Esta coletânea reúne textos que exploram temas relevantes para a educação, oferecendo uma análise crítica e multifacetada do contexto educacional contemporâneo. Os capítulos abordam desde a incorporação de teorias pedagógicas em práticas específicas até a reflexão sobre o papel da escola na formação dos indivíduos e na promoção dos direitos humanos. Os autores investigam questões como alfabetização, gestão do tempo em sala de aula, construção de saberes e as experiências educacionais de imigrantes venezuelanos, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre temas centrais e particularmente necessários no contexto educacional brasileiro. Que esses diálogos se somem a tantos outros, e que possamos manter sempre o fôlego e a esperança necessários para continuar a pensar e repensar a educação e nossas práticas como educadores e como indivíduos comprometidos com a educação brasileira.
APRESENTAÇÃO
Daiana Bastos da Silva Santos
Capítulo 1 - A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO NORTEADORA DA PRÁTICA NAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO AlfabeTO/RCT
Kethlen Leite de Moura-Berto
Cleide Diamantino Lopes
Layanna Giordana Bernardo Lima
Capítulo 2 - A ESCOLA E AS PRÁTICAS DE LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE
Rosenil Gonçalina dos Reis e Silva
Capítulo 3 - TECITURA DE SABERES
Jucilene Miranda da Silva
Capítulo 4 - A RELAÇÃO DO TEMPO E A GESTÃO DE ATIVIDADES NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Ivani Souza Mello
Lorhaine Santos Silva
Mirielli Lisboa da Cunha Rezende
Rosenil Gonçalina dos Reis e Silva
Capítulo 5 - A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO CATALISADORA DO CONJUNTO DE DIREITOS HUMANOS
Cleide Diamantino Lopes
Kethlen Leite de Moura-Berto
Capítulo 6 - A INSERÇÃO DE IMIGRANTES VENEZUELANOS NA REGIÃO OESTE CATARINENSE: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS
Lidiane Tania Ronsoni Maier