Produções E Pesquisas Acadêmicas Em Libras: Perspectivas da educação de surdos

O livro "Produções e Pesquisas Acadêmicas em Libras: Perspectivas da Educação de Surdos" oferece uma contribuição valiosa para o campo da educação de surdos, trazendo à luz a riqueza e a diversidade das pesquisas e produções acadêmicas realizadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esta obra é essencial para educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam na área, além de ser um recurso significativo para a comunidade surda e seus familiares. Reunindo estudos de renomados especialistas e novos pesquisadores, o livro apresenta um panorama abrangente das mais recentes investigações acadêmicas sobre a educação de surdos. Cada capítulo oferece uma análise profunda e fundamentada, destacando as especificidades e os desafios enfrentados na educação de alunos surdos. Nesse sentido, os autores compartilham experiências práticas e teóricas, explorando a importância da Libras como ferramenta central no processo de ensino e aprendizagem e como meio de comunicação que valoriza a identidade cultural e linguística dos surdos. Além disso, são discutidas estratégias de ensino bilíngue e práticas inclusivas que promovem a participação ativa dos alunos surdos em todos os níveis educacionais.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightKeli Krause
  • keyboard_arrow_rightCleusa Inês Ziesmann
  • keyboard_arrow_rightMarceli Lucia Paveglio Romeu
Sumário

PREFÁCIO13
Francéli Brizolla

APRESENTAÇÃO
Keli Krause
Marceli Lucia Paveglio Romeu
Cleusa Inês Ziesmann

Capítulo 1 - A PERCEPÇÃO DE PÓS-GRADUADOS SURDOS SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA
Giovana Cristina de Campos Bezerra
Tatiana Bolivar Lebedeff

Capítulo 2 - EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE
Aline de Castro e Kaster
Tatiana Bolivar Lebedeff

Capítulo 3 - EMPODERAMENTOS ACADÊMICOS SURDOS: A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE SURDOS NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS
Renata Cristina dos Reis
Shirley Vilhalva

Capítulo 4 - A INCLUSÃO DE UMA DISCENTE SURDA NO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ
Paula Maiane da Silva Cavalheiro
Adriana Martins da Silva

Capítulo 5 - GLOSSÁRIO DE SINAIS-TERMOS EM LIBRAS NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE ACEITABILIDADE
Márcio Aurélio Friedrich
Tatiana Bolivar Lebedeff

Capítulo 6 - O ENSINO DE LIBRAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS BILÍNGUES
Marceli Lucia Paveglio Romeu 
Rodrigo Pereira Lima 
Daniel Lopes Romeu 
Lorena de Lima Oppelt 

Capítulo 7 - SURDOS SUL-AMERICANOS E O ENSINO SUPERIOR: O QUE OS ESTUDOS IDENTIFICAM?
Keli Krause
Sonize Lepke

Capítulo 8 - NARRATIVAS DE UM PROFESSOR SURDO: SUAS EXPERIÊNCIAS COM O SIGNWRITING EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE BELÉM E REGIÃO METROPOLITANA
Thainá Trindade Lisboa 
José Sinésio Tôrres Gonçalves Filho

Capítulo 9 - INTÉRPRETE EDUCACIONAL: O PAPEL VITAL DA ATUAÇÃO EFICIENTE EM SALA REGULAR DE ENSINO
Graziella do Socorro Muniz da Silva

Capítulo 10 - CRIANÇAS SURDAS: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Fabiano Souto Rosa
Francielle Cantarelli Martins

Capítulo 11 - A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL A PARTIR DE RELATOS DE ALUNOS EM CURSOS DE LICENCIATURA
Cleusa Inês Ziesmann
Isabel Follmann Thomas
Bruna Kaleandra Savian Rauch
Jeize de Fátima Batista

Capítulo 12 - TERMOS ESPECÍFICOS DO CAMPO SEMÂNTICO DA BIOLOGIA EM LIBRAS: UMA CATALOGAÇÃO EM SINAIS
Cleidiane Maciel dos Santos
Claudia do Socorro Azevedo Magalhães
Miranilde Oliveira Neves
Júlio César Suzuki

Capítulo 13 - INTEGRAÇÃO DA PEDAGOGIA SURDA NO PLANEJAMENTO DE UM CURSO DE ROBÓTICA: PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ESTUDANTES SURDOS
Carolina Miri
Cássia Michele Virginio da Silva
Giselle Virginio da Silva

Capítulo 14 - REPRESENTAÇÕES NOS LOGOTIPOS DAS ASSOCIAÇÕES DE SURDOS NO RIO GRANDE DO SUL 
Carolina Hessel Silveira
Bruna da Silva Branco
Renata da Silva Macario

SOBRE OS/AS AUTORES/AS


Ficha Técnica

P964   Produções e pesquisas acadêmicas em LIBRAS : perspectivas da educação de surdos / organizadoras: Keli Krause, Marceli Lucia Paveglio Romeu, Cleusa Inês Ziesmann. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
282 p. : il. ; 21 cm
 
ISBN 978-65-6135-014-3
DOI 10.46550/978-65-6135-014-3
1. Educação de surdos. 2. Educação inclusiva. 3. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). I. Krause, Kelli (org.). II. Romeu, Marceli Lucia Paveglio (org.). III. Ziesmann, Cleusa Inês (org.).
         
CDU: 376