“O Que Estamos Fazendo?”: A educação e sua interface com a Vita Activa à luz do pensamento de Hannah Arendt

O livro tematiza a relação da educação com a “vita activa” na responsabilidade pelo mundo. Apesar de Arendt não fornecer elementos diretos sobre a temática em questão, encontram-se, em seus escritos, vários apontamentos que indicam para a responsabilidade da educação no cuidado do mundo comum, que se manifesta na interface com a “vita activa”. Arendt, ao considerar que a educação se situa no campo pré-político, abre caminhos para sustentar que, além de existir uma relação essencial que perpassa os seus escritos a respeito da educação e as atividades elementares da “vita activa”, a educação cumpre uma tarefa fundamental na manutenção do mundo para posteriores gerações, ao mesmo tempo em que cumpre o papel de despertar no educando o pensamento reflexivo. A obra, por isso mesmo, aponta para a tarefa do pedagogo, enquanto conhecedor da condição humana e reflete sobre a pergunta posta em movimento a partir de Arendt: “o que estamos fazendo?”.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAlex Durães Barbosa
Sumário

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

Capítulo 1 - EDUCAÇÃO E MUNDO COMUM
1.1 Distinção entre educação e política
1.2 A responsabilidade dos pais na educação
1.3 Escola: lugar de inserção ao mundo

Capítulo 2 - AS INTERFACES DA VITA ACTIVA
2.1 As interfaces do trabalho e da obra
2.2 Inversão da vita contemplativa e vita activa
2.3 A ação e suas interfaces: amor mundi

Capítulo 3 - CONDIÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO
3.1 Compreensão do homem como ser pensante
3.2 A ausência de pensamento e a geração de sonâmbulos
3.3 Escola: lugar do ócio e do pensamento reflexivo

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

GLOSSÁRIO DE ABREVIATURAS DAS OBRAS DE ARENDT


Ficha Técnica

B238q    Barbosa, Alex Durães 
O que estamos fazendo? [recurso eletrônico] : a educação e sua interface com a Vita Activa à luz do pensamento de Hannah Arendt / Alex Durães Barbosa. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
106 p.

ISBN 978-85-92890-70-4
DOI 10.46550/978-85-92890-70-4

1. Educação. 2. Filosofia. 3. Arendt, Hannah, 1906-1975. I. Título

CDU: 37