O Amanhã No Presente: Tecnologia, inovação e aprendizagem ativa

A obra coletiva “O Amanhã no Presente: Tecnologia, Inovação e Aprendizagem Ativa” é resultado de um esforço coletivo para explorar as transformações que estão moldando o panorama educacional contemporâneo. As páginas deste livro levarão o leitor para um mundo de ideias estimulantes e perspectivas cativantes. O livro traz 20 capítulos que discutem o ecossistema educacional na atualidade, desde as bases até as abordagens mais avançadas. A obra é um convite para uma exploração profunda e colaborativa das mudanças que estão moldando o cenário educacional. Esperamos que esta obra inspire e oriente, desafiando-nos a redefinir a educação para um mundo em constante transformação.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightRodi Narciso
  • keyboard_arrow_rightAllysson Barbosa Fernandes
  • keyboard_arrow_rightJoão Carlos Machado
  • keyboard_arrow_rightLuciene Carneiro da S. O. Timoteo
  • keyboard_arrow_rightMarcos Vinícius Malheiros
  • keyboard_arrow_rightMonique Bolonha das Neves Meroto
Sumário

APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
João Carlos Machado
Luciene Carneiro da S. O. Timoteo
Marcos Vinícius Malheiros da Silva
Monique Bolonha das Neves Meroto

Capítulo 1 - A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA NOS CURSOS ON-LINE COM AJUDA DO DESIGN INSTRUCIONAL
Fábio Feitosa Rodrigues
Flaviani Costa dos Santos Pullen
Lindalva Mendonça de Figueirôa
Márcio Santana Magalhães
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Capítulo 2 - A METODOLOGIA ATIVA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SALA DE AULA INVERTIDA
Daiana Cristina Parreira
Ayrla Morganna Rodrigues Barros
Domingos Sávio dos Santos
Janmes Wilker Mendes Costa
Raimundo Sampaio Sales

Capítulo 3 - SALA DE AULA INVERTIDA: O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A EDUCAÇÃO ATUAL? 
Márcio Santana Magalhães
Domingos Sávio dos Santos
Fernanda  Correa
Lindalva Mendonça de Figueirôa
Renata Fermino Ferrari

Capítulo 4 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: SUAS VANTAGENS E LIMITES EM CURSOS À DISTÂNCIA
Ana Maria Lemes Coelho
Heloisa Ferreira da Silva
Lucinéia Ayres Coutinho da Silva
Márcia Elisa Andrade
Roberto Gleydson da Silva Rodrigues

Capítulo 5 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O CURRÍCULO BRASILEIRO NA ATUALIDADE
Daniel Bruno Anunciação Nobre
Filomena Alves Pereira
Luciana Lopes Araújo Capilupe
Rodrigo Alexander de Magalhães Silva
Sebastião Lopes da Silva Júnior     

Capítulo 6 - CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO EDUCATIVO
Fabiana Fagundes Barros Gomes
Allysson Barbosa Fernandes
Ferdinando Sampaio Rios
Marcos Vinícius Malheiros da Silva
Mayara Talini Pereira Bohrer

Capítulo 7 - O PDCA DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UMA GESTÃO COM OLHAR DIFERENTE
Anderson Junior da Silva Cruz
Ana Rodrigues Neves
Elaine Fatima Arseno
Geliane Regina Esposito Burin 
Geli Eliane Esposito

Capítulo 8 - A CIBERCONVIVÊNCIA DOS “SCREENAGERS” 
João Carlos Bertolazzi 
Marcos Vinicius Malheiros da Silva
Rebeca Maria de Oliveira
Rodi Narciso
Rosangela Miranda Crimoni

Capítulo 9 - GERAÇÃO “SCREENAGERS”: O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS JOVENS 
João Elias Ferreira da Costa
Monique Bolonha das Neves Meroto
Rebeca Maria de Oliveira
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Viviane Aparecida Damian Beck

Capítulo 10 - GERAÇÃO SCREENAGERS E EDUCAÇÃO
Cristiane Tonetto Escobar
João Carlos Machado 
Mariza Batista de Sousa Ferreira
Rodi Narciso
Viviane Aparecida Damian Beck 

Capítulo 11 - APRIMORANDO A TOMADA DE DECISÕES EMPRESARIAIS: O PAPEL DOS DADOS, ANÁLISES DE NEGÓCIOS E NOVAS TECNOLOGIAS
Aline Abreu Santana  
Cristiane Raquel da Silva 
Luciene Carneiro da S. O. Timoteo 
Rebeca Maria de Oliveira 
Rodi Narciso 

Capítulo 12 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ATUAL CURRÍCULO BRASILEIRO PÓS PANDEMIA
Daniela Dieterich
Klener Batista
Monique Bolonha das Neves Meroto
Renata Camargo Costa Alves
Tamara Trentin

Capítulo 13 - A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA COMO FERRAMENTA GERADORA DE CONHECIMENTO
Ana Maria Lemes Coelho
Antonio Jerri Castro de Abreu
Maria da Conceição Barbosa Guimarães
Mara de Fátima Martini
Vânia Rosa Alves

Capítulo 14 - APRENDIZAGEM COM APORTES DO DESIGN INSTRUCIONAL E DA EDUCAÇÃO AUTOGERIDA
Rodi Narciso
Marcos Vinícius Malheiros da Silva

Capítulo 15 - EFICÁCIAS E DESAFIOS PARA APLICAR E CONCRETIZAR A SALA DE AULA INVERTIDA
Rosimar Rodrigues Souza
Filomena Alves Pereira
Helena Maria Ribeiro
Jéssica Marinho Medeiros
Maria Rita Fialho Almeida

Capítulo 16 - O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E FACILITADOR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich
Claudio G. De Mattos
Filomena Alves Pereira
Iracema Rocha Marreiros
Rodi Narciso

Capítulo 17 - MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE NO AMBIENTE E-LEARNING: UM DESAFIO A SER ALCANÇADO
Fabrísia Maria da Silva Carvalho
Liliane Inácia da Silva 
Fabrício Cardoso da Siva

Capítulo 18 - AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DE TECNOLOGIA E NOVAS METODOLOGIAS
Valéria Maria Amorim da Silva Pontes

Capítulo 19 - APRENDER A APRENDER
Renata Carvalho Durães Pena
Helena Maria Ribeiro
João Carlos Machado
Rodi Narciso

Capítulo 20 - O DESIGN INSTRUCIONAL NO DESENVOLVIMENTO NA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA
Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich
Helena Maria Ribeiro
Renata Carvalho Durães Pena
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Tatiana Petúlia Araújo da Silva


Ficha Técnica

A484  O amanhã no presente [recurso eletrônico] : tecnologia, inovação e aprendizagem ativa / organizadores: Rodi Narciso ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2023.
186 p.  
 
ISBN 978-65-85614-23-8
DOI 10.46550/978-65-85614-23-8
1. Educação. 2. Inovação tecnológica. 3. Inteligência artificial. I. Narciso, Rodi (org.). 
 
CDU: 37:004