O volume dois da obra “Processos formativos e saberes interdisciplinares: práticas sociais e aprendizagens ao longo da vida” traz em suas escritas a complementação de pensamentos vindo de distintos autores do volume um. Essas reflexões abrangem diferentes áreas que se interligam pelo mesmo objetivo: uma educação melhor vinda de pensamentos interdisciplinares acerca do tema. Neste livro, nota-se o quanto a fala de Paulo Freire se faz presente quando o escritor afirma que não se pode falar de educação sem amor. O amor pela educação no decorrer da obra é representado por meio do entusiasmo dos autores que buscam expressar em suas escritas indagações e reformulações expressas na entrega e no compromisso de contribuir para o campo educacional por intermédio desta obra.
PREFÁCIO
Tassiana Aparecida Hudson
APRESENTAÇÃO
Bruna Beatriz da Rocha
ALGUNS LASTROS FORMATIVOS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Eduarda Silva Vivas
O PAPEL DA ODONTOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
José Firmino de Souza Neto
Bruna Beatriz da Rocha
O PROTAGONISMO AFIRMATIVO DO/A NEGRO/A EM HISTÓRIAS INFANTIS: UMA DESCONSTRUÇÃO DO LUGAR DOS PERSONAGENS PARA COMBATER O RACISMO
Gabriela Silveira Meireles
Suellen Scarlet Silva Gamarano
A DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Mariana Pinheiro da Costa
ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS MEDIADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Mariana Pinheiro da Costa
Gabriela Alves de Oliveira
A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA SALA DO BERÇÁRIO
Michele Valquíria J. Neves
Tatiene Luzia Alves da Silva
Raiane Diva Campos Ferreira
Jorge de Assis Costa
FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE ENSINO DE TEORIAS DE MODELOS ATÔMICOS NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
Régis Vinícius Alves de Abreu
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Késsia Caroline Gonçalves
Aline Aparecida da Silva
A ESCUTA COMO ATO TRANSFORMATIVO: NOVOS OPERADORES PARA O CAMPO EDUCACIONAL
Ana Paula Rossi Silva Camilio
DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Vanessa Tonelli da Silva
Vitor Lopes Resende
AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A PRODUÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO
Camila Sandim de Castro
Antonio Álvaro Soares Zuin
EDUCAÇÃO E PANDEMIA: OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO
Débora Vilela Silva
Izabela Araújo Silva
Kelly Cristina Viana da Silva
Larissa Trindade Tarôco
Pamela Noronha Silva
Samuel Eudóxio do Nascimento
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL NA VELHICE
Luana Karoline Ferreira
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS E A INCLUSÃO ESCOLAR
Gabriela de Paula Rosa
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino
Cíntia Lúcia de Lima
DIREITO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E AS PRÁTICAS SOCIAIS
Daniely Maria dos Santos
DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS DOCENTES PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL
Andreza Alves Moraes
Silmara Verônica Silva Jorge
Lidiane Aparecida Alvim de Araújo
“NÃO, EU NÃO ACEITO ESSA INDISCIPLINA”. A INDÚSTRIA CULTURAL E SUAS NUANCES FRENTE O ENSINO REMOTO
Taís Virgínia de Melo Almeida
EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO
Alanna Ferreira Ribeiro
Deyliane Aparecida de Almeida Pereira
Juarez Luiz Abrão
Marcelo Henrique dos Santos
NECROESTÉTICA: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA A MORTE
Tainã Moreira Gomes
POSFÁCIO
Rebeca Freitas Ivanicska
SOBRE AS ORGANIZADORAS
P963 Processos formativos e saberes interdisciplinares [recurso eletrônico] : práticas sociais e aprendizagens ao longo da vida / organizadores: Bruna Beatriz da Rocha, Rebeca Freitas Ivanicska, Tassiana Aparecida Hudson. - Cruz Alta : Ilustração, 2021. v. 2
320 p.
ISBN 978-65-88362-55-6
DOI: 10.46550/978-65-88362-55-6
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino- aprendizagem. I. Rocha, Bruna Beatriz da (org.). II.
Ivanicska, Rebeca Freitas (org.) III. Hudson, Tassiana Aparecida. (org.)
CDU: 37