O Universo Da Educação - Volume I: Desafios e possibilidades no século XXI

Tantos desafios nos últimos anos, tantas mudanças e inovações ao longo das últimas décadas, que nos propomos a organizar a presente obra, a qual compreende temas voltados a “Desafios e possibilidades na educação contemporânea”. Tantas mudanças sociais, culturais, políticas, econômicas e educacionais com abrangência inclusive universal. Neste sentido, sinto-me, na condição de organizador e (co)autor, grato e honrado em poder apresentar à sociedade a presente obra científica, intitulada O Universo da Educação: Desafios e Possibilidades no Século XXI - Volume I.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAirton Pott
Sumário

APRESENTAÇÃO
Airton Pott

A LITERATURA E O USO DAS MULTIMODALIDADES: USO DE IMAGENS PARA UMA LEITURA DINÂMICA DA OBRA OS LUSÍADAS
 Daiane Karla Correia Jodar

A MATRIZ DO SAEB PARA O ENSINO DA LEITURA NO FUNDAMENTAL II
Jaqueline Carvalho Silva

ALTERNATIVAS AO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Arthur Hunold Lara
Vanderlei Rotelli

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Elizandro Mesquita Magalhães
José Anderson Costa Gomes
Eva Wilma Martins Timbó
Alex Duarte de Araújo

DISCRIMINAÇÃO LINGUÍSTICA: UM FATOR DETERMINANTE PARA A DESIGUALDADE SOCIAL
Silvia Pautz
Maria Aparecida Santana Camargo

ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES85
Tarciso Douglas Alves da Silva

GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Airton Pott

JOBQUÍM: OPORTUNIDADES PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO APRENDEREM A NOMENCLATURA  DE HIDROCARBONETOS
Marcio Pereira Junior
Marcia Camilo Figueiredo

LINGUAGEM FICCIONAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS TELENOVELAS BRASILEIRAS
Luís Fernando Ferreira de Araújo

MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO EM ÉPOCA DE  PANDEMIA
Zacarias John

O TECIDO ESCOLAR E A LINHA SOCIOLINGUÍSTICA: COMO COSTURAR PROPÓSITOS TÃO OPOSTOS ATRAVÉS DO PROFESSOR?
Thainá de Santana Alencar
Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro

OS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER TUDO A TODOS: PROPOSIÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
Luciane Kauffmann
Ariéle Dorneles Wolff
Daniela Carolina Ernst

OS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA DA INFÂNCIA ENQUANTO ORGANISMOS VIVOS DE APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM ITALIANA DE REGGIO EMILIA
Adriane Graeff

QUALIFICAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE   TRÊS PASSOS – RS
Alencar Neuscharank
Sidnei Renato Silveira
Fábio José Parreira
Antônio Rodrigo Delepiane de Vit

REFLEXÕES ACERCA DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS UNIVERSIDADES
Rosângela Angelin
Celso Gabatz

TRABALHO COLABORATIVO E O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA  EXPERIÊNCIA COM PROFESSORAS   ALFABETIZADORAS
Katiane Pereira dos Santos
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
Celia Regina Vitaliano  

UM "MUNDO ANIMAL" CONSTRUINDO UM "MUNDO MUSICAL": UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MÚSICA NA CONTEMPORANEIDADE
Márlon Souza Vieira

VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS: REFLEXÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Marlova Giuliani Garcia
Patrícia da Silva Dias
Eliane Auxiliadora Pereira


Ficha Técnica

U58  O universo da educação: desafios e possibilidades no século XXI / organizador: Airton Pott. - Cruz Alta: Ilustração, 2021.
v. 1. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-60-0
DOI: 10.46550/978-65-88362-60-0

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Formação de  professores. I. Pott, Airton (org.).            

CDU: 37