O presente livro é a compilação de vinte esmerados artigos acadêmico-científicos que abarcam em suas linhas e páginas diversos assuntos relacionados à educação, sendo estes explanados de forma analítica e crítico-reflexiva sob diferentes aspectos, idiossincrasias e cunhos temáticos: gestor escolar e Projeto Político Pedagógico, Literatura, História, realidade, ficção, ciência, tecnologia, trabalho, materiais didáticos, mídias e pedagogia da comunicação, sistema de avaliação, estágios curriculares, educação no campo, interdisciplinaridade, ambiente escolar, práticas de inclusão, etc. Em outras palavras, uma gama de assuntos que nos desafiam e ajudam a pensar em possibilidades para melhorar o universo da educação.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
APRESENTAÇÃO
Prof. Me. Airton Pott
A “CRIMINALIZAÇÃO” DO PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E DO MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO”
Celso Gabatz
Rosângela Angelin
A FUNÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO GESTOR ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP
Elizandro Mesquita Magalhães
José Davi Jovino Farias
Luciana Catunda de Mesquita
Mircéia Maria de Oliveira Bezerra
A LITERATURA COMO UMA FORMA DE REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA: UM ESTUDO SOBRE FICÇÃO E REALIDADE ENTRE A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO
Damares Reis Teixeira
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
A TEORIA DE APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E SUA APLICAÇÃO NO IFTM – CAMPUS ITUIUTABA
Donizete Lima Franco
ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM BUSCA DE UM ENSINO SIGNIFICATIVO
Jaqueline Carvalho Silva
AS NOVAS FERRAMENTAS MIDIÁTICAS E A PEDAGOGIA DA COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
Luís Fernando Ferreira de Araújo
ATITUDES (MONO)LINGUÍSTICAS EM ESPAÇOS SOCIOLINGUÍSTICOS DE FRONTEIRA
Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro
DESAFIOS DE ENSINAR, ACOMPANHAR E AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM FACE DO ENSINO REMOTO ATRAVÉS DE UM PROCESSO REFLEXIVO DA PRÁTICA DOCENTE
Ariéle Dorneles Wolff
Luciane Kauffmann
Daniela Carolina Ernst
EDUCAÇÃO: CRISE DA RAZÃO ÉTICA E A PRÁTICA DOCENTE
José Guilherme de Oliveira Castro
Kátia do Socorro Carvalho Lima
Mônica Eliana de Oliveira Ferreira
Maria Caroline Cavalcante dos Santos
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Marlova Giuliani Garcia
Fabricia Tadia
Eliane Auxiliadora Pereira
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA II
Francisco Leandro da Costa Soares
Antonio Avelar Macedo Neri
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM EXERCÍCIO EM ANÁLISE
Daiane Karla Correia Jodar
EXCLUSÃO E CONSTRANGIMENTOS CAUSADOS PELO BULLYING NAS AMBIÊNCIAS ESCOLARES: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
Silvia Pautz
Maria Aparecida Santana Camargo
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Ana Abadia dos Santos Mendonça
INTERDISCIPLINARIDADE E AS TICs: (RES)SIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES E SEUS RESPALDOS NA SOCIEDADE E NO TRABALHO
Airton Pott
O TRABALHO DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA
Kamilla Romano Portolese
Luiz Bosco Sardinha Machado Júnior
O DESAFIO DE SE ENSINAR INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL II COM O LIÇÕES DO RIO GRANDE
Dayse Rodrigues dos Santos
PRIMEIRO PASSO PARA PENSAR UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA DE PILHAS: OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS
Carla Montenegro Balan Nobile
Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
Márcia Camilo Figueiredo
REFLEXÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL E A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Tarciso Douglas Alves da Silva
RODRIGUES E VIDES: OS ATLETAS E SUAS DIFERENTES POSIÇÕES NO TIME DA LITERATURA
Pedro Panhoca da Silva
Camila Concato
U58 O universo da educação : desafios e possibilidades no século XXI / organizador: Airton Pott. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
v. 2. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-61-7
DOI: 10.46550/978-65-88362-61-7
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Formação de professores. I. Pott, Airton (org.).
CDU: 37