilustração, 2023.
214 p.
 
ISBN 978-85-92890-97-1
DOI 10.46550/978-85-92890-97-1
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Tecnologias.  
4. Educação híbrida. I. Johann, Maria Regina (org.).
 
CDU: 371.13:004