O Imposto Sobre Grandes Fortunas No Brasil: Obrigação jurídica ou opção política?

A presente obra discorre sobre a criação do Imposto sobre Grandes Fortunas no Brasil. Neste sentido, buscou-se refletir se ele seria uma obrigatoriedade jurídica ou opção política. É notável que a desigualdade socioeconômica no Brasil, foi agravada pela pandemia da COVID-19 e impulsionou ainda mais a quarta revolução industrial, isso fez com que muitos fossem excluídos do mercado de trabalho entre outras consequências. Nessa perspectiva, evidenciou-se que a desigualdade socioeconômica no Brasil é um problema histórico e estrutural. De outro lado, necessário trazer neste livro aspectos sobre o agravamento da pobreza no contexto da pandemia e da quarta revolução industrial, discorrendo sobre as desigualdades no Brasil atual. O atual sistema tributário brasileiro e a democracia econômica, sendo esta uma exigência para a superação da desigualdade, fora enfrentada e debatida. Discorreu-se no decorrer deste livro sobre o sistema neoliberal e a corrosão da democracia na atualidade, sobre a viabilidade e importância do Imposto sobre Grandes Fortunas na realidade brasileira pós-pandemia. Ainda, abordou-se sobre a importância do Imposto sobre Grandes Fortunas para a consolidação da justiça tributária. Necessário ter presente que o pano de fundo da pesquisa buscou identificar ameaças ao sistema democrático brasileiro, provocadas pelo aprofundamento da desigualdade socioeconômica. A questão orientativa foi: as desigualdades socioeconômicas ameaçam o sistema democrático ou são sinais do resultado da corrosão do sistema democrático? Desse modo, acredita-se que a criação do Imposto sobre Grandes Fortunas sirva como forma de promover a consolidação da justiça tributária e estreitar relações com a democracia econômica na medida em que representa avanço no combate às desigualdades históricas existentes. Desejo a todos e todas ótimas reflexões e uma boa leitura!

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightEverton Luís Sommer
Sumário

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

1 A HISTÓRICA DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA NO BRASIL, AGRAVADA PELA PANDEMIA DA COVID-19 E PELA EMERGÊNCIA DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1.1 A desigualdade socioeconômica no Brasil como um problema histórico 
1.2 O agravamento da pobreza no contexto da pandemia e da quarta revolução industrial 
1.3 As desigualdades socioeconômicas no Brasil atual 

2 O ATUAL SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA ECONÔMICA
2.1 A constitucionalidade do sistema tributário brasileiro
2.2 Elementos da democracia econômica na Constituição de 1988
2.3 O sistema neoliberal e a corrosão da democracia

3  VIABILIDADE E IMPORTÂNCIA DO IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS NA REALIDADE BRASILEIRA PÓS-PANDEMIA
3.1 A pandemia e o debate em face da criação do imposto sobre grandes fortunas 
3.2 Viabilidade do imposto sobre grandes fortunas  
3.3 A importância do imposto sobre grandes fortunas para a consolidação da Justiça Tributária

CONSIDERAÇÕES FINAIS

SOBRE O AUTOR


Ficha Técnica

S697i     Sommer, Everton Luís 
O imposto sobre grandes fortunas no Brasil [recurso eletrônico] : obrigação jurídica ou opção política? / Everton Luís Sommer. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
119 p. 

ISBN 978-65-85614-75-7
DOI 10.46550/978-65-85614-75-7

1. Desigualdade socioeconômica - Brasil. 2. Pandemia (COVID-19). I. Título                                      

CDU: 330.564(81)