O livro “Práticas sociais & o brincar: alunos com deficiência visual – atendimento educacional especializado” traz para arena social muitos argumentos que podem se tornar referências para outros estudos sobre o tema, dos quais quero destacar apenas três. O primeiro, é o cuidado com o modo de apresentar a temática e os encaminhamentos de possíveis soluções. É preciso não excluir na própria inclusão. Muitas ações de inclusão da história recente estavam pautadas numa planificação do humano, desrespeitando as próprias diferenças. Esta obra colabora para compreensão desse problema e apresenta perspectivas de não cair em outras formas de exclusão.
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
1 PERCURSO METODOLÓGICO: O CAMINHO DA PESQUISA
2 SUSTENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA
2.1 Atendimento Educacional Especializado
2.1.1 Percurso histórico do AEE no Brasil
2.1.2 Aspectos da legislação sobre o AEE
2.1.3 Perfil profissional do educador do AEE
2.2 A Deficiência Visual (DV)
2.2.1 A Deficiência Visual no contexto escolar
2.2.2 O processo de inserção do deficiente visual no contexto escolar
2.3 O brincar como mecanismo de inserção do deficiente visual no ambiente escolar
3 ACHADOS DA PESQUISA: RESULTADOS E ANÁLISE
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ÍNDICE REMISSIVO
A553p Andrade, Maihara Pereira Franco de Práticas sociais & o brincar : alunos com deficiência visual - atendimento educacional especializado / Maihara Pereira Franco de Andrade, Carla Rosane da Silva Tavares Alves, Vaneza Cauduro Peranzoni. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
102 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-66-2
DOI 10.46550/978-65-88362-66-2
1. Educação especial. 2. Educação inclusiva. 3. Deficiência visual. I. Alves, Carla Rosane da Silva Tavares II. Peranzoni, Vaneza Cauduro III. Título.
CDU: 376.32