A obra “Práticas pedagógicas, formação de professores e currículo” apresenta reflexões sobre as pesquisas de Discentes e Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Cada capítulo amplia os debates promovidos, no contexto educacional atual, sobre desenvolvimento de currículo, tipos do ensino e constituição profissional docente com longa trajetória de engajamento na educação, o que exige formas inovadoras de interação nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste contexto, a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas utilizadas em grande escala, principalmente, durante a pandemia (Covid-19), propicia problematizações que exigem novos olhares sobre a questão. A partir dos diversos estudos, discussões e reflexões, os Pós-Graduandos e Egressos encontraram um espaço e tempo para direcionar os esforços em estudos minuciosos, que permitem encontrar caminhos para a resolução de problemas do seu cotidiano por meio da escrita reflexiva. A diversidade de textos, que abrangem desde o processo de leitura e escrita; aprendizagem significativa; docência reflexiva; saberes experienciais e conceitos matemáticos; interdisciplinaridade; educação do campo; protagonismo infantil e educação ambiental; desenvolvimento sustentável; interação entre docente e discente; envolvimento do aluno; currículo híbrido e situação de estudo, poderá motivar os leitores a desenvolverem outras compreensões na promoção de uma educação crítica e emancipatória.
PREFÁCIO
Eva Teresinha de Oliveira Boff
APRESENTAÇÃO
Marciele Dias Santos Cabeleira
Jamile Tábata Balestrin Konageski
Capítulo 1
A COMPLEXIDADE DO ATO DE LER: MUITO ALÉM DA LEITURA DE PALAVRAS
Jéssica Puhl Dalberto
Vidica Bianchi
Capítulo 2
INTERMEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
Carla Maria Leidemer Bruxel
Vidica Bianchi
Capítulo 3
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL
Carolaine Schreder
Rosimeri Dias de Moura Puhl
Capítulo 4
A FORMAÇÃO PARA UMA DOCÊNCIA REFLEXIVA E AS PERSPECTIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Eduarda Joner dos Santos
Lauren Slongo Braida
Capítulo 5
SABERES EXPERIENCIAIS DO PROFESSOR INICIANTE E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Diane Saraiva Fronza
Cátia Maria Nehring
Capítulo 6
APRENDIZAGEM DO CONCEITO MATEMÁTICO ÁREA DO SÓLIDO GEOMÉTRICO PRISMA, À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Cátia Luana Bullmann
Cátia Maria Nehring
Capítulo 7
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cláudia Elizandra Lemke
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 8
EDUCAÇÃO DO CAMPO: APROXIMANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA REALIDADE DOS EDUCANDOS
Nairana Becker Vergutz
Sidinei Pithan da Silva
Capítulo 9
A CRIANÇA E A ESCOLA: DA INVISIBILIDADE AO PROTAGONISMO
Hedi Maria Luft
Kátia Aparecida Dias Peroty
Capítulo 10
EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAR: ESPAÇO E TEMPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Laércio Francesconi
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 11
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NOS DOCUMENTOS REGULADORES DO ENSINO DE QUÍMICA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ilda de Franceschi Fellipetto
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 12
INTERAÇÕES ENTRE DOCENTE E DISCENTES NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL CRÍTICA
Raquel Weyh Dattein
Maria Cristina Pansera-de-Araújo
Capítulo 13
O ENVOLVIMENTO DO ALUNO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO CURRÍCULO COMO NARRATIVA
Julia Stiebbe Callai
Capítulo 14
A AMBIGUIDADE E CONSTITUIÇÃO HÍBRIDA DO CURRÍCULO
Alisson Vercelino Beerbaum
Edi Branco da Silva
Capítulo 15
SITUAÇÃO DE ESTUDO X EDUCAÇÃO BÁSICA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Marciele Dias Santos Cabeleira
Vidica Bianchi
SOBRE OS AUTORES
SOBRE AS ORGANIZADORAS
P912 Práticas pedagógicas, formação de professores e currículo / organizadoras: Marciele Dias Santos Cabeleira, Jamile Tábata Balestrin Konageski. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
184 p.
ISBN 978-85-92890-48-3
DOI 10.46550/978-85-92890-48-3
1. Educação. 2. Práticas pedagógicas. 3. Formação de professores. 4. Ensino-aprendizagem. I. Cabeleira, Marciele Dias Santos (org.). II. Konageski, Jamile Tábata Balestrin (org.).