Práticas Pedagógicas E Formação Em Tecnologias Digitais Em Escolas Do Campo: Um estudo de caso

Este livro apresenta um estudo de caso sobre práticas pedagógicas e a formação de professores em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em uma escola pública estadual de Jóia/RS. O objetivo é avaliar como os professores estão se adaptando às novas demandas de ensino trazidas pela indústria 4.0 e pela pandemia de Covid-19. A pesquisa revela a necessidade de familiarização dos professores com as novas tecnologias para promover a criatividade e o estímulo aos alunos. Como resultado, foi criado o site "Professores Conectados do Campo" para servir como uma plataforma de formação contínua. O estudo observou mudanças positivas na postura pedagógica dos educadores em relação ao uso das tecnologias digitais.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightCamila Martins
Sumário

INTRODUÇÃO

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Sociedade do conhecimento: a educação na escola do campo
1.2 As tecnologias digitais da informação e da comunicação
1.3 Planejamento e metodologias de ensino: uma reflexão necessária
1.4 O Planejamento segundo a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)
1.5 As políticas públicas na área de tecnologia educacional para escolas do campo
1.5.1 PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia  Educacional)
1.5.2 Educação Conectada
1.6 Trabalhos relacionados com o estudo de caso desenvolvido
1.7 Análise, discussão e relação com a proposta de estudo

2 METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO QUE FOI DESENVOLVIDO
2.1 Estudo de caso qualitativo descritivo
2.2 O caso
2.3 Etapas da pesquisa
2.4 Instrumentos de pesquisa

3 APRESENTANDO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOCELI CORRÊA EM JÓIA/RS
3.1 Trajetória da E. E. E. M. J. C.
3.2 As concepções de educação da E. E. E. M. J. C.
3.3 Os educadores da E.E.E.M.J.C.
3.4 Os professores e seu perfil formativo
3.5 O currículo e a utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação na E. E. E. M. J. C.
3.6 A utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação e a base nacional comum curricular
3.7 O planejamento dos professores da E. E. E. M. J. C.
3.8 Período da pandemia de covid-19 e a utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação

4 A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19
4.1 A postura dos educadores da E. E. E. M. J. C. perante o ensino híbrido
4.2 As políticas públicas da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul durante o ensino híbrido
4.3 O retorno das aulas presenciais e a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação
4.4 A retomada do ano letivo de 2022

5 A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CAMPO DA ESCOLA JOCELI CORRÊA
5.1 O site professores conectados do campo da escola estadual de  ensino médio Joceli Corrêa
5.2 Metodologia do processo formativo
5.3 Organização do processo formativo
5.3.1 Primeiro módulo
5.3.2 Segundo módulo
5.3.3 Terceiro módulo
5.3.4 Metodologias Ativas
5.3.4.1 Kahoot
5.3.4.2 Canva
5.3.4.3 Quizizz
5.3.4.4 Powtoon
5.3.4.5 Padlet
5.3.5 Acervo pedagógico digital
5.3.5.1 Links para visitas a museus virtuais
5.3.5.2 Jogos Pedagógicos Virtuais
5.3.5.3 Biblioteca Virtual
5.3.5.4 Obras de Monteiro Lobato
5.3.5.5 Sugestão de Literaturas
5.3.5.6 Diversas Dinâmicas
5.3.6 Avaliação do processo formativo

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS


Ficha Técnica

M386p   Martins, Camila
Práticas pedagógicas e formação em tecnologias digitais  em escolas do campo [recurso eletrônico] : um estudo de caso / Camila Martins. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
200 p. : il. 
 
ISBN 978-65-6135-033-4
DOI 10.46550/978-65-6135-033-4
1. Práticas pedagógicas. 2. Tecnologias digitais. 3. Escolas do campo. I. Título
 
CDU: 37:004