Lugar: o espaço de vivência na geografia escolar para a formação cidadã

Em Lugar: o espaço de vivência na geografia escolar para a formação cidadã, Carla Riethmüller Haas compartilha conosco sua trajetória enquanto cidadã, mas especialmente como professora e pesquisadora na Educação Básica. Nos constituímos docentes em nosso fazer pedagógico, nas vivências dentro e fora do espaço escolar. Portanto, compreender o espaço de vivência como lugar para além da superficialidade, proporciona pensar sobre a importância de dar voz aos sujeitos que estão na escola (os estudantes) e que são nossa razão de sermos professores. A autora olha para seu fazer e para a escola se distanciando, num exercício competente de análise, compreensão e argumentação para além do que seria próprio de um “nativo” olhando para si e seu grupo.

Profa. Dra. Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightCarla Riethmüller Haas
Sumário

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

Capítulo 1 - LUGAR E CIDADANIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR
1.1 As referências teóricas sobre o lugar na/da educação e na/da cidadania
1.2 Os movimentos da pesquisa e a elaboração do estado da arte
1.3 Entrelaços de lugar, cidadania e educação

Capítulo 2 - LUGAR E CIDADANIA NOS REFERENCIAIS CURRICULARES DA GEOGRAFIA ESCOLAR59
2.1 Documentos-referência para o ensino de Geografia

Capítulo 3 - O JOVEM, A SUA RELAÇÃO COM OS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA E A GEOGRAFIA ESCOLAR
3.1 Lócus da pesquisa: a Escola Municipal Fundamental João Goulart e sua proposta político-pedagógica
3.2 O ensino de geografia a partir do estudo do lugar como possibilidade de cidadania: o quê, para quê, para quem e como
3.2.1 A sequência didática e a produção de dados: o quê, para quê, para quem e como
3.2.1.1 Entre o ideal do planejamento e o real do diário de bordo
3.3 Relações no e com o espaço de vivência e a possibilidade de ser este um lugar de cidadania 
3.3.1 Espaços de vivência sob olhares e interpretações

CONSIDERAÇÕES FINAIS PARA PROSSEGUIR A CAMINHADA

REFERÊNCIAS

SOBRE A AUTORA


Ficha Técnica

H112l      Haas, Carla Riethmüller
Lugar [recurso eletrônico] : o espaço de vivência na geografia escolar para a formação cidadã / Carla Riethmüller Haas. - Cruz Alta : Ilustração, 2023.      
155 p. : il.     

ISBN 978-85-92890-95-7
DOI 10.46550/978-85-92890-95-7

1. Geografia escolar. 2. Espaço de vivência - Lugar. I. Título

CDU: 91:37