A Pedagogia da afetação nasce da experiência de sensibilização em relação aos processos formativos vividos pela autora. É uma pedagogia-ideia que expressa muitas apostas formativas em relação aos princípios que fundam a ação docente, quais sejam, o interesse ético em cuidar, zelar, e educar para e com o direito de ser sujeito. Não se trata de uma nova nomenclatura, tampouco de (re)cientificar o que já existe. Não se trata também de conferir outro ou mais significado para o que temos realizado em termos pedagógico.
PREFÁCIO
DE ONDE NASCEM AS AFETAÇÕES: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE O INTERESSE
O interesse e suas origens
O tempo presente e seus sentidos convocatórios
1 SOBRE JOHANN FRIEDRICH HERBART E A NOÇÃO DE INTERESSE MÚLTIPLO
1.1 Breves compreensões sobre Johann Friedrich Herbart
1.2 A noção de interesse múltiplo em Herbart
1.3 Falta criativa e o privilégio de não saber: diálogos possíveis
2 POR UMA FORMAÇÃO EM INTERESSE MÚLTIPLO
2.1 Alguns sentidos “assumidos” pela educação escolar na contemporaneidade: um olhar que convoca Johann Friedrich Herbart
2.2 Caminhos para pensar a construção de interesses do conhecimento e da simpatia
2.2.1 A skholé como tempo e espaço em potencial para a construção de interesses do conhecimento: um tempo de afetação pelo mundo humano comum
2.2.2 Construção de interesses da simpatia: uma afetação duradoura para com as relações humanas
2.3 Formação de interesse múltiplo como pressuposto para a construção de uma afetação duradoura: os sentidos existenciais e o mundo humano comum como grandes valores
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE CAMINHOS DE AFETAÇÃO
REFERÊNCIAS