O PROMEQ contempla todos os professores efetivos nomeados, contratados, permutados e cedidos da Rede Municipal de Ensino, sendo Educação Infantil e Ensino Fundamental e também Auxiliares da Educação Infantil. Dentro desta perspectiva o município de Sarandi investe anualmente um valor considerável distribuído entre bolsas de formação concedidas aos professores participantes, (como ajuda de custo para cobertura de despesas com cuidadores e ou secretários domésticos enquanto estes profissionais participam dos encontros), pagamento de lanches e pagamento para a Universidade que desenvolve a formação.
A EDUCAÇÃO MUNICIPAL E O CAMINHO PARA A QUALIDADE
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO - O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA DA PESQUISA
1.1 Caminho epistemológico
1.2 Caminho metodológico
1.3 O lugar e os sujeitos da pesquisa
1.4 Instrumentos e técnicas de coleta de dados
1.5 Análise e interpretação dos dados
I PARTE - CONTEXTO DOS SABERES DOCENTES
CAPÍTULO 2 - CONTEXTO DOS SABERES DOCENTES – A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: CONCEPÇÕES E SENTIDOS
2.1 A trajetória histórica da educação no Brasil
2.2 A formação inicial dos docentes
3.3 A formação continuada dos professores
2.4 Interdisciplinaridade e a prática docente em um processo de construção cidadã
2.5 Tics, inovações pedagógicas e a construção da cidadania no universo escolar
CAPÍTULO 3 - A EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SARANDI: SABERES EM CONSTRUÇÃO
3.1 O município de Sarandi
3.2 A rede pública municipal
3.3 Políticas Públicas educacionais
3.4 O projeto “PROMEQ” como possibilidade de mudança
3.4.1 O processo de (re)construção do projeto PROMEQ
II PARTE - OS SABERES E A (RE) SIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS
CAPÍTULO 4 - PRÁTICAS DOCENTE EM AÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
4.1 (Re)construindo o perfil dos docentes
4.2 O cotidiano das práticas docentes e os desafios enfrentados
4.3 Saberes docentes e a (re)significação das práticas pedagógicas
CAPÍTULO 5 - VIVÊNCIAS (RE)CONSTRUÍDAS E (RE)SIGNIFICADAS: CAMINHO PARA CONHECER
5.1 As práticas pedagógicas e o desafio da aprendizagem
5.1.1 Percepção dos docentes na (re)construção das práticas pedagógicas
5.1.2 Percepção dos estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais na (re)construção das práticas pedagógicas
5.1.3 Percepção dos estudantes do 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais na (re)construção das práticas pedagógicas 1
5.2 A inovação pedagógica pelas práticas (re)construídas e (re)significadas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
S237p Santos, Elisabete dos O PROMEQ - Programa Municipal por uma Educação de Qualidade e a (re)significação da prática : limites e possibilidades / Elisabete dos Santos, Sirlei de Lourdes Lauxen. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
162 p. :il. ; 21 cm
ISBN 978-65-991146-7-0
DOI: 10.46550/978-65-991146-7-0
1. Educação - Rede Pública Municipal. 2. Formação de professores. 3. Práticas docentes. 4. Políticas públicas educacionais. I. Lauxen, Sirlei de Lourdes. II. Título
CDU: 371.13