Processos Formativos E Saberes Interdisciplinares - Volume I: Práticas sociais e aprendizagens ao longo da vida

No primeiro volume desta obra, construído em forma de coletânea, são apresentadas reflexões sobre “Processos formativos e saberes interdisciplinares: práticas sociais e aprendizagens ao longo da vida.” Diversos argumentos permeiam o campo educacional e descortinam as implicações que fazem parte do cotidiano escolar, assim, as potentes contribuições de cada autor e autora aqui presente tornaram pertinentes ao apresentarem ponderações de suas relações com a educação.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightRebeca Freitas Ivanicska
  • keyboard_arrow_rightBruna Beatriz da Rocha
  • keyboard_arrow_rightMárcio José Rodrigues da Silva
Sumário

PREFÁCIO
Rebeca Freitas Ivanicska

APRESENTAÇÃO
Márcio José Rodrigues da Silva

A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES A PARTIR DA FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Bruna Beatriz da Rocha
Daniela Aparecida de Melo Costa
Márcio José Rodrigues da Silva
Rebeca Freitas Ivanicska
Tassiana Aparecida Hudson

AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS NO HORIZONTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Fernando Cardoso Montes
Luciana Azevedo Rodrigues

O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Rafaela Pinheiro Lacerda
Aline Costa Rabêlo
Marcelo Silva dos Santos
Wesley Antônio Gonçalves

NOVAS MÍDIAS NA PRATICA E NO ENSINO DE LITERATURA
Joyce Cristina de Resende

CONCEPÇÕES DE DOCENTES EM FORMAÇÃO A RESPEITO DO ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO
Régis Vinícius Alves de Abreu
Gabriel H. Canestri Cerqueira
Ana Rafaela Silva de Macedo

RELATO DE EXPERIÊNCIAS: REFLEXÕES ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A COVID-19
Sabrina Maria Botelho Silva
Maria Paula Ferreira Costa
Estela Aparecida Oliveira Vieira

ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: ORGANIZANDO A FORMAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA ESCOLA
Cristiane Aline dos Santos
Silvia Piedade de Moraes

A MULHER E SUAS RELAÇÕES COM O MUNDO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO: UM FENÔMENO COMPLEXO E MULTIDIMENSIONAL
Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim
Sâmia Elene Lobato dos Remédios
Ana Carolina Rigoni Carmo
Aira Suzana Ribeiro Martins

PLANEJAMENTO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
Célia Regina Vitaliano

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH), LÚDICO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tatiene Luzia Alves da Silva
Michele Valquíria Jonas Neves
Raiane Diva Campos Ferreira
Jorge de Assis Costa 

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO ESPACIAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Raiane Diva Campos Ferreira
Tatiene Luzia Alves da Silva
Michele Valquíria Jonas Neves
Jorge de Assis Costa

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRÁTICA
Eva Flávia de Oliveira da Silva
Flávia Patrícia Rodrigues de Souza

CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Ranyelle Lopes Barros
Josiani Mendes Silva

DO DIREITO À EDUCAÇÃO E A LITERATURA COMO FORMADORA DE SENSO CRÍTICO NO INDIVÍDUO
Sofia Baldoni Baúti
Marco Túlio Botelho Barbosa Lima

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS E DESAFIOS
Érica da Costa Terra
Maria Paula Ferreira Costa
Sabrina Maria Botelho Silva 

O USO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TEA
Ana Carolina Felix Fortes Carnevale
Ingrid Krishna Alves Santos
Maria Fernanda de Assis
Tathiana Rodrigues Silva
Michelle Alexandra Gomes Alves

ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO: REFLEXÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Adriana Aparecida Maurtas
Adriana Thamires de Carvalho Silva
Blenda Sheron Reis
Claudimir José da Silva
Juliana Augusta Stefani de Moura e Silva
Lidiane Aparecida Alvim de Araújo

A TRANSFORMAÇÃO DO ATO DE LER
Maria Paula Ferreira Costa
Rosana Ferreira

DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: COMPREENSÕES, DIRECIONAMENTOS E NOVOS SENTIDOS, A PARTIR DO CONCEITO BAKHTINIANO DE “GÊNEROS DO DISCURSO”
Wallisten Passos Garcia

A INFLUÊNCIA DAS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO EDUCACIONAL 
Caroline Souza Silva
Héder Souza Castro Júnior
Liliane Primo Freire
Mariana Camiliano da Silva

POSFÁCIO331
Bruna Beatriz da Rocha

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

P963 Processos formativos e saberes interdisciplinares [recurso eletrônico] : práticas sociais e aprendizagens ao longo da vida / organizadores: Rebeca Freitas Ivanicska, Bruna Beatriz da Rocha, Márcio José Rodrigues da Silva. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
334 p.

ISBN 978-65-88362-54-9
DOI: 10.46550/978-65-88362-54-9

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino-  aprendizagem. I. Ivanicska, Rebeca Freitas (org.) II. Rocha, 
    Bruna Beatriz da. (org.) III. Silva, Márcio José Rodrigues da. (org.)            

CDU: 37