Literatura Em Diálogo: Humanidades, ciência e educação

Neste livro, são reunidos capítulos que permitem diálogos entre elementos da literatura e desta com outras áreas e linhas de pesquisa dos cursos de graduação, da pós-graduação e dos grupos de pesquisa aos quais seus autores são filiados, entre eles o Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Literatura (PPGL/UPF) e o Núcleo de Estudos Comparados e Pesquisas em Literatura, Cultura, História e Memória na América Latina (NuECP/PPGL/UNIOESTE). Diante dessa proposta, os 21 capítulos possuem temas de investigação englobantes nesses eixos norteadores e, nesse sentido, estão interligados pela literatura, em diálogo com a Educação e demais áreas das Humanidades. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAirton Pott
  • keyboard_arrow_rightIvânia Campigotto Aquino
  • keyboard_arrow_rightLourdes Kaminski Alves
Sumário

APRESENTAÇÃO
Airton Pott
Ivânia Campigotto Aquino
Lourdes Kaminski Alves

Capítulo 1 -  “E TE ATREVESTE A DESOBEDECER ÀS LEIS?”: PODER E RESISTÊNCIA EM ANTÍGONA, DE SÓFOCLES
Ernani Hermes

Capítulo 2 - A CONSTRUÇÃO ESTÉTICA DA MULHER SEM FILHOS A PARTIR DO ARQUÉTIPO DA BRUXA EM A PEDIATRA
Patrícia Librenz

Capítulo 3 - A INOVAÇÃO DA MÚSICA SERTANEJA: DUPLA DE CABELOS LONGOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O GÊNERO
Zé Renato Rodrigues
Airton Pott

Capítulo 4 - AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA
Ana Laís Montipó

Capítulo 5 - CONTRIBUIÇÕES DA ATUAL LITERATURA COMPARADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS AO DISCURSO CRÍTICO LITERÁRIO BRASILEIRO
Lourdes Kaminski Alves 
Ivânia Campigotto Aquino 
Airton Pott

Capítulo 6 - DIÁLOGO COMO LIBERDADE NO DIA A DIA DA SALA DE AULA DO CURSO DE GASTRONOMIA
Jorge Luis da Hora de Jesus
Vanessa Alves Vieira
Flávio Tomio Fuzinaga
Luís Fernando Ferreira de Araújo

Capítulo 7 - ENTRE MEMÓRIAS E TRAUMAS DE GUERRA: A IMIGRAÇÃO POLONESA EM OS GETKA, DE LETICIA WIERZCHOWSKI
Edemilson Antônio Brambilla
Ivânia Campigotto Aquino

Capítulo 8 - ESTILO E USOS LINGUÍSTICOS DESCOLONIAIS NA TOMADA DE VOZ DE MULHERES NEGRAS
Ana Maria Urquiza de Oliveira

Capítulo 9 - INTROSPECÇÃO E LEVEZA: A TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE YUDITH ROSENBAUM 
Mariângela Alonso

Capítulo 10 - LITERATURA E CIÊNCIA: CAMPOS ANTAGÔNICOS OU COMPLEMENTARES?
Elizandro Mesquita Magalhães
Ana Clara Linhares
José de Sousa Farias Neto
Mircéia Maria de Oliveira Bezerra

Capítulo 11 - LITERATURA E IMAGINAÇÃO NA INFÂNCIA: APROPRIAÇÃO, OBJETIVAÇÃO E FORMAÇÃO DO PSIQUISMO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL 
Rosita da Silva Santos 
Maristela Righi Lang
Taíse Neves Possani
Fernanda Trein

Capítulo 12 - NEM PESCADOR, NEM MARINHEIRO: O DESAPARECIMENTO DO NARRADOR E A INTERMIDIALIDADE DA NARRATIVA  CINEMATOGRÁFICA
Francisco Fianco
Marceli Menegat

Capítulo 13 - O BANDO DE LETRAS E A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA E DA EXPRESSÃO POÉTICA NA FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE LEITORA
Gabriele Pedon Silva
Esther Buffon de Vargas
Alice Nicolodi da Silva

Capítulo 14 -  O DUPLO E O INQUIETANTE FREUDIANOS NO ROMANCE CIRANDA DE PEDRA
João Pedro Rodrigues Santos

Capítulo 15 - O ROMANCE CONTEMPORÂNEO “VERSUS” ENSINO ESCOLAR TRADICIONAL: O INCÔMODO DE O AVESSO DA PELE, DE JEFERSON TENÓRIO
Aline Venturini
Gilmar de Azevedo

Capítulo 16 - PAULO FREIRE: DIÁLOGOS URGENTES À UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Francisca Flaviana de Oliveira

Capítulo 17 - QUEM É VOCÊ?: O EMOCIONAL DA PERSONAGEM ALICE EM CONSELHO DE UMA LAGARTA REFLETIDO NA MENTALIDADE DO ESTUDANTE JOVEM CONTEMPORÂNEO
Rudimar Risso de Oliveira Junior
Alessandra Oliveira
Brenda Brunetto Romanowski
Camila Donida
Camila Bozza Montanari

Capítulo 18 - SALA DE AULA COMO AUTONOMIA EM RELAÇÃO AO PROFESSOR E AO ALUNO
Euclides Alves Vital Junior.
Rafael Lucena Silva da Costa
Pedro Henrique Solano Lacerda 
Vinícius Fragata Helena
Luís Fernando Ferreira de Araújo

Capítulo 19 - SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA DE LIBERDADE ACADÊMICA ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO
Grazielle Barbosa Valença Vilar 
Jorge Luís da Hora de Jesus 
Robson Alves dos Santos 
Luís Fernando Ferreira de Araújo 

Capítulo 20 - UM ESTUDO SOBRE A TEORIA DE VLADIMIR PROPP NUM CAPÍTULO DE UMA TELENOVELA
Luís Fernando Ferreira de Araújo
Robson Alves dos Santos

Capítulo 21 - VIDAS SECAS: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA DE GRACILIANO RAMOS AOS ESTUDOS DOS       LETRAMENTOS
Juliana Trindade
Luciana Maria Crestani 


Ficha Técnica

L776   Literatura em diálogo [recurso eletrônico] : humanidades, ciência e educação / organizadores: Airton Pott, Ivânia Campigotto Aquino, Lourdes Kaminski Alves. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
382 p.
 
ISBN 978-65-6135-008-2
DOI 10.46550/978-65-6135-008-2
1. Literatura. 2. Educação. 3. Ciência. I. Pott, Airton (org.). II. Aquino, Ivânia Campigotto (org.). III. Alves, Lourdes Kaminski (org.).
 
CDU: 82.0