Este livro aborda os desafios enfrentados na educação durante a pós-pandemia, em um contexto de forte influência da cultura digital, além da crise em torno do novo currículo para o Ensino Médio. Apesar das dificuldades, o compromisso ético-político levou os autores a buscar respostas dentro das possibilidades disponíveis. O tempo limitado para pesquisa, a insegurança relacionada à pandemia e as crises enfrentadas pelos indivíduos afetados pelo isolamento e sofrimento influenciaram os resultados deste projeto. No entanto, é importante reconhecer a resistência e dedicação das professoras envolvidas, que desde o início se comprometeram com a pesquisa em conjunto. Os textos compartilhados neste livro são fruto dos estudos e grupos de trabalho realizados entre o final de 2021 e o início de 2023, durante a vigência do edital da Fapergs. Eles refletem, em certa medida, a visão e compreensão construídas em relação à educação no contexto pós-pandemia. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio, atendendo a professores que trabalham com estudantes durante o dia e à noite. Embora o projeto pedagógico seja o mesmo, as demandas do público estudantil exigem abordagens diferenciadas, e os desafios enfrentados pelos docentes são distintos para os alunos diurnos e noturnos.
Prefácio
José Pedro Boufleuer
Apresentação
Maria Regina Johann
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker
Sabrina Corrêa da Silva
Sirlei Rigodanzo
Capítulo 1 - A formação continuada de professores da escola básica em contexto de educação híbrida: desafios do ensino e potencialidades formativas a partir das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Maria Regina Johann
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker
Sabrina Corrêa da Silva
Sirlei Rigodanzo
Capítulo 2 - Formação humana na contemporaneidade: entre o outro e as telas, onde está o sujeito da autoridade?
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker
Maria Regina Johann
Capítulo 3 - Paradigmas do conhecimento e da educação: concepções que permitem pensar a potencialidade da experiência formativa hermenêutica
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker
Capítulo 4 - O uso de tecnologias digitais como metodologia de pesquisa nas escolas: como potencializar o uso didático-pedagógico em sala de aula
Letícia Blatt de Lima
Maria Luisa Ott Hecht
Fabiana Lasta Beck Pires
Capítulo 5 - Ensino remoto e uso das tecnologias na educação durante a pandemia da Covid-19
Elisa Bronzatto Friedrich
Capítulo 6 - Para além das ferramentas tecnológicas: um olhar para as tecnologias educacionais na Política Nacional de Educação Digital
Uianes Luiz Rockenbach Biondo
Capítulo 7 - Potencialidades e desafios do hibridismo no Ensino Médio: um olhar a partir de vivências do cotidiano escolar
Cassia Silene Cervi Anéas
Capítulo 8 - Novo Ensino Médio: um projeto neoliberal e os desafios para o trabalho docente
Rosmari Marodin Gobbo
Sabrina Corrêa da Silva
Capítulo 9 - O uso do feedback para potencializar a mentalidade matemática
Clara de Mello Maciel
Miriam Ferrazza Heck
Capítulo 10 - A educação contemporânea em tempos de hiperconexões
Sirlei Rigodanzo
Capítulo 11 - Pós-história e dessimbolização
Leandro Beck Freiberg
Capítulo 12 - O papel do professor frente ao perfil das novas gerações
Paulo Evaldo Fensterseifer
Sobre os autores