Por Uma Pedagogia Da Afetação: Caminhos do interesse, da docência e da educação

A Pedagogia da afetação nasce da experiência de sensibilização em relação aos processos formativos vividos pela autora. É uma pedagogia-ideia que expressa muitas apostas formativas em relação aos princípios que fundam a ação docente, quais sejam, o interesse ético em cuidar, zelar, e educar para e com o direito de ser sujeito. Não se trata de uma nova nomenclatura, tampouco de (re)cientificar o que já existe. Não se trata também de conferir outro ou mais significado para o que temos realizado em termos pedagógico. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightFranciele da Silva dos Anjos Strohhecker
Sumário

PREFÁCIO

DE ONDE NASCEM AS AFETAÇÕES: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE O INTERESSE
O interesse e suas origens
O tempo presente e seus sentidos convocatórios

1 SOBRE JOHANN FRIEDRICH HERBART E A NOÇÃO DE INTERESSE MÚLTIPLO
1.1 Breves compreensões sobre Johann Friedrich Herbart
1.2 A noção de interesse múltiplo em Herbart 
1.3 Falta criativa e o privilégio de não saber: diálogos possíveis

2 POR UMA FORMAÇÃO EM INTERESSE MÚLTIPLO
2.1 Alguns sentidos “assumidos” pela educação escolar na contemporaneidade: um olhar que convoca Johann Friedrich Herbart
2.2 Caminhos para pensar a construção de interesses do conhecimento e da simpatia
2.2.1 A skholé como tempo e espaço em potencial para a construção de interesses do conhecimento: um tempo de afetação pelo mundo humano comum
2.2.2 Construção de interesses da simpatia: uma afetação duradoura para com as relações humanas
2.3 Formação de interesse múltiplo como pressuposto para a construção de uma afetação duradoura: os sentidos existenciais e o mundo humano comum como grandes valores

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE CAMINHOS DE AFETAÇÃO

REFERÊNCIAS


Ficha Técnica

S921p    Strohhecker, Franciele da Silva dos Anjos
Por uma pedagogia da afetação : caminhos do interesse, da docência e da educação / Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
123 p. : il. 
 
ISBN 978-65-6135-035-8
DOI 10.46550/978-65-6135-035-8
1. Educação. 2. Pedagogia. 3. Formação de docentes. I. Título
 
CDU: 37