Práticas Pedagógicas, Formação De Professores E Currículo

A obra “Práticas pedagógicas, formação de professores e currículo” apresenta reflexões sobre as pesquisas de Discentes e Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Cada capítulo amplia os debates promovidos, no contexto educacional atual, sobre desenvolvimento de currículo, tipos do ensino e constituição profissional docente com longa trajetória de engajamento na educação, o que exige formas inovadoras de interação nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste contexto, a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas utilizadas em grande escala, principalmente, durante a pandemia (Covid-19), propicia problematizações que exigem novos olhares sobre a questão. A partir dos diversos estudos, discussões e reflexões, os Pós-Graduandos e Egressos encontraram um espaço e tempo para direcionar os esforços em estudos minuciosos, que permitem encontrar caminhos para a resolução de problemas do seu cotidiano por meio da escrita reflexiva. A diversidade de textos, que abrangem desde o  processo de leitura e escrita; aprendizagem significativa; docência reflexiva; saberes experienciais e conceitos matemáticos; interdisciplinaridade; educação do campo; protagonismo infantil e educação ambiental; desenvolvimento sustentável; interação entre docente e discente; envolvimento do aluno; currículo híbrido e situação de estudo, poderá motivar os leitores a desenvolverem outras compreensões na promoção de uma educação crítica e emancipatória.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightMarciele Dias Santos Cabeleira
  • keyboard_arrow_rightJamile Tábata Balestrin Konageski
Sumário

PREFÁCIO
Eva Teresinha de Oliveira Boff 

APRESENTAÇÃO
Marciele Dias Santos Cabeleira 
Jamile Tábata Balestrin Konageski 

Capítulo 1
A COMPLEXIDADE DO ATO DE LER: MUITO ALÉM DA LEITURA DE PALAVRAS
Jéssica Puhl Dalberto 
Vidica Bianchi 

Capítulo 2
INTERMEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
Carla Maria Leidemer Bruxel 
Vidica Bianchi 

Capítulo 3
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL
Carolaine Schreder 
Rosimeri Dias de Moura Puhl 

Capítulo 4
A FORMAÇÃO PARA UMA DOCÊNCIA REFLEXIVA E AS PERSPECTIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Eduarda Joner dos Santos 
Lauren Slongo Braida 

Capítulo 5
SABERES EXPERIENCIAIS DO PROFESSOR INICIANTE E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Diane Saraiva Fronza 
Cátia Maria Nehring 

Capítulo 6
APRENDIZAGEM DO CONCEITO MATEMÁTICO ÁREA DO SÓLIDO GEOMÉTRICO PRISMA, À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA 
Cátia Luana Bullmann 
Cátia Maria Nehring 

Capítulo 7
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cláudia Elizandra Lemke 
Maria Cristina Pansera de Araújo 

Capítulo 8
EDUCAÇÃO DO CAMPO: APROXIMANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA REALIDADE DOS EDUCANDOS
Nairana Becker Vergutz 
Sidinei Pithan da Silva 

Capítulo 9
A CRIANÇA E A ESCOLA: DA INVISIBILIDADE AO PROTAGONISMO
Hedi Maria Luft 
Kátia Aparecida Dias Peroty 

Capítulo 10
EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAR: ESPAÇO E TEMPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Laércio Francesconi  
Maria Cristina Pansera de Araújo 

Capítulo 11
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NOS DOCUMENTOS REGULADORES DO ENSINO DE QUÍMICA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ilda de Franceschi Fellipetto 
Maria Cristina Pansera de Araújo 

Capítulo 12
INTERAÇÕES ENTRE DOCENTE E DISCENTES NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL CRÍTICA
Raquel Weyh Dattein 
Maria Cristina Pansera-de-Araújo 

Capítulo 13
O ENVOLVIMENTO DO ALUNO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO CURRÍCULO COMO NARRATIVA
Julia Stiebbe Callai 

Capítulo 14
A AMBIGUIDADE E CONSTITUIÇÃO HÍBRIDA DO CURRÍCULO
Alisson Vercelino Beerbaum 
Edi Branco da Silva 

Capítulo 15
SITUAÇÃO DE ESTUDO X EDUCAÇÃO BÁSICA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Marciele Dias Santos Cabeleira 
Vidica Bianchi 

SOBRE OS AUTORES

SOBRE AS ORGANIZADORAS


Ficha Técnica

P912   Práticas pedagógicas, formação de professores e currículo / organizadoras: Marciele Dias Santos Cabeleira, Jamile Tábata Balestrin Konageski. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
184 p. 

ISBN 978-85-92890-48-3
DOI 10.46550/978-85-92890-48-3

1. Educação. 2. Práticas pedagógicas. 3. Formação de professores. 4. Ensino-aprendizagem. I. Cabeleira, Marciele Dias Santos (org.). II. Konageski, Jamile Tábata Balestrin (org.).