Este livro apresenta um estudo de caso sobre práticas pedagógicas e a formação de professores em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em uma escola pública estadual de Jóia/RS. O objetivo é avaliar como os professores estão se adaptando às novas demandas de ensino trazidas pela indústria 4.0 e pela pandemia de Covid-19. A pesquisa revela a necessidade de familiarização dos professores com as novas tecnologias para promover a criatividade e o estímulo aos alunos. Como resultado, foi criado o site "Professores Conectados do Campo" para servir como uma plataforma de formação contínua. O estudo observou mudanças positivas na postura pedagógica dos educadores em relação ao uso das tecnologias digitais.
INTRODUÇÃO
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Sociedade do conhecimento: a educação na escola do campo
1.2 As tecnologias digitais da informação e da comunicação
1.3 Planejamento e metodologias de ensino: uma reflexão necessária
1.4 O Planejamento segundo a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)
1.5 As políticas públicas na área de tecnologia educacional para escolas do campo
1.5.1 PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional)
1.5.2 Educação Conectada
1.6 Trabalhos relacionados com o estudo de caso desenvolvido
1.7 Análise, discussão e relação com a proposta de estudo
2 METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO QUE FOI DESENVOLVIDO
2.1 Estudo de caso qualitativo descritivo
2.2 O caso
2.3 Etapas da pesquisa
2.4 Instrumentos de pesquisa
3 APRESENTANDO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOCELI CORRÊA EM JÓIA/RS
3.1 Trajetória da E. E. E. M. J. C.
3.2 As concepções de educação da E. E. E. M. J. C.
3.3 Os educadores da E.E.E.M.J.C.
3.4 Os professores e seu perfil formativo
3.5 O currículo e a utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação na E. E. E. M. J. C.
3.6 A utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação e a base nacional comum curricular
3.7 O planejamento dos professores da E. E. E. M. J. C.
3.8 Período da pandemia de covid-19 e a utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação
4 A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19
4.1 A postura dos educadores da E. E. E. M. J. C. perante o ensino híbrido
4.2 As políticas públicas da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul durante o ensino híbrido
4.3 O retorno das aulas presenciais e a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação
4.4 A retomada do ano letivo de 2022
5 A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CAMPO DA ESCOLA JOCELI CORRÊA
5.1 O site professores conectados do campo da escola estadual de ensino médio Joceli Corrêa
5.2 Metodologia do processo formativo
5.3 Organização do processo formativo
5.3.1 Primeiro módulo
5.3.2 Segundo módulo
5.3.3 Terceiro módulo
5.3.4 Metodologias Ativas
5.3.4.1 Kahoot
5.3.4.2 Canva
5.3.4.3 Quizizz
5.3.4.4 Powtoon
5.3.4.5 Padlet
5.3.5 Acervo pedagógico digital
5.3.5.1 Links para visitas a museus virtuais
5.3.5.2 Jogos Pedagógicos Virtuais
5.3.5.3 Biblioteca Virtual
5.3.5.4 Obras de Monteiro Lobato
5.3.5.5 Sugestão de Literaturas
5.3.5.6 Diversas Dinâmicas
5.3.6 Avaliação do processo formativo
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS