
Cada capítulo desta obra tem sua vinculação a alguma prática acadêmica de produção. É como se os autores buscassem destacar o cotidiano, a sala de aula, evidenciando a vivência do conhecimento; nesta obra a interdisciplinaridade se desenvolve, a provocação se avulta. Por isso, ela também precisa ser lida tendo-se em consideração a riqueza específica de cada contribuição, na diversidade que se apresenta. E essa variedade de visões de mundo aflora a consciência de humildade, pela incapacidade de controlar ou dominar o universo do conhecimento, que só se constrói pela ação solidária.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
PREFÁCIO
Cristina Rezende Eliezer
A BARBÁRIE DA INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE OS PEDAGOGISMOS CONTEMPORÂNEOS
Cláudia Fuchs
Jenerton Arlan Schütz
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS DA/PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Cristina Rezende Eliezer
Lorena Ribeiro de Carvalho Sousa
Helena Maria Ferreira
Elivan Aparecida Ribeiro
OS DIREITOS HUMANOS DOS VULNERÁVEIS E A PSICOLOGIA POSITIVA NO COMBATE AO BULLYING ESCOLAR
Cayo Vinícius Ferreira Freitas
Leandra Chaves Tiago
Paula Vieira Teles
REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA NA EDUCAÇÃO
Cristina Rezende Eliezer
Ana Luiza Garcia Campos
Emiliane Geralda de Faria
Igor Mendes da Silva
Gabriela Luiza Gonçalves Silva
DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: O DESAFIO DE SE GARANTIR O DIREITO À EDUCAÇÃO E A PROMOÇÃO DA CIDADANIA FRENTE A UMA CULTURA DE PRECONCEITOS
Kesley Alves de Carvalho
Lívia Lopes de Souza Pereira
Wirley Avelino Silva
A BUSCA PELA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DEMOCRÁTICO
Lorena Ribeiro de Carvalho Sousa
Daniel Araújo de Assis
Rique Braher Lopes Soares
AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Bruna Beatriz da Rocha
Gustavo Ferreira Quintão
Márcio José Rodrigues da Silva
Daniely Maria dos Santos
Tassiana Aparecida Hudson
UNIVERSIDADE, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: APONTAMENTOS SOBRE SUA RELEVÂNCIA AO BACHARELANDO EM DIREITO
Henrique Avelino
Tayná Lucas Ferreira
UMA VIAGEM PELO UNIVERSO HISTÓRICO: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS DOS SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA
Juarez Luiz Abrão
Marcelo Henrique dos Santos
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O DESAFIO DO ENSINO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Adelene de Souza
ENTRE O VENENO E O REMÉDIO: UMA RELEITURA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS
Rafael Carlos Lima da Silva
Thaís Magalhães Abreu
Benício Bruno da Silva
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES METACOGNITIVAS E AS COMPETÊNCIAS LEITORAS
Elaine Leporate Barroso Faria
Agatha Eleuterio Paulo
Michelle Barbosa Gomes
Fernanda Gomes Alves
LEITURA DE IMAGENS EM SUPORTE DIGITAL: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Natany Avelar Silva
Rita Cássia Oliveira
Ludmila Magalhães Naves
Helena Maria Ferreira
O USO DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO PROFESSOR
Amanda Cristina dos Santos Reis
Thiago Lemes de Oliveira
A FOTOGRAFIA NA PERCEPÇÃO DA ARTE VISUAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 203
Rita Cássia Oliveira
Ludmila Magalhães Naves
Natany Avelar Silva
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
OS ATENDIMENTOS EM ALTERNATIVAS PENAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO EM LIBERDADE
Ana Carolina Fonseca Porto
Jo Jaqueline da Silva Mata
DA INIBIÇÃO DA FORMAÇÃO DO AGRESSOR A PARTIR DA EDUCAÇÃO: O USO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM COMO PROTEÇÃO AO MENOR EXPOSTO A UM MEIO SOCIAL VIOLENTO
Pytti Valverde Rocha Diniz Silva
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM CAMPO EM DISPUTA
Ana Kelly Arantes
Helena Mara Dias Pedro
Poliana Myriam Felipe Rodrigues de Santana
A LINGUAGEM JURÍDICA E SUA RELAÇÃO COM OS DIREITOS HUMANOS
Márcio Jean Malheiros Mendes
Antonio Escandiel de Souza
Fábio César Junges
P474 Pesquisas em educação : olhares e caminhos / organizadores: Cristina Rezende Eliezer, Lorena Ribeiro de Carvalho Sousa, Jenerton Arlan Schütz. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
274 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-991146-1-8
DOI: 10.46550/978-65-991146-1-8
1. Educação. 2. Educação inclusiva. 3. Direitos humanos. 4. Formação de professores. I. Eliezer, Cristina Rezende (org.). II. Sousa, Lorena Ribeiro de Carvalho (org.). III. Schütz, Jenerton Arlan (org.).
CDU: 37