O livro tematiza a relação da educação com a “vita activa” na responsabilidade pelo mundo. Apesar de Arendt não fornecer elementos diretos sobre a temática em questão, encontram-se, em seus escritos, vários apontamentos que indicam para a responsabilidade da educação no cuidado do mundo comum, que se manifesta na interface com a “vita activa”. Arendt, ao considerar que a educação se situa no campo pré-político, abre caminhos para sustentar que, além de existir uma relação essencial que perpassa os seus escritos a respeito da educação e as atividades elementares da “vita activa”, a educação cumpre uma tarefa fundamental na manutenção do mundo para posteriores gerações, ao mesmo tempo em que cumpre o papel de despertar no educando o pensamento reflexivo. A obra, por isso mesmo, aponta para a tarefa do pedagogo, enquanto conhecedor da condição humana e reflete sobre a pergunta posta em movimento a partir de Arendt: “o que estamos fazendo?”.
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - EDUCAÇÃO E MUNDO COMUM
1.1 Distinção entre educação e política
1.2 A responsabilidade dos pais na educação
1.3 Escola: lugar de inserção ao mundo
Capítulo 2 - AS INTERFACES DA VITA ACTIVA
2.1 As interfaces do trabalho e da obra
2.2 Inversão da vita contemplativa e vita activa
2.3 A ação e suas interfaces: amor mundi
Capítulo 3 - CONDIÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO
3.1 Compreensão do homem como ser pensante
3.2 A ausência de pensamento e a geração de sonâmbulos
3.3 Escola: lugar do ócio e do pensamento reflexivo
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
GLOSSÁRIO DE ABREVIATURAS DAS OBRAS DE ARENDT
B238q Barbosa, Alex Durães
O que estamos fazendo? [recurso eletrônico] : a educação e sua interface com a Vita Activa à luz do pensamento de Hannah Arendt / Alex Durães Barbosa. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
106 p.
ISBN 978-85-92890-70-4
DOI 10.46550/978-85-92890-70-4
1. Educação. 2. Filosofia. 3. Arendt, Hannah, 1906-1975. I. Título
CDU: 37