Processos Formativos E Saberes Interdisciplinares: PRÁTICAS SOCIAIS E APRENDIZAGENS AO LONGO DA VIDA - VOLUME II

Nesta obra apresentamos a educação como um processo, que ocorre ao longo da vida nos diversos âmbitos sob a óptica de diferentes profissionais que descrevem a partir de experiências e reflexões a cerca da transmissão e da apreensão do conhecimento, instigando o aprender de forma crítica e inovadora. Desejo que esta seja uma leitura de descoberta.. como mais um caminho e não uma chegada, pois a aprendizagem não cessa. Aprendemos, desaprendemos e reaprendemos ao longo da vida. Espero que este livro seja para vocês leitores um espaço para novos saberes e um despertar sobre o processo educativo!

Download/Compra
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Sumário

PREFÁCIO
Tassiana Aparecida Hudson

APRESENTAÇÃO
Bruna Beatriz da Rocha

ALGUNS LASTROS FORMATIVOS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Eduarda Silva Vivas

O PAPEL DA ODONTOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
José Firmino de Souza Neto
Bruna Beatriz da Rocha

O PROTAGONISMO AFIRMATIVO DO/A NEGRO/A EM HISTÓRIAS INFANTIS: UMA DESCONSTRUÇÃO DO LUGAR DOS PERSONAGENS PARA COMBATER O RACISMO
Gabriela Silveira Meireles
Suellen Scarlet Silva Gamarano

A DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Mariana Pinheiro da Costa

ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS MEDIADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Mariana Pinheiro da Costa
Gabriela Alves de Oliveira

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA SALA DO BERÇÁRIO
Michele Valquíria J. Neves
Tatiene Luzia Alves da Silva
Raiane Diva Campos Ferreira
Jorge de Assis Costa

FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE ENSINO DE TEORIAS DE MODELOS ATÔMICOS NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
Régis Vinícius Alves de Abreu

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Késsia Caroline Gonçalves
Aline Aparecida da Silva

A ESCUTA COMO ATO TRANSFORMATIVO: NOVOS OPERADORES PARA O CAMPO EDUCACIONAL
Ana Paula Rossi Silva Camilio

DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Vanessa Tonelli da Silva
Vitor Lopes Resende

AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A PRODUÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO
Camila Sandim de Castro
Antonio Álvaro Soares Zuin

EDUCAÇÃO E PANDEMIA: OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO  ENSINO REMOTO
Débora Vilela Silva
Izabela Araújo Silva
Kelly Cristina Viana da Silva
Larissa Trindade Tarôco
Pamela Noronha Silva
Samuel Eudóxio do Nascimento

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL NA VELHICE 
Luana Karoline Ferreira

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS E A INCLUSÃO ESCOLAR
Gabriela de Paula Rosa
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino
Cíntia Lúcia de Lima

DIREITO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E AS PRÁTICAS SOCIAIS
Daniely Maria dos Santos

DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS DOCENTES PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL
Andreza Alves Moraes
Silmara Verônica Silva Jorge
Lidiane Aparecida Alvim de Araújo

“NÃO, EU NÃO ACEITO ESSA INDISCIPLINA”. A INDÚSTRIA CULTURAL E SUAS NUANCES FRENTE O ENSINO REMOTO
Taís Virgínia de Melo Almeida

EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO
Alanna Ferreira Ribeiro
Deyliane Aparecida de Almeida Pereira
Juarez Luiz Abrão
Marcelo Henrique dos Santos

NECROESTÉTICA: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA A MORTE
Tainã Moreira Gomes

POSFÁCIO
Rebeca Freitas Ivanicska

SOBRE AS ORGANIZADORAS


Ficha Técnica

P963 Processos formativos e saberes interdisciplinares [recurso
eletrônico] : práticas sociais e aprendizagens ao longo da vida / organizadores: Bruna Beatriz da Rocha, Rebeca Freitas Ivanicska, Tassiana Aparecida Hudson. - Cruz Alta : Ilustração, 2021. v. 2
320 p.

ISBN 978-65-88362-55-6
DOI: 10.46550/978-65-88362-55-6

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino-aprendizagem. I. Rocha, Bruna Beatriz da (org.). II. Ivanicska, Rebeca Freitas (org.) III. Hudson, Tassiana Aparecida. (org.)                        

CDU: 37

Autores