O livro "Produções e Pesquisas Acadêmicas em Libras: Perspectivas da Educação de Surdos" oferece uma contribuição valiosa para o campo da educação de surdos, trazendo à luz a riqueza e a diversidade das pesquisas e produções acadêmicas realizadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esta obra é essencial para educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam na área, além de ser um recurso significativo para a comunidade surda e seus familiares. Reunindo estudos de renomados especialistas e novos pesquisadores, o livro apresenta um panorama abrangente das mais recentes investigações acadêmicas sobre a educação de surdos. Cada capítulo oferece uma análise profunda e fundamentada, destacando as especificidades e os desafios enfrentados na educação de alunos surdos. Nesse sentido, os autores compartilham experiências práticas e teóricas, explorando a importância da Libras como ferramenta central no processo de ensino e aprendizagem e como meio de comunicação que valoriza a identidade cultural e linguística dos surdos. Além disso, são discutidas estratégias de ensino bilíngue e práticas inclusivas que promovem a participação ativa dos alunos surdos em todos os níveis educacionais.
PREFÁCIO13
Francéli Brizolla
APRESENTAÇÃO
Keli Krause
Marceli Lucia Paveglio Romeu
Cleusa Inês Ziesmann
Capítulo 1 - A PERCEPÇÃO DE PÓS-GRADUADOS SURDOS SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA
Giovana Cristina de Campos Bezerra
Tatiana Bolivar Lebedeff
Capítulo 2 - EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE
Aline de Castro e Kaster
Tatiana Bolivar Lebedeff
Capítulo 3 - EMPODERAMENTOS ACADÊMICOS SURDOS: A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE SURDOS NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS
Renata Cristina dos Reis
Shirley Vilhalva
Capítulo 4 - A INCLUSÃO DE UMA DISCENTE SURDA NO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ
Paula Maiane da Silva Cavalheiro
Adriana Martins da Silva
Capítulo 5 - GLOSSÁRIO DE SINAIS-TERMOS EM LIBRAS NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE ACEITABILIDADE
Márcio Aurélio Friedrich
Tatiana Bolivar Lebedeff
Capítulo 6 - O ENSINO DE LIBRAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS BILÍNGUES
Marceli Lucia Paveglio Romeu
Rodrigo Pereira Lima
Daniel Lopes Romeu
Lorena de Lima Oppelt
Capítulo 7 - SURDOS SUL-AMERICANOS E O ENSINO SUPERIOR: O QUE OS ESTUDOS IDENTIFICAM?
Keli Krause
Sonize Lepke
Capítulo 8 - NARRATIVAS DE UM PROFESSOR SURDO: SUAS EXPERIÊNCIAS COM O SIGNWRITING EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE BELÉM E REGIÃO METROPOLITANA
Thainá Trindade Lisboa
José Sinésio Tôrres Gonçalves Filho
Capítulo 9 - INTÉRPRETE EDUCACIONAL: O PAPEL VITAL DA ATUAÇÃO EFICIENTE EM SALA REGULAR DE ENSINO
Graziella do Socorro Muniz da Silva
Capítulo 10 - CRIANÇAS SURDAS: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Fabiano Souto Rosa
Francielle Cantarelli Martins
Capítulo 11 - A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL A PARTIR DE RELATOS DE ALUNOS EM CURSOS DE LICENCIATURA
Cleusa Inês Ziesmann
Isabel Follmann Thomas
Bruna Kaleandra Savian Rauch
Jeize de Fátima Batista
Capítulo 12 - TERMOS ESPECÍFICOS DO CAMPO SEMÂNTICO DA BIOLOGIA EM LIBRAS: UMA CATALOGAÇÃO EM SINAIS
Cleidiane Maciel dos Santos
Claudia do Socorro Azevedo Magalhães
Miranilde Oliveira Neves
Júlio César Suzuki
Capítulo 13 - INTEGRAÇÃO DA PEDAGOGIA SURDA NO PLANEJAMENTO DE UM CURSO DE ROBÓTICA: PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ESTUDANTES SURDOS
Carolina Miri
Cássia Michele Virginio da Silva
Giselle Virginio da Silva
Capítulo 14 - REPRESENTAÇÕES NOS LOGOTIPOS DAS ASSOCIAÇÕES DE SURDOS NO RIO GRANDE DO SUL
Carolina Hessel Silveira
Bruna da Silva Branco
Renata da Silva Macario
SOBRE OS/AS AUTORES/AS