“Para Falar de Educação: Pesquisa e Prática Docente em Diálogo” apresenta importantes reflexões no campo da educação, interessada na formação humana, no ensino e na aprendizagem, nas metodologias e estratégias educacionais como jogos e práticas de leitura, na formação docente a partir da experiência da residência pedagógica e de projetos educativos, na reflexão a partir das vivências dos sujeitos e de seus discursos, bem como reflexões sobre juventudes e suas histórias de vida. Assim, convidamos você, leitor/a e/ou pesquisador/a a dialogar conosco a partir das reflexões aqui apresentadas cumprindo a tarefa primordial, apresentada por Nóvoa, que pode ser estendida a todos nós: a de pensar, e aqui a de pensar a educação por diferentes nuances e assim propor novas pautas de diálogo e investigação. Que possamos seguir nesta conversa que nos ajuda a crescer e repensar nossas práticas educativas.
PREFÁCIO
Luthiane Miszak Valença de Oliveira
Capítulo 1 - ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DE IMPERATRIZ - MA
Jeovania Oliveira Lima
Beatriz Cândido da Silva
Christiano Roberto Lima de Aguiar
Gilvânia Queiroz Madeira de Aguiar
Capítulo 2 - COMO JOGOS ELETRÔNICOS PODEM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E OS MALES QUE ELES PODEM CAUSAR: UMA CONSTRUÇÃO EDUCACIONAL SOBRE AS HABILIDADES PRESENTES NA BNCC E OBRIGATÓRIAS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Guilherme Fabricio Volpini
Rafael Anderson Kochenborger
Fabiano de Oliveira Wonzoski
Cirlei Giombelli
Capítulo 3 - REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, ESCOLA E PRÁTICAS DE LEITURA
Rosenil Gonçalina dos Reis e Silva
Capítulo 4 - A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: SUBPROJETO PEDAGOGIA DO CAUM
Pedro Paulo Pereira Reis
Kethlen Leite de Moura-Berto
Capítulo 5 - BOLSA PERMANÊNCIA: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO, CAMPUS IMPERATRIZ
Lívia Lima Gomes
Christiano Roberto Lima de Aguiar
Gilvânia Queiroz Madeira de Aguiar
Jeovania Oliveira Lima
Capítulo 6 - O PROJETO EducaTO/RCT E O COMPROMISSO NA PROMOÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO TOCANTINENSE
Kethlen Leite de Moura-Berto
Cleide Diamantino Lopes
Capítulo 7 - REPRESENTAÇÕES DOS INDÍGENAS NO IMAGINÁRIO SOCIAL EM MS E ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA SOB A LUZ DAS REFLEXÕES E SABERES INDÍGENAS
Mara Letícia Walter
Capítulo 8 - JUVENTUDES, ESCOLARIZAÇÃO E HISTÓRIAS DE VIDA: ENTRELAÇAMENTOS PARA A PESQUISA SOBRE CURRÍCULO E PROJETOS DE VIDA NA CONTEMPORANEIDADE
Luthiane Miszak Valença de Oliveira