Para Falar De Educação - Volume 2: Pesquisa e prática docente em diálogo

Esta coletânea reúne textos que exploram temas relevantes para a educação, oferecendo uma análise crítica e multifacetada do contexto educacional contemporâneo. Os capítulos abordam desde a incorporação de teorias pedagógicas em práticas específicas até a reflexão sobre o papel da escola na formação dos indivíduos e na promoção dos direitos humanos. Os autores investigam questões como alfabetização, gestão do tempo em sala de aula, construção de saberes e as experiências educacionais de imigrantes venezuelanos, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre temas centrais e particularmente necessários no contexto educacional brasileiro.  Que esses diálogos se somem a tantos outros, e que possamos manter sempre o fôlego e a esperança necessários para continuar a pensar e repensar a educação e nossas práticas como educadores e como indivíduos comprometidos com a educação brasileira.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightLuthiane Miszak Valença de Oliveira
  • keyboard_arrow_rightDaiana Bastos da Silva Santos
Sumário


APRESENTAÇÃO
Daiana Bastos da Silva Santos

Capítulo 1 - A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO NORTEADORA DA PRÁTICA NAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO AlfabeTO/RCT
Kethlen Leite de Moura-Berto
Cleide Diamantino Lopes
Layanna Giordana Bernardo Lima

Capítulo 2 - A ESCOLA E AS PRÁTICAS DE LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE
Rosenil Gonçalina dos Reis e Silva

Capítulo 3 - TECITURA DE SABERES
Jucilene Miranda da Silva

Capítulo 4 - A RELAÇÃO DO TEMPO E A GESTÃO DE ATIVIDADES NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Ivani Souza Mello
Lorhaine Santos Silva 
Mirielli Lisboa da Cunha Rezende
Rosenil Gonçalina dos Reis e Silva

Capítulo 5 - A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO CATALISADORA DO CONJUNTO DE DIREITOS HUMANOS 
Cleide Diamantino Lopes
Kethlen Leite de Moura-Berto

Capítulo 6 - A INSERÇÃO DE IMIGRANTES VENEZUELANOS NA REGIÃO OESTE CATARINENSE: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS 
Lidiane Tania Ronsoni Maier


Ficha Técnica

P221   Para falar de educação [recurso eletrônico] : pesquisa e prática docente em diálogo / organizadoras: Luthiane Miszak Valença de Oliveira, Daiana Bastos da Silva Santos. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
v. 2 : il.
 
ISBN 978-65-6135-045-7
DOI 10.46550/978-65-6135-045-7
1. Educação. I. Oliveira, Luthiane Miszak Valença de (org.). II. Santos, Daiana Bastos da Silva (org.).
 
CDU: 37